3 livros sobre maternidade real

maio 06, 2020





A maternidade é momento glamorizado na vida de muitas mulheres e  pode se tornar um grilhão que as aprisiona.  Se por um lado a maternidade quando é idealizada é colocada em um pedestal como algo incrível, que deve ser o destino de muitas, do outro, a maternidade real é, na verdade, é intensa, difícil e um momento de muitas transformações.

Pensando em falar sobre essa maternidade real, que não é nada mais nada menos do que uma reunião de histórias singulares de mães reais, que contam com carinho e sensibilidade o que é ser mãe na atualidade, reunimos em uma lista 3 livros incríveis que você precisa ler sobre assunto.  Confira:


Este livro verbaliza que a maternidade, tão desejada, celebrada e na qual Tayná mergulhou de forma tão intensa é no fundo o principal grilhão que aprisiona as mulheres. É o resultado de anos de reflexões para escancarar o quanto a culpa, alimentada pelo mito do amor materno, é o elemento que sustenta toda desigualdade de gênero que se tenta combater seja nas ruas ou no mercado de trabalho. 

Tayná acredita que, enquanto as mulheres não desmistificarem a ideia desse amor instintivo e o processo de culpa alimentado por ele nunca serão verdadeiramente livres. Essa desconstrução, porém, não pode ser feita de forma irresponsável e às custas da saúde de mulheres, bebês e crianças em um processo de não responsabilidade pelas nossas ações e escolhas e, muito menos, sem trazer os demais responsáveis para a discussão.


Em Vem cá me dar um abraço , Monica Romeiro, dona do maior canal do Youtube sobre maternidade no Brasil, o Almanaque dos pais , fala com suas leitoras da mesma forma doce em que conversa com suas seguidoras através de suas redes sociais, sobre as maiores delícias (e dores) da maternidade para quem exerce o papel de mãe e sobre o acolhimento materno, seu maior propósito. 

Compartilhando de suas vivências e histórias, Monica leva o leitor a repensar a maternidade com um olhar humanizado, mostrando que não existe manual para uma vida perfeita. Com doçura e sabedoria, esta obra toca e abraça o humano que há em nós.


Até que ponto as opressões sociais afetam a autoestima de uma mulher, mãe e solteira? A maternidade solo traz em si várias nuances de inseguranças, dúvidas e julgamentos estruturados na sociedade.

 O livro Notas de uma "mãe solteira" traz uma abordagem crítica de como a sociedade relativiza a dor da mulher - e mãe, ao mesmo tempo em que não cobra retratação do pai do filho. A autora faz análises de algumas histórias reais, que proporcionam uma excelente oportunidade de reconhecer e combater o machismo.


Gostou das indicações? Confira o último post que fizemos nessa semana do dia das mães sobre Maternidade e home office em tempos de COVID-19, foi escrito pela Tayná Leite, autora do livro Gestar, Parir, Amar: Não é só começar.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts