Você conhece as partes externas de um livro?

agosto 21, 2020

Afinal, o que é um livro? Qual é a estrutura que ele deve ter para receber esse nome? De acordo com a Unesco, um livro impresso precisa ser um miolo entre capas que possua mais de 49 páginas. Mas o que vem antes do texto? Como é essa estrutura? 

Nesse post, vamos trazer para você conceitos básicos para um leigo aprender de forma bem simples sobre a estrutura física de um livro. Vem <3 

Para começar, observe essa imagem, ela apresenta inicialmente os principais 5 elementos que vamos abordar por aqui. Talvez você já conheça esses nomes, talvez não. Mas temos certeza que ao fim desse post tudo vai ficar mais explicado para você. 




1) CAPA

Na capa, temos uma das partes mais importantes do livro, já que ela é a responsável por chamar a atenção do leitor, né? A capa funciona como um cartão de visita para o livro, por isso é importante que ela represente bem o conteúdo da obra. 

Normalmente, nela temos elementos como título, subtítulo, nome do autor e logo da editora. Mas nada é obrigatório, viu? 



Existem capas que também apresentam  informações adicionais que podem ser  interessantes para o leitor e podem ser decisivas na hora da compra. Como nome do prefaciador e títulos e prêmios que a obra pode ter recebido:

Já outras capas podem ser mais sucintas, utilizando apenas de figuras ou tipos, sem muita coisa escrita ou até mesmo não ter figura alguma. No fim, não há regras e tudo dependerá do projeto editorial feito para aquela obra.  Confira a capa do nosso livro "O que há por trás do riso": 



2) LOMBADA

A lombada  é a primeira coisa que você vê de um livro empilhado na sua estante. Nela, são impressos título da obra, seu autor e logotipo da editora. 

Além disso, a lombada é onde a capa se fixa as páginas do livro. Sua espessura depende do número de páginas e também dos tipos e gramatura de papéis usados nas páginas internas do livro e na própria capa.



3) CONTRA CAPA ou QUARTA CAPA

A quarta capa é a parte de trás do livro. Nela, consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre o que se trata a obra. Contudo, também não há necessariamente regras do tipo de conteúdo que pode-se adicionar nelas.

Algumas contracapas não possuem texto, outras trazem quotes vendíveis sobre o livro, outras trazem uma simples sinopse... depende  do projeto editorial de cada obra.

Essa é a contra capa do livro "Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça". Observe como separamos quotes de veículos e pessoas importantes da mídia sobre a obra para chamar a atenção do leitor: 


Já no livro da influencer e cantora Ananda, "Manual da Garota Tímida", optamos por fazer uma contracapa apenas com uma foto da autora. A estratégia foi pensar em algo com que os fãs dela pudessem brincar, completando o seu rosto com o da Ananda:


Enquanto no livro "O Poder do Seu Cérebro", optamos por colocar uma sinopse informativa. Tudo varia de acordo com o projeto do livro. 




4) PRIMEIRA ORELHA

Em geral, a primeira orelha traz uma sinopse da obra ou um pequeno trecho do seu conteúdo. Muitos autores convidam pessoas renomadas de sua área para escrever a orelha de seus livros. Pode ser uma ótima estratégia para chamar a atenção dos leitores. 

Observe a orelha do livro "Das coisas escondidas dentro de mim e que dão medo" e em seguida a do livro "Racismo Linguístico". Em primeiro, temos uma orelha com um resumo simples da obra e, em seguida, temos uma pequena resenha escrita por um linguista renomado. 

 


5) SEGUNDA ORELHA

Já na segunda orelha, é usual que estejam presentes informações sobre o autor da obra, com uma espécie de minibio. Essa minibio vai variar de acordo com o estilo do livro e do autor. Tem uns autores mais acadêmicos que apresentam um resumo pessoal mais sério, enquanto outros gostam de apresentações mais criativas. 

Outra coisa que fica a critério de acordos entre o autor e o editorial, é a foto. Não é obrigatório e depende do projeto gráfico e do autor que pode querer ter sua foto ali ou não. 

Confira os exemplos da segunda orelha do livro O Nome do Lobo, mais criativa, e do livro Racismo Linguístico, um pouco mais acadêmica:



* MIOLO (EXTRA)

Por fim, não menos importante, temos o miolo! As páginas internas do livro são chamadas de miolo e lá que o principal conteúdo do livro está organizado. A estrutura do miolo varia de obra para obra, apesar de existirem pontos em comum entre a maioria. 

Em breve faremos um post semelhante falando sobre a estrutura do miolo, o que acha?





Chegamos ao fim das principais partes externas de um livro. O que achou? Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que tiramos para você! 

Além disso, não deixe de acompanhar os próximos posts do blog. Vamos trazer muito conteúdo legal por aqui! 


You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts