O que fazer antes de enviar seu original para uma editora?

outubro 11, 2021



Por Lorena Camilo

Novos autores têm uma ideia de narrativa e começam a escrever, e enquanto isso sonham com o dia em que seu livro estará publicado em uma editora. Porém, como qualquer trabalho, até ter seu livro nas mãos dos leitores é preciso muita dedicação, estudo e planejamento.

Então, se você tem o sonho de ser escritor, não se preocupe pois preparamos dicas que podem te auxiliar antes que você envie o seu original para uma editora.

Conheça e leia muitos livros do gênero de seu original

É sempre indicado ler muitos livros, pois isso ajuda a construir um bom repertório e contribui para a construção de insights. 

Mas quando estamos falando com um escritor é interessante indicar que ele leia e estude a estrutura, a jornada dos personagens, a construção e pontuação para diálogos.

Outra dica interessante é ler livros mais teóricos que possam te ajudar a se desenvolver como escritor, fazer cursos de escrita criativa, de roteiro, pois isso ajuda a criar um enredo diferenciado.

O que fazer durante o processo de escrita?

Escrever um livro é um processo individual, mas não precisa ser solitário. Converse com um amigo que está te apoiando, ou até mesmo um profissional da área que possa te auxiliar, trocar ideias e opiniões.

Ter uma pessoa com quem conversar deixa o processo mais dinâmico, além de ajudar a entender como o texto pode ser recebido por outros leitores.

O que fazer quando acabar de escrever o meu original?

Se você pensou em mandar para uma editora, a nossa dica é outra. Que tal descansar um pouquinho, se distanciar de sua escrita? Volte depois de um tempo, revise o seu texto com um olhar distanciado do enredo, mas focado na escrita.

Lapide o texto, pois, com certeza, durante o processo de elaboração é capaz de ter passado um ou outro furo, eventuais erros gramaticais e ortográficos que você perceberia se não estivesse tão focado na construção.


FAQ de como enviar um original para a Letramento

Constantemente recebemos perguntas de autores interessados em nos enviar originais para editora. Pensando nisso, separamos as seis perguntas mais frequentes com suas respectivas respostas para te auxiliar. 

O primeiro passo para realizar o seu sonho de ser um escritor é escrever, o segundo nós te ajudamos a realizar, veja só!

Há um número mínimo e máximo de páginas que o original deve ter?

Não existe uma regra de número mínimo nem máximo de páginas, pois o desenvolvimento de uma narrativa deve se adequar à subjetividade do autor. Mas para que o livro seja impresso, o original deve ter pelo menos 60 páginas.

Como devo enviar o arquivo, há um padrão?

Sim! O arquivo deve seguir as seguintes formatações:

Fonte: Times New Roman

Tamanho da fonte: 12 pt

Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas

Alinhamento: Justificado

Formato: Word

Orientação: Retrato

Tamanho da folha: A4


Para onde envio meu original?

Uma vez por ano abrimos nossa Temporada de Originais, clique aqui para saber mais sobre. Caso a Temporada não esteja aberta, você pode enviar seu original por meio do formulário de inscrição clicando aqui!

Todas as instruções estão descritas ao longo deste formulário. Avaliaremos o original e, caso ele seja aprovado, entraremos em contato com uma proposta de publicação.


A Letramento aceita todos os gêneros literários?

Temos seis selos editoriais, isso para enquadrar diferentes gêneros literários em nosso catálogo. Aceitamos obras de ficção, não ficção, livro-reportagem, obras acadêmicas (teses, dissertações, monografias), poesia, crônica, contos e dramaturgia.

O livro precisa ser inédito?

O original precisa ser inédito no sentido de não ter sido publicado em outra editora, a não ser que o contrato esteja finalizado e os direitos de publicação sejam novamente do autor. 

Além disso, se o original tiver sido publicado parcial ou integralmente em outro local ou plataforma de forma independente, o autor deverá retirá-lo do ar para que seja publicado exclusivamente pela Letramento.


Além do arquivo do original devo enviar mais alguma coisa?

Nós admitimos, gostamos quando recebemos um original que possui uma apresentação do autor, além de breve sinopse do conteúdo do original, escrita de maneira clara e direta.

A apresentação e a sinopse nos ajuda a entender qual é o perfil do autor, qual é o gênero literário, e em qual selo editorial irá se enquadrar, além de podermos direcionar o original para o editor mais adequado para realizar a avaliação do manuscrito.

Para se aprofundar ainda mais no assunto…

Curtiu as dicas de uma editora além de saber as dúvidas mais frequentes? Em nosso blog já postamos outros textos que podem te ajudar a se aprofundar ainda mais no assunto, confira só:





Lorena Camilo
















Lorena Camilo é editora, preparadora, revisora e redatora de textos. Apaixonada pelo mundo das letras é bacharel em Estudos sobre Edição (2017) e Estudos Literários (2020), e atualmente está cursando o mestrado em Literaturas Modernas e Contemporâneas.

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts