"Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça, de Reni Eddo-Lodge, será publicado no Brasil

agosto 12, 2019



Em 2014, a premiada jornalista, Reni Eddo-Lodge, escreveu sobre suas frustrações a respeito da forma como as discussões sobre raça e racismo no Reino Unido estavam sendo lideradas por aqueles que não eram afetados por isso. Ela postou um texto em seu blog, com o título: Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça.

Suas palavras atingiram em cheio. O post viralizou e chegaram comentários de outras pessoas desesperadas para compartilhar suas próprias experiências. Impressionada com essa explícita necessidade de uma conversa franca, ela decidiu se aprofundar na fonte desses sentimentos. Explorando questões desde a erradicada história negra até o propósito político da dominância branca, do feminismo branqueado até a intrínseca relação entre classe e raça, Reni Eddo-Lodge proporciona uma oportuna e essencial estrutura nova de ver, reconhecer e combater o racismo.

O post deu origem a um livro que foi considerado o livro mais influente escrito por uma mulher em 2017 e nomeado como um dos top 20 livros escritos por mulheres que mudaram o mundo. Reni Eddo-lodge também venceu o Jhalak Prize de livro do ano, o Foyles' Books of the Year e Non-fiction: Narrative award do The British Book Awards. Personalidades como Emma Watson e Brie Larson já se mostraram fãs do livro, compartilhando-o algumas vezes em suas redes sociais e adotando-o em clubes de leitura. Emma Watson, inclusive, entrevistou a autora a respeito do livro.

"Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça" chega ao Brasil e será publicado, nas próximas semanas, pela Letramento. O livro aborda diversas questões que passam por todos os debates contemporâneos sobre raça, gênero e classe. Reni Eddo-Lodge fala sobre privilégio branco, racismo estrutural e institucional, feminismo negro, interseccionalidade, lugar de fala e diversos outros conceitos presentes em pautas atuais. Com uma linguagem acessível, a autora traz à tona a questão do racismo como poucos livros foram capazes de fazer. Uma leitura atual, enriquecedora e imprescindível.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts