O rio do sangue dos meninos pretos

maio 26, 2022

A hora chegou! Revelação do nosso novo lançamento, um projeto muito especial, com brindes incríveis e ilustrações exclusivas. A pré-venda promocional será no Catarse!

Conheça: O rio do sangue dos meninos pretos, uma fábula policialesca que se passa em um mundo onde não existem pretos, apenas um rio grande e vermelho que cresce a cada dia.

Escrito sob uma iminente possibilidade de um presente que teme um futuro inenarrável, a obra conta a história de TioZito, Maria Raimunda e Rita, três sem-cor que, após acharem o corpo assassinado de um velho conhecido, decidem fugir como se soubessem que também seriam mortos.

Nesta obra, ao mesmo tempo que lutam pela sua vida, os personagens refletem sobre sua própria identidade que foi tomada de forma cruel por muitas gerações. Quem seriam os pretos? Qual o mistério por trás do rio? Por que ninguém mais questiona o mesmo?

O novo lançamento de Gabriel Nascimento, autor de Racismo linguístico (2019), é um romance histórico com narrativa novelesca, contado a ouvintes do futuro uma importante mensagem: o mundo pode até deixar de ser racialmente preto, mas nunca deixará de ser culturalmente preto.

O rio do sangue dos meninos pretos é uma história aterrorizante. Por meio do mistério de um rio com água de uma cor atípica que não para de crescer, o livro traz para o centro da narrativa uma problemática brasileira: o genocídio das pessoas pretas.

A obra tece uma crítica antissionista a produção de armas em larga escala, que encontra nos corpos melaninados seus alvos preferenciais, fortalecendo um sistema de extermínio vigente na sociedade brasileira.

Quem escreveu O rio do sangue dos meninos pretos? 


Gabriel Nascimento é professor, escritor e linguista. Em 2019 publicou pelo Grupo Editorial Letramento o livro
 Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Agora, em 2022, publica O rio de sangue dos meninos pretos.

Apesar das brincadeiras com a ideia de linguagem, por meio de suas personagens, o autor desmonta os argumentos de que não é mais possível explorar e falar da miscigenação nos dias atuais, inclusive em uma prosa limpa e pouco descritiva.

O livro ainda conta com um prefácio incrível escrito pela autora Eliana Alves Cruz, um posfácio feito pela pesquisadora e Doutora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e ilustrações da artista Elisa Ribeiro (Eletrisa).

E como será esse livro?

Preparamos recompensas imperdíveis para estimular ainda mais o apoio de nossos leitores! Tem para todos os gostos: marcador, poster e ecobag. Confira o quadro para entender melhor:


Planejamento

O livro já foi escrito e editado, mas o projeto só passará a ser produzido após o fim da campanha do financiamento que ficará no ar por 45 dias.

Nós optamos pela modalidade FLEX, que funciona assim: independente do valor arrecadado nos comprometemos a executar o projeto e entregar as recompensas aos apoiadores!

A nossa intenção com o projeto é conseguir cada vez mais apoiadores para garantir a publicação do livro com a qualidade que ele merece!

A previsão é que as entregas dos livros e das recompensas comecem em Agosto de 2022.

Financiamento Coletivo

O diferencial do projeto é que ele será lançado via crowdfunding, financiamento coletivo de livros no Catarse, que consiste basicamente na prática de orçar antecipadamente um valor de produção dos livros e oferecê-lo com uma meta de arrecadação para os leitores, convocando-os a ajudarem a financiar o projeto do livro para que ele seja produzido.

É como se fosse uma espécie de pré-venda, mas tem um grande diferencial: os leitores podem escolher a forma como desejam participar do projeto. Existem diversas modalidades de doação para ajudar a dar vida ao livro. A partir de R$ 15 qualquer pessoa já consegue contribuir.


O rio do sangue dos meninos pretos estará disponível no Catarse no 06 de junho, contamos com seu apoio!  Ansiosos? #riodosangue 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts