Você conhece o passo a passo da produção de um livro?

abril 06, 2020



















Bom, eu acho que todo mundo já se perguntou um dia sobre como funciona o processo editorial de um livro, né? O que acontece? Quais são as etapas? O livro é revisado? Como ele chega até aquele formato final? 

Calma! Hoje, vamos dar uma resumida nesse processo e explicar para você as principais etapas que um livro passa até chegar prontinho na editora. 

Confira as etapas:


Seleção do Original > Contrato > Preparação de texto > Revisão textual > Diagramação do livro e da capa > Prova da gráfica > Impressão. 


1. Seleção do Original

Editoras de todo o Brasil recebem diariamente uma enorme quantidade de originais. Por isso, é quase impossível parar e ler todos eles com o cuidado que merecem. Pensando nisso, no Grupo Editorial Letramento, criamos uma época do ano voltada só para o recebimento de originais em que nos comprometemos a analisar todos os enviados naquele período. É a nossa Temporada de Originais. Ela tem como objetivo descobrir novos autores e dar luz a histórias que estavam engavetadas! 

Nessa etapa de seleção de originais, a pessoa responsável pelo crivo analisa não só criticamente a história, mas observa se está dentro da linha editorial da editora, como também analisa a ortografia, estilo de escrita e qualidade do original. 

O editor, ao selecionar cada original, também pensa naquela obra comercialmente falando. Qual será o publico alvo? Qual é o seu nicho? Qual a rentabilidade que ela pode oferecer? Essa parte será essencial para pensar futuramente na divulgação daquela obra. 

É muito comum que, caso seu original seja aprovado para publicação, o Editor sugira alterações em trechos, capítulos e possíveis cenas. 

2. Contrato

Para publicar um livro, é necessário um acordo comercial entre o autor e a editora. É neste contrato que serão destrinchados pagamentos referentes a direitos autorais, deveres da editora e do autor, preço de capa do livro, período de contrato e detalhes da publicação. 

Um processo de produção só pode se iniciar após as duas partes terem entrado em acordo e assinado o contrato. 

2. Preparação de texto

Aprovado o original e assinado o contrato, a Preparação do texto é a próxima etapa. É a primeira etapa de revisão do livro. Essa função já foi chamada de copidesque, aqui o texto é preparado para o revisor. São analisados palavreados e consistência na narrativa. 

O profissional deve deixar o texto mais fluído, corrigindo não apenas palavras gramaticalmente erradas, mas a sua regência, coesão e coerência. 

Está etapa é super importante, principalmente, se o original se tratar de um texto traduzido. O preparador de texto precisa garantir que a adaptação feita pela tradutor foi bem feita de acordo com a nova realidade cultural e linguística. O importante é que o preparador deixe o texto o mais natural e acessível o possível. 

3. Revisão Textual 

Após a preparação textual, é o momento da Revisão. Durante a revisão textual, o profissional se atenta a critérios gramaticais e semânticos. Em algumas editoras, o autor também participa dessa fase e pode observar os comentários do revisor com sugestões de alteração. 

É muito comum que o texto vá e volte para o revisor algumas vezes. Podendo ter uma prova, duas, três, quatro e assim por diante. Dependendo da obra, o texto nem passa por uma preparação e vai direto para revisão textual. Alguns revisores também fazem o trabalho de preparar o texto. 

É uma das etapas mais importantes para garantir a qualidade editorial de uma obra. Se um livro apresenta muitos problemas na revisão, logo não será um produto final de qualidade.

4. Diagramação

Aqui o texto do livro é organizado de acordo com o projeto gráfico idealizado para o livro. É aqui que ele passa a tomar forma como produto final. O diagramador pensará desde as fontes utilizadas, espaçamento, tamanho até possíveis estilizações, desenhos, gráficos etc. 

Um bom livro diagramado é aquele que visualmente agrada ao leitor e facilita a leitura. Por isso, é também uma fase decisiva

Podem também existir várias provas da diagramação, pois depois de diagramado o original pode voltar algumas vezes para que mudanças sejam realizadas no estilo ou em falhas de processo. 

5. Design de capa

Nesta etapa, o designer produz a capa do livro de acordo com um briefing que procura atender as especificações sobre o livro como tema, publico alvo e referências. O Editor, autor, designer e a equipe de Marketing costumam opinar nesse briefing.

A capa é uma das partes mais importantes do livro para equipe do Marketing, pois a verdade é que os livros são sim julgados pela capa. Então, a 'embalagem' do seu 'produto' é muito importante para vendê-lo. Ela é a primeira coisa que os leitores veem e pode se tornar decisiva na hora da compra.

São feitas a capa, contracapa, lombada e orelhas; 

6. Prova da gráfica

Antes de realizar a impressão final do livro, as editoras costumam receber uma prova, como se fosse uma boneca impressa do livro para conferência final. 

Esta etapa é super importante, pois aqui, caso a conferência for feita com cuidado, pode evitar problemas e erros em todos os exemplares daquela tiragem. 

7. Impressão

Após a prova, o livro finalmente é impresso na gráfica. Aqui que ele se transforma em sua versão final, pronto para ser distribuído! 

Nesta etapa, já foi decidido anteriormente o estilo de papel, gramatura e cor. São diversas possibilidades de impressão. Normalmente, algumas editoras costumam seguir sempre um padrão específico. 


 Curtiu conhecer um pouco mais sobre o processo de produção de um livro? Tem mais alguma dúvida? Comenta no post que responderemos a você!









You Might Also Like

9 comentários

Popular Posts