Você conhece o passo a passo da produção de um livro?

abril 06, 2020



















Bom, eu acho que todo mundo já se perguntou um dia sobre como funciona o processo editorial de um livro, né? O que acontece? Quais são as etapas? O livro é revisado? Como ele chega até aquele formato final? 

Calma! Hoje, vamos dar uma resumida nesse processo e explicar para você as principais etapas que um livro passa até chegar prontinho na editora. 

Confira as etapas:


Seleção do Original > Contrato > Preparação de texto > Revisão textual > Diagramação do livro e da capa > Prova da gráfica > Impressão. 


1. Seleção do Original

Editoras de todo o Brasil recebem diariamente uma enorme quantidade de originais. Por isso, é quase impossível parar e ler todos eles com o cuidado que merecem. Pensando nisso, no Grupo Editorial Letramento, criamos uma época do ano voltada só para o recebimento de originais em que nos comprometemos a analisar todos os enviados naquele período. É a nossa Temporada de Originais. Ela tem como objetivo descobrir novos autores e dar luz a histórias que estavam engavetadas! 

Nessa etapa de seleção de originais, a pessoa responsável pelo crivo analisa não só criticamente a história, mas observa se está dentro da linha editorial da editora, como também analisa a ortografia, estilo de escrita e qualidade do original. 

O editor, ao selecionar cada original, também pensa naquela obra comercialmente falando. Qual será o publico alvo? Qual é o seu nicho? Qual a rentabilidade que ela pode oferecer? Essa parte será essencial para pensar futuramente na divulgação daquela obra. 

É muito comum que, caso seu original seja aprovado para publicação, o Editor sugira alterações em trechos, capítulos e possíveis cenas. 

2. Contrato

Para publicar um livro, é necessário um acordo comercial entre o autor e a editora. É neste contrato que serão destrinchados pagamentos referentes a direitos autorais, deveres da editora e do autor, preço de capa do livro, período de contrato e detalhes da publicação. 

Um processo de produção só pode se iniciar após as duas partes terem entrado em acordo e assinado o contrato. 

2. Preparação de texto

Aprovado o original e assinado o contrato, a Preparação do texto é a próxima etapa. É a primeira etapa de revisão do livro. Essa função já foi chamada de copidesque, aqui o texto é preparado para o revisor. São analisados palavreados e consistência na narrativa. 

O profissional deve deixar o texto mais fluído, corrigindo não apenas palavras gramaticalmente erradas, mas a sua regência, coesão e coerência. 

Está etapa é super importante, principalmente, se o original se tratar de um texto traduzido. O preparador de texto precisa garantir que a adaptação feita pela tradutor foi bem feita de acordo com a nova realidade cultural e linguística. O importante é que o preparador deixe o texto o mais natural e acessível o possível. 

3. Revisão Textual 

Após a preparação textual, é o momento da Revisão. Durante a revisão textual, o profissional se atenta a critérios gramaticais e semânticos. Em algumas editoras, o autor também participa dessa fase e pode observar os comentários do revisor com sugestões de alteração. 

É muito comum que o texto vá e volte para o revisor algumas vezes. Podendo ter uma prova, duas, três, quatro e assim por diante. Dependendo da obra, o texto nem passa por uma preparação e vai direto para revisão textual. Alguns revisores também fazem o trabalho de preparar o texto. 

É uma das etapas mais importantes para garantir a qualidade editorial de uma obra. Se um livro apresenta muitos problemas na revisão, logo não será um produto final de qualidade.

4. Diagramação

Aqui o texto do livro é organizado de acordo com o projeto gráfico idealizado para o livro. É aqui que ele passa a tomar forma como produto final. O diagramador pensará desde as fontes utilizadas, espaçamento, tamanho até possíveis estilizações, desenhos, gráficos etc. 

Um bom livro diagramado é aquele que visualmente agrada ao leitor e facilita a leitura. Por isso, é também uma fase decisiva

Podem também existir várias provas da diagramação, pois depois de diagramado o original pode voltar algumas vezes para que mudanças sejam realizadas no estilo ou em falhas de processo. 

5. Design de capa

Nesta etapa, o designer produz a capa do livro de acordo com um briefing que procura atender as especificações sobre o livro como tema, publico alvo e referências. O Editor, autor, designer e a equipe de Marketing costumam opinar nesse briefing.

A capa é uma das partes mais importantes do livro para equipe do Marketing, pois a verdade é que os livros são sim julgados pela capa. Então, a 'embalagem' do seu 'produto' é muito importante para vendê-lo. Ela é a primeira coisa que os leitores veem e pode se tornar decisiva na hora da compra.

São feitas a capa, contracapa, lombada e orelhas; 

6. Prova da gráfica

Antes de realizar a impressão final do livro, as editoras costumam receber uma prova, como se fosse uma boneca impressa do livro para conferência final. 

Esta etapa é super importante, pois aqui, caso a conferência for feita com cuidado, pode evitar problemas e erros em todos os exemplares daquela tiragem. 

7. Impressão

Após a prova, o livro finalmente é impresso na gráfica. Aqui que ele se transforma em sua versão final, pronto para ser distribuído! 

Nesta etapa, já foi decidido anteriormente o estilo de papel, gramatura e cor. São diversas possibilidades de impressão. Normalmente, algumas editoras costumam seguir sempre um padrão específico. 


 Curtiu conhecer um pouco mais sobre o processo de produção de um livro? Tem mais alguma dúvida? Comenta no post que responderemos a você!









You Might Also Like

1 comentários

  1. COMO MEU CASAMENTO FOI RESGATADO PELO TRABALHO PODEROSO DE UM GRANDE ESPIRITUALISTA * ESTOU TÃO GRATUITO A ELE POR ME AJUDAR !!!.

    Estou casado há 10 anos e tenho 2 filhos. Conheci meu marido quando tinha apenas 14 anos no colégio. Já passamos por bons e maus momentos, bem como por muitos dos principais marcos da vida, ao longo dos anos em que estivemos juntos. Ainda vejo aquele gostoso de 17 anos quando olho para ele todos esses anos. Tivemos altos e baixos, brigas de gritos, sexo inventado e desentendimentos. Mas à medida que nos aproximamos da meia-idade, algo mudou nele. Depois de estar em relacionamento com ele por anos, ele terminou comigo, fiz todo o possível para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria de volta por causa de o amor que tenho por ele, implorei a ele, fiz promessas, mas ele recusou.
    Expliquei meu problema para alguém que conheci na internet e ela sugeriu que eu preferisse entrar em contato com um espiritualista, Dr.Wealthy o grande espiritualista e que ele poderia me ajudar a lançar um feitiço que trará meu marido de volta, mas eu sou do tipo que nunca acreditei em feitiço, não tive escolha a não ser contatá-lo, mandei um e-mail para o lançador de feitiço, e ele me disse que não havia problema que tudo ficaria bem antes de sete dias, que meu Ex voltará para mim depois de sete dias, ele fez sacrifícios e lançou um feitiço e surpreendentemente no sétimo dia, era por volta das 17 horas, meu ex me ligou, fiquei tão surpreso, atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que estava tão arrependido de tudo o que aconteceu, e que ele queria que eu voltasse para ele, que ele me ama tanto. Fiquei tão feliz e fui até ele, foi assim que começamos a viver juntos felizes novamente com nossos 2 filhos que ele abandonou comigo. Desde então, prometi que qualquer pessoa que conheço que tenha um problema de relacionamento, eu ajudaria essa pessoa, referindo-a ao único genial e poderoso lançador de feitiços que me ajudou com meu próprio problema.
    Aconselho veementemente que qualquer pessoa com problemas semelhantes em seu relacionamento ou algo diferente deve, sem hesitação, entrar em contato com o genial e poderoso espiritualista através de seu e-mail: wealthylovespell@gmail.com

    Número do Whatsapp: +2348105150446


    * DEUS É VERDADEIRAMENTE FIEL *

    ResponderExcluir

Popular Posts