Qual a importância de ler autores nacionais?

abril 03, 2020



Por Laura Brand

Não é preciso ir muito longe para encontrar um autor excepcional. A nossa literatura está recheada de talentos escondidos e é um deleite ver que o mercado está começando a abraçar cada vez mais os talentos da literatura brasileira. Na Bienal do Rio de 2017, mais de 300 autores nacionais participaram do evento, um número mais expressivo que a edição de 2015, que contou com 200 nomes. Na lista geral de mais vendidos, atualmente, dos vinte títulos no topo do ranking, oito são nacionais. 
Então, afinal, por que deixamos de olhar para a nossa literatura e valorizar os nossos autores? Copiamos capas de livros gringos na esperança de que o leitor, à primeira vista, queira pegar aquele exemplar nas mãos por achar que se trata de um livro de língua inglesa. Criamos nomes e cenários que se passam em países do hemisfério norte para deixar o livro mais atrativo para quem busca uma história para ler. Tentamos enquadrar nossos escritores em um padrão que criamos com base na produção literária estrangeira. 
Por que, como leitores, não abraçar as histórias tupiniquins? Por que não dar uma chance para os autores que carregam as mesmas bagagens que nós ou que têm uma história incrível para compartilhar e que se passa em nosso solo?
Os incríveis escritores contemporâneos existem. Eles estão por aí. Não ler livros de autoria nacional não fará com que a produção deixe de existir, mas tornará mais restrita a comercialização e alcance desses produtos literários. Ao priorizar um autor independente, um escritor local, um nome nacional, estamos estendendo a mão para a literatura brasileira e, consequentemente, a cultura nacional. 
É importantíssimo ter acesso a livros estrangeiros e histórias escritas por pessoas de diferentes nações, é uma maneira de sairmos de uma bolha e mergulharmos na cultura alheia de forma saudável, subjetiva e empática. Entretanto, também é essencial olhar para a produção literária nacional e reconhecer a riqueza de vivências e narrativas que existem em solo brasileiro. 
A valorização da cultura começa a partir do momento em que respeitamos e admiramos aquilo que é produzido mais perto de nós. Ela se reflete no aumento do número de editoras que priorizam os autores brasileiros, no crescente número de best-sellersnacionais nas listas de mais vendidos, na procura por autores que falam sobre pessoas como nós, vivemos realidades comuns às nossas. 
Publicar um livro é o sonho de muitos e, ao contrário do que somos levados a acreditar, não é um sonho tão fácil de realizar. Quando você opta por comprar um livro escrito por um autor nacional, você pode estar contribuindo não só para a realização de um sonho, mas de um possível ganha-pão.
No Brasil, cada exemplar vendido faz toda a diferença, principalmente se você comprar um livro de um autor nacional durante a sua pré-venda. Isso porque é durante a pré-venda que a editora consegue mensurar a recepção do público para aquele título em questão. Se a pré-venda é bem-sucedida, é mais fácil conseguir fazer o livro chegar às livrarias e às vitrines e, consequentemente, a mais leitores. Mais autores nacionais sendo vendidos significa mais autores nacionais sendo publicados. É um ciclo de incentivo à cultura nacional, às histórias locais e à produção da literatura brasileira. 
A literatura é uma poderosa ferramenta de transformação. Quando carrega referências capazes de criar uma identificação com o leitor, esse poder se torna ainda mais expressivo. A literatura é capaz de criar, com maestria, um intenso entendimento empático, responsável por uma formação mais consciente.
Leia mais autores nacionais. Valorize as editoras que investem na publicação de livros escritos por autores nacionais. Estenda a mão para aquela história que poderia muito bem ser a sua. Porque, talvez, ela realmente seja. 
E, afinal, quantos livros escritos por autores brasileiros você leu no ano passado? E nesse ano, até agora? Conta para mim nos comentários.

Laura Brand é Editora, Produtora Editorial e responsável pela Temporada de Originais do Grupo Editorial Letramento. Jornalista, escolheu o caminho da indústria do livro para se especializar. É apaixonada por livros e acredita que cada página guarda uma história incrível que merece ser contada.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Laurinha sempre arrasando nas colocações!!! ❤️ Sobre as leituras: 14 dos 30 livros lidos no ano passado eram nacionais ;-; szsz E em relação a este ano, 18 dos 27 são de escritores brasileiros <333

    ResponderExcluir

Popular Posts