Qual a importância de ler autores nacionais?

abril 03, 2020



Por Laura Brand

Não é preciso ir muito longe para encontrar um autor excepcional. A nossa literatura está recheada de talentos escondidos e é um deleite ver que o mercado está começando a abraçar cada vez mais os talentos da literatura brasileira. Na Bienal do Rio de 2017, mais de 300 autores nacionais participaram do evento, um número mais expressivo que a edição de 2015, que contou com 200 nomes. Na lista geral de mais vendidos, atualmente, dos vinte títulos no topo do ranking, oito são nacionais. 
Então, afinal, por que deixamos de olhar para a nossa literatura e valorizar os nossos autores? Copiamos capas de livros gringos na esperança de que o leitor, à primeira vista, queira pegar aquele exemplar nas mãos por achar que se trata de um livro de língua inglesa. Criamos nomes e cenários que se passam em países do hemisfério norte para deixar o livro mais atrativo para quem busca uma história para ler. Tentamos enquadrar nossos escritores em um padrão que criamos com base na produção literária estrangeira. 
Por que, como leitores, não abraçar as histórias tupiniquins? Por que não dar uma chance para os autores que carregam as mesmas bagagens que nós ou que têm uma história incrível para compartilhar e que se passa em nosso solo?
Os incríveis escritores contemporâneos existem. Eles estão por aí. Não ler livros de autoria nacional não fará com que a produção deixe de existir, mas tornará mais restrita a comercialização e alcance desses produtos literários. Ao priorizar um autor independente, um escritor local, um nome nacional, estamos estendendo a mão para a literatura brasileira e, consequentemente, a cultura nacional. 
É importantíssimo ter acesso a livros estrangeiros e histórias escritas por pessoas de diferentes nações, é uma maneira de sairmos de uma bolha e mergulharmos na cultura alheia de forma saudável, subjetiva e empática. Entretanto, também é essencial olhar para a produção literária nacional e reconhecer a riqueza de vivências e narrativas que existem em solo brasileiro. 
A valorização da cultura começa a partir do momento em que respeitamos e admiramos aquilo que é produzido mais perto de nós. Ela se reflete no aumento do número de editoras que priorizam os autores brasileiros, no crescente número de best-sellersnacionais nas listas de mais vendidos, na procura por autores que falam sobre pessoas como nós, vivemos realidades comuns às nossas. 
Publicar um livro é o sonho de muitos e, ao contrário do que somos levados a acreditar, não é um sonho tão fácil de realizar. Quando você opta por comprar um livro escrito por um autor nacional, você pode estar contribuindo não só para a realização de um sonho, mas de um possível ganha-pão.
No Brasil, cada exemplar vendido faz toda a diferença, principalmente se você comprar um livro de um autor nacional durante a sua pré-venda. Isso porque é durante a pré-venda que a editora consegue mensurar a recepção do público para aquele título em questão. Se a pré-venda é bem-sucedida, é mais fácil conseguir fazer o livro chegar às livrarias e às vitrines e, consequentemente, a mais leitores. Mais autores nacionais sendo vendidos significa mais autores nacionais sendo publicados. É um ciclo de incentivo à cultura nacional, às histórias locais e à produção da literatura brasileira. 
A literatura é uma poderosa ferramenta de transformação. Quando carrega referências capazes de criar uma identificação com o leitor, esse poder se torna ainda mais expressivo. A literatura é capaz de criar, com maestria, um intenso entendimento empático, responsável por uma formação mais consciente.
Leia mais autores nacionais. Valorize as editoras que investem na publicação de livros escritos por autores nacionais. Estenda a mão para aquela história que poderia muito bem ser a sua. Porque, talvez, ela realmente seja. 
E, afinal, quantos livros escritos por autores brasileiros você leu no ano passado? E nesse ano, até agora? Conta para mim nos comentários.

Laura Brand é Editora, Produtora Editorial e responsável pela Temporada de Originais do Grupo Editorial Letramento. Jornalista, escolheu o caminho da indústria do livro para se especializar. É apaixonada por livros e acredita que cada página guarda uma história incrível que merece ser contada.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Laurinha sempre arrasando nas colocações!!! ❤️ Sobre as leituras: 14 dos 30 livros lidos no ano passado eram nacionais ;-; szsz E em relação a este ano, 18 dos 27 são de escritores brasileiros <333

    ResponderExcluir
  2. COMO MEU CASAMENTO FOI RESGATADO PELO TRABALHO PODEROSO DE UM GRANDE ESPIRITUALISTA * ESTOU TÃO GRATUITO A ELE POR ME AJUDAR !!!.

    Estou casado há 10 anos e tenho 2 filhos. Conheci meu marido quando tinha apenas 14 anos no colégio. Já passamos por bons e maus momentos, bem como por muitos dos principais marcos da vida, ao longo dos anos em que estivemos juntos. Ainda vejo aquele gostoso de 17 anos quando olho para ele todos esses anos. Tivemos altos e baixos, brigas de gritos, sexo inventado e desentendimentos. Mas à medida que nos aproximamos da meia-idade, algo mudou nele. Depois de estar em relacionamento com ele por anos, ele terminou comigo, fiz todo o possível para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria de volta por causa de o amor que tenho por ele, implorei a ele, fiz promessas, mas ele recusou.
    Expliquei meu problema para alguém que conheci na internet e ela sugeriu que eu preferisse entrar em contato com um espiritualista, Dr.Wealthy o grande espiritualista e que ele poderia me ajudar a lançar um feitiço que trará meu marido de volta, mas eu sou do tipo que nunca acreditei em feitiço, não tive escolha a não ser contatá-lo, mandei um e-mail para o lançador de feitiço, e ele me disse que não havia problema que tudo ficaria bem antes de sete dias, que meu Ex voltará para mim depois de sete dias, ele fez sacrifícios e lançou um feitiço e surpreendentemente no sétimo dia, era por volta das 17 horas, meu ex me ligou, fiquei tão surpreso, atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que estava tão arrependido de tudo o que aconteceu, e que ele queria que eu voltasse para ele, que ele me ama tanto. Fiquei tão feliz e fui até ele, foi assim que começamos a viver juntos felizes novamente com nossos 2 filhos que ele abandonou comigo. Desde então, prometi que qualquer pessoa que conheço que tenha um problema de relacionamento, eu ajudaria essa pessoa, referindo-a ao único genial e poderoso lançador de feitiços que me ajudou com meu próprio problema.
    Aconselho veementemente que qualquer pessoa com problemas semelhantes em seu relacionamento ou algo diferente deve, sem hesitação, entrar em contato com o genial e poderoso espiritualista através de seu e-mail: wealthylovespell@gmail.com

    Número do Whatsapp: +2348105150446


    * DEUS É VERDADEIRAMENTE FIEL *

    ResponderExcluir

Popular Posts