Livros infantis que dialogam adultos

abril 02, 2020









Hoje, dia 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantil. No mercado, existem diversos livros incríveis que foram feitos para crianças, mas que, no fim, apresentam uma mensagem incrível para todas as idades.

Por isso, neste post, fizemos uma lista de livros infantis que também dialogam com adultos e que podem também acabar transformando a vida dos mais velhos. 

Confira:


1. A Menina que Virou Lua

 Não poderíamos começar essa lista com um título diferente! Este livro, A Menina que virou Lua, vem nos contar sobre sabedorias ancestrais - memórias antigas, há tanto esquecidas e caladas- , de um tempo em que sentíamos a honra, poder e orgulho de habitar um corpo feminino.

É uma obra que narra sobre a primeira a menstruação de uma menina, a Menarca que é tida por muitas tradições originárias como um Rito de Passagem: o momento em que a menina se torna mulher.  


2. A Pequena Princesa 

Publicado pela primeira vez em 1943, O Pequeno Príncipe se tornou um clássico da literatura e ocupa, até hoje, o pódio de um dos livros mais adorados do mundo. O livro conquistou o mundo com uma história de amizade e nuances filosóficas potentes.O que, a princípio, seria uma narrativa para crianças, ganhou leitores de todas as idades, e agora chegou a vez de A Pequena Princesa fazer o mesmo.

Com nova roupagem, o livro de Leandro Franz traz uma tradução criativa e moderna de um clássico inesquecível, que reflete a sociedade como ela é hoje. A Pequena Princesa traz a representatividade para a literatura de uma maneira doce e encantadora, com uma menina no papel de protagonista.Com ilustrações de Marcel Melfi e Manuella Bullo, A Pequena Princesa fará o leitor reviver aventuras já conhecidas na pele de novos e apaixonantes personagens. Um novo clássico capaz de reconquistar até o fã mais fiel.


3. Como contar a história do Brasil aos meus netos 

Este não é um livro que procura dar conta da História do Brasil como um todo. Foram selecionados alguns marcos significativos e eles motivaram a discussão entre o avô e os netos, que acabam por perceber a possibilidade de várias interpretações sobre os fatos históricos. 

Nos diálogos, também se valoriza a análise e interpretação de documentos visuais, extremamente significativas numa época em que, graças ao desenvolvimento tecnológico, os jovens estão sujeitos a imagens que se desenrolam freneticamente, o que os deixa sem condições de perceber os detalhes que marcam a produção imagética contemporânea. O texto claro e os diálogos possíveis entre um avô e seus netos garantem a boa leitura da obra. Que interessa também a pais, mães, tios, tias, avós... ou seja, a todas as famílias.


 Curtiu a lista? Qual você ficou com mais vontade de ler? Nós acreditamos que livros são ferramentas de mudança social e que podem transformar a vida de muitas e muitas crianças e (adultos também) <3 Incentive a leitura sempre e, por enquanto, #leiaemcasa!





You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts