7 Curiosidades sobre o mercado editorial

abril 01, 2020




O mundo dos livros é cheio de curiosidades que muita gente nunca nem ouviu falar! Por isso, preparamos uma lista com 7 coisas que você provavelmente não sabe sobre o mercado editorial, mas precisa saber!

Vem conferir:


1. Todo livro tem um código individual chamado ISBN


O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional de identificação de livros que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. Um livro só passa a existir depois dele. 

Uma vez com o ISBN,  ele só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. Ele também é convertido em código de barras o que facilita a sua circulação e comercialização. Além de tudo, por ser um numeral, também não enfrenta barreiras linguísticas. 

Confira:





2. Todo livro passa por um processo de produção editorial para publicação

Depois que o livro está escrito, ele passa por um processo que envolve várias etapas, mas as principais são essas aqui:

Preparação de texto > Revisão textual > Diagramação do livro e da capa > Prova da gráfica > Impressão. 

Quer saber mais sobre cada uma delas? Não se preocupe! Em breve faremos um post explicando direitinho para vocês.


3. A produção de um livro exige profissionais de áreas diversas

Você não precisa ter formado exclusivamente em produção editorial para trabalhar numa editora! Como você já pode observar, o processo de edição de um livro tem várias etapas, logo os profissionais contratados por editoras são bem diversos. 

Uma editora é como qualquer outra empresa que precisa de funcionários na área financeira, no RH, na parte jurídica, na comunicação, em gerenciamento de projetos etc. 

Você pode ter formado em jornalismo, publicidade, design, contabilidade, administração, psicologia, letras, engenharia de produção e em vários outros cursos. Tem espaço para muita gente <3 


4. Livrarias compram os livros das editoras com desconto

A relação entre editora e as livrarias se dão através do desconto sobre o preço de capa do livro. Normalmente, aquele livro que você vê nas livrarias foi comprado com mais ou menos 50% de desconto pelas livrarias na mão das editoras..

Normalmente, os 50% recebidos pela editora por cada exemplar vendido são divididos os entre direitos autorais, custos de produção, editoração, impressão, distribuição, armazenamento e custos administrativos. Muita coisa, né?


5. Muitas Livrarias costumam pegar livros de forma consignada

Diferente de outros segmentos da economia, a negociação comercial entre livrarias e editoras é feita  pela consignação.

Em resumo, a consignação é quando o livro é colocado para venda em um ponto de venda, sem que o comerciante tenha que comprar o produto. Eles basicamente abrem espaço em suas prateleiras para que as obras fiquem à venda. Assim, o dono do estabelecimento só paga as editoras se vender o produto. Caso não venda, ele pode até devolver o livro para as mesmas. 

Contudo, por mais que ainda seja muito praticado, muitos defendem que este modelo já está ultrapassado.  


6. O correios tem uma modalidade especial para envio de livros

Chama-se impresso módico!

É uma modalidade de envio disponibilizada pelos Correios do Brasil que oferece possibilidade de rastreamento simplificado de encomendas a um custo muito acessível.


 7. Existem diversos tipos de editora

Por último, não menos importante: Existem vários tipos de editoras com inúmeros segmentos diferentes. Como qualquer empresa, as editoras também existem em diferentes formatos para diferentes públicos com diferentes propósitos. 

Tem editora independente, editora comercial, editora de nicho, editora gigante... enfim, a lista é enorme! 


E, aí? Curtiu essas curiosidades? Comenta aqui o que mais você gostaria de saber sobre o mercado editorial que a gente faz um post explicando para você <3





















You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts