Entrevista: Thaís Câmara

março 26, 2020





Em "O Guia das Criaturas Mágicas", Thaís Câmara cria um universo mágico onde habitualmente não se pensava em magia: o folclore brasileiro. Sua capacidade imaginativa é de deixar qualquer um surpreso, admiradores ou não deste universo fantasioso, pois, num amálgama de magia e folclore brasileiro, ela não só cria cada criatura mágica, como também descreve seus mais diversos habitats. 

Por meio de seu glossário e de suas ilustrações, ela inaugura um universo mágico pautado na fauna e flora brasileira nunca visto antes. Para entender um pouco mais sobre quem é essa autora incrível, sobre sua obra completamente imaginativa e seu processo criativo, convidados Thaís para uma pequena entrevista. Confira:

Primeiro, nos conte um pouco sobre você. Quem é Thais? Como você se definiria?
Vocês começam logo com a mais difícil, heim?! Acho que, primeiro e mais importante de tudo, sou filha e irmã, orgulhosa da família que me acolheu. Médica Veterinária formada por livre e espontâneo prazer, me dedico a proteção e ao bem-estar dos animais. Como toda pessoa normal, sou completamente viciada em chocolate. 

Faço parte da "Ordem",  grupo que se dedica a realizar eventos sobre Harry Potter e cultura nerd em geral. Sou uma amante incondicional de livros (em especial da literatura fantástica), animes e mangás. Sou uma mente adulta com a imaginação de uma criança; uma sonhadora, artista e criadora.

De onde surgiu a ideia de escrever o Manual das Criaturas Mágicas?
A ideia para escrever o livro "O Guia das Criaturas Mágicas" já vinha cutucando minha mente desde a primeira vez que eu li a obra "Animais Fantásticos e onde habitam" da escritora britânica J.K Rowling. A obra dela juntava três das minhas coisas favoritas: animais, mitologia e magia. 

Eu sempre gostei de ler sobre mitologia em geral, apoiada por meu avô, Christiano Câmara, um grande pensador e historiador. Há pouco mais de dois anos, comecei a ler e estudar sobre a mitologia do nosso país (mais conhecida como folclore) e foi a partir daí que a semente cresceu para se tornar o livro que é hoje.

Como foi o processo de criação dos desenhos? Quanto tempo você levou para fazer todos?
Muito trabalhoso, mas gratificante. Eu tinha que primeiro escrever sobre o personagem para depois desenhá-lo, então foi um processo bem lento. Ao todo, creio que levei quase um ano e meio para terminar o manuscrito.

Você sempre quis ser escritora? Quando descobriu que tinha talento?
Eu nunca me imaginei como escritora. Achava que, para ser uma, precisava ter feito alguma faculdade na área, como letras ou jornalismo. Escrevia mais para mim mesma, criava fanfics (histórias com personagens já existentes), me divertia imaginando cenários e personagens, mas nunca pensando em publicação. 

Não diria que tenho talento para a escrita, per ser. O que eu tenho é a vontade de apresentar às pessoas os mundos e personagens que eu crio com muita pesquisa e trabalho duro, para que elas possam se divertir e se maravilhar junto comigo.

Quem são suas maiores influências literárias? Quais leituras foram fundamentais para você?
Como uma grande fã da literatura fantástica, minha maior inspiração sempre será a J.K. Rowling e o seu mundo mágico, entretanto, outros nomes também foram importantes para o meu desenvolvimento literário. Foi por conta da obra "Viajantes do Infinito" da Flávia Muniz que eu comecei a amar a leitura. E eu nunca teria conseguido coletar o material base para o meu livro se não fosse por Luiz Câmara Cascudo e suas obras sobre o folclore brasileiro.

O que os leitores podem esperar do Guia das Criaturas Mágicas?
Eu diria que esse livro é uma viagem a um Brasil desconhecido, repleto de magia, encantamentos e seres fantásticos que pensávamos serem apenas lendas, mas que estão por aí, escondidos da vista.

Por fim, você tem mais projetos para o futuro? Gostaria de escrever a história de outra pessoa ou pensa em projetos diferentes?
Me inscrevi em um curso de escrita criativa, ministrado pela Vanessa Passos, do canal Pintura das Palavras, para tentar me dedicar a dois novos projetos: um deles, também baseado em desenhos, já está escrito, faltando só a parte artística; o outro, ao qual estou me dedicando mais, é uma comédia romântica que estava na minha cabeça já há algum tempo. Fiquem no aguardo!


Thaís Câmara é veterinária. Admiradora das obras da J. K. Rowling e de livros de fantasia. É membro a “Ordem”, um grupo de fãs do universo de Harry Potter e da cultura Geek em geral. Atua como escritora e ilustradora nas horas vagas. "O guia das criaturas mágicas: desbravando terras brasileiras" é sua primeira obra e está disponível no site da Letramento!

Curtiu a entrevista? Gostaria de ver outros autores sendo entrevistados? Deixa nos comentários sua indicação <3




You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts