Desventuras de Zé Doca

agosto 25, 2020

Em seu primeiro romance, "Desventuras de Zé Doca", pela Editora Letramento, Jairo Lima nos traz uma deliciosa alegoria, confrontando os valores morais de uma sociedade estagnada, com um humor sarcástico e uma inteligência delirante.


No sertão piauiense, na fictícia cidade de Aqui-Perto, Zé Doca, um pobre sertanejo, tenta a todo custo sobreviver aos impropérios que afligem a região, e, mais especificamente, ele próprio. O Desafortunado rapaz é inexplicavelmente azarado, desafiando até a própria Lei Murphy. Ainda assim, possui uma astúcia impressionante, capaz de lhe tirar de qualquer problema que se envolva.


A narrativa tem como plano de fundo a busca incessante pelo poder e reproduz uma bela mensagem sobre princípios cada vez menos cultivados por nós, como o amor, a paz, a honestidade, entre outros. A simplicidade dos personagens, as situações esdrúxulas que vão desde amores platônicos até a exploração de Petróleo e as cenas bizarras fazem de "Desventuras de Zé Doca" muito mais do que uma sopa de letrinhas.


Deite-se confortavelmente, mantenha a cabeça aberta, "Desventuras de Zé Doca" vai fazer você refletir sobre temas extremamente profundos e atuais, fazendo-o rever seus conceitos sobre a nova literatura nacional.


Capa: 

Sinopse da obra:  

A algumas centenas de quilômetros de Teresina, capital do Estado do Piauí, havia uma cidade desconhecida, até mesmo pelo mais preciso aparelho GPS existente. Uma cidade que jamais ousou aparecer em mapas. 

Aqui–Perto, nome escolhido para batizar aquelas terras, acaba por se revelar o retrato falado de muitas cidades espalhadas Brasil afora, uma vez que descreve com precisão a história sofrida do perspicaz sertanejo, marginalizado, preso a amarras de grupos políticos e muitas outras moldagens de um tempo não tão distante. 

Contudo, esta não é a história desta cidade. Esta história é sobre um de seus habitantes menos honrado, menos ilustre, menos importante e que, a não ser para os institutos de recenseamento demográficos, passaria facilmente despercebido em qualquer lugar. Até aquele dia...

Sobre o autor Jairo Lima:

Nascido em Floriano, Piauí. Bacharel em Direito pela Faesf/PI. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Uninovafapi. Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Atua como advogado criminalista, além de Professor e palestrante. Autor de diversos artigos jurídicos, além de ensaios. Seu romance de estreia, Desventuras de Zé Doca mistura o drama da seca nordestina com bom humor e irreverência, exaltando as virtudes humanas. Um segundo volume está atualmente em produção.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts