Você sabe o que é capacitismo?

novembro 17, 2020



Segundo o último Censo do IBGE, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, são mais de 45 milhões de pessoas que estão sujeitas a diversos tipos de preconceito por serem 'diferentes'. 

Este preconceito, conhecido como "capacitismo" está presente em diversas esferas como a exclusão, infantilização, falta de acessibilidade e no uso expressões preconceituosas. Apesar da palavra capacitismo ainda ser pouco conhecida para diversas pessoas, sua prática é constante.

Capacitismo é a opressão e o preconceito contra pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o tecido de conceitos que envolve todos que compõe o corpo social. Ele parte da premissa da capacidade, da sujeição dos corpos deficientes em razão dos sem deficiência. O capacitismo não aceita um corpo que produza algo fora do momento ou que não produza o que creditam como valor.

Com o intuito de revolucionar os espaços ocupados pelos corpos PCD's e de subverter todos os símbolos que foram criados, Victor Di Marco que é uma pessoa com deficiência, escreveu Capacitismo: o mito da capacidade. Essa comunidade que, por tanto tempo e - ainda hoje -, têm suas narrativas expostas através do olhar de pessoas sem deficiência, luta para sair dos estigmas de heróis versus coitados.

Capa da obra: 


Fazendo um breve apanhado de palavras e de situações que você tem que saber acerca do tema, esta obra une conceitos junto das memórias do ator, roteirista, diretor de cinema e produtor de conteúdo. Victor explora até onde o mito do capacitismo adentra na vida de uma pessoa com deficiência e busca achar em si respostas que por tanto tempo foram apagadas.

A obra está em pré-venda em nosso site. Os exemplares adquiridos durante esse período vem com um autografo exclusivo.

Sobre o autor: 


Victor Di Marco é ator, roteirista e diretor de cinema. Atualmente estuda Produção Audiovisual/Cinema, pesquisa e produz obras relacionadas a corpos dissidentes no âmbito das corporalidades. No ano de 2020, lançou seu primeiro curta-metragem intitulado "O que Pode um Corpo?", co-dirigido com seu namorado, que participou dos principais festivais de cinema do país.

Junto disso, começou a produzir, em sua conta do instagram (@victordimarco), conteúdos relacionados a sua vivência enquanto uma pessoa com deficiência, alcançando uma audiência ainda maior.

Curtiu a novidade? Corre lá em nosso site para adquirir o seu exemplar autografado <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts