O resumo da ópera: como Jean William cresceu e venceu pela música

agosto 16, 2022


O tenor Jean William coleciona fatos marcantes em sua trajetória. As apresentações para quatro presidentes da República no Brasil e diante do papa Francisco durante a XVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2013, foram, sem dúvidas, alguns deles. Mas o caminho percorrido não foi fácil.

Histórias e curiosidades sobre a vida do cantor podem ser lidas em O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música, livro escrito pelo jornalista Elcio C. Padovez e lançado pela Editora Letramento. 

Na obra, estão reunidas as memórias, alegrias, mas também as tristezas como o preconceito racial e até uma depressão que enfrentou em 2018 no mais completo levantamento já feito sobre a vida e obra do artista.


Trajetória

Nascido no interior de São Paulo, em uma família pobre e preta, Jean teve como grande inspiração seu avô materno, Joaquim, que lhe ensinou os primeiros acordes. Após uma longa caminhada, com apresentações em igrejas, bandas de rock e até funerais, obteve grande reconhecimento ao se tornar o tenor solista da Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP, sob a regência de João Carlos Martins. Isso, após uma apresentação no apartamento do maestro, em 2009. 

Viajou pelo mundo e, no Brasil, se apresentou para pelo menos três ex-presidentes da República. A partir daí, surgiram grandes oportunidades, como a de se apresentar para o líder da Igreja Católica.

Jean, hoje com 36 anos, diz que não esperava ter um livro biográfico. Ele sabe que as pessoas quando leem uma obra desse gênero esperam somente histórias positivas de alguém vitorioso. Ele, porém, deseja que o leitor veja ali uma pessoa que está expondo as suas vulnerabilidades e, mais ainda, mostrando a sua própria humanidade.

“O foco principal desse livro certamente é a minha vivência na música. Eu quero que fique bem claro que a música na minha vida é esse instrumento de transformação. Ela transformou a minha vida em todos os âmbitos, desde o profissional socioeconômico até a minha relação interpessoal. A música é esse grande conversor, esse grande guia de transformação”, ressalta Jean William.


O livro, com 176 páginas, e no valor de R$59,90, está dividido em dois atos (capítulos um a quatro e capítulos cinco a oito), além do bis, que propõe, por meio de pesquisas, documentos e depoimentos, reconstituir as histórias da vida pessoal e profissional de Jean.

Elcio conta que levou três anos para concluir a obra, que além das histórias, conta também com depoimentos de pessoas que fazem parte da vida de Jean e do Brasil. 

“É uma grande alegria poder contar a história desse grande artista, que é uma pessoa que tem uma história incrível. Os leitores, realmente como em uma ópera, vão rir e chorar. São histórias surpreendentes de vitórias, derrotas, alegrias e muitas curiosidades da vida dele”, diz.

A história do Jean William é a cara do Brasil e mostra como o investimento em educação e cultura são fundamentais para termos um país melhor e mais justo. Ele vai muito além dos palcos e é uma alegria grande poder contar a trajetória dele de forma verdadeira e no mais completo levantamento feito até hoje.


Lançamento

O tenor Jean William e o jornalista Elcio Padovez lançam quarta-feira (31) a partir das 19h, o livro O Resumo da Ópera no foyer do Centro Cultural FIESP, em São Paulo. 

Nesta noite, haverá concentro da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP com o maestro João Carlos Martins e após ele, sessão de autógrafos.

Quando: 31 de agosto, das 19h às 23h

Onde: Centro Cultural FIESP – Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César – São Paulo.

Às 20h, haverá concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP e após ele, sessão de autógrafos com o autor do livro, Elcio Padovez e do tenor Jean William.

Os ingressos para o concerto podem ser retirados pelo site Meu Sesi, a partir do dia 29 de agosto, na parte da manhã.

Sobre o autor
















_


Elcio C. Padovez é mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL) e graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru. É autor da dissertação Os símbolos da cultura russa na construção da Copa do Mundo (2019), e dos livros Impéria – A América de pernas abertas (Appris – 2019) e O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música (Editora Letramento - 2022). 

Ele possui experiência em jornalismo impresso, online, mídias digitais, rádio, TV e comunicação corporativa. Passou pelas redações do Diário da Região, UOL e Estadão e esteve na comunicação de marcas como a Koch Tavares, adidas e Puma.

 Além de ter vivido, trabalhado, pesquisado e coberto grandes eventos esportivos e culturais, como as Copas do Mundo na Alemanha (2006), Brasil (2014) e Rússia (2018) e Olimpíadas do Rio (2016). Ele segue escrevendo para grandes veículos e assessora a miha (treinos de eletroestimulação), paiN Gaming (maior equipe de esports da América Latina) e o PokerStars.

Será palestrante na 12ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), um dos principais do Brasil. E estará em uma mesa redonda com escritores no dia 21/08, às 15h!

No local, haverá lançamento de O Resumo da Ópera lá e bate-papo com leitores.

_


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts