AS HISTÓRIAS REAIS E FICCINAIS DE UMA PRAÇA DA LIBERDADE, ONDE NÃO JAZEM TANTAS LIBERDADES ASSIM

setembro 04, 2023

Prosaico do Azul Cobalto ao Amarelo Toscanao décimo livro do escritor João Pedro Leal, está em pré-venda em nosso site e é julgado como a obra mais genuína e importante de sua carreira literária. O jovem autor do estado do Maranhão apresenta uma coletânea de contos e microcontos banhados de realismos e devaneios.


Após três anos de escrita, que atravessaram o período pandêmico, o livro apresenta 38 personagens. Todos eles vivem em um mesmo ambiente e no mesmo recorte temporal, em frente à Praça da Liberdade, mesmo que nenhum dos personagens detenha ou saiba usufruir dessa tal liberdade, o que torna o livro irônico e com um tom de sarcasmo. Seus personagens são, em sua maioria, idosos vivendo em solidão e findando a vida no sentimento de mediocridade.


Em Prosaico do Azul Cobalto ao Amarelo Toscana, cada novo conto não só apresenta o cotidiano dessas pessoas, mas tenta fazer compreender o que está por trás daqueles corriqueiros na Praça da Liberdade, onde não jazem tantas liberdades assim. Veja o que um dos leitores afirma sobre a obra:


“O autor é um observador que vadia pelos becos e ruas, explorando o urbano, com um olhar atento, solitário e visceral, alimentado pela curiosidade de capturar em linhas literárias a verdade ou aquilo que possa estar representado no sorriso disfarçado, no olhar perdido marcado pelas linhas de expressão, por trás das cores que povoam cada face dos apreciados".


O autor faz uma comparação entre as cores do título e as fases da vida, entre dois grandes extremos, no início, meio e fim da vida. A obra de João Pedro Leal é marcada por uma escrita sensível, em que se abordam questões sociais e intimistas, desde etarismo, prostituição, vícios e transtornos mentais. À medida que se faz a leitura, percebemos o distanciamento entre seus personagens que julgam conhecer uns aos outros, mantendo seus segredos e misérias camufladas para sobreviver e ser aceitos. Os contos romanceados e ligados entre si ocorrem ao mesmo tempo, e passamos a conhecer os medos e segredos que os personagens optaram por esconder para sobreviver na vizinhança antes de cumprimentarem outro habitante da praça da liberdade, o ambiente onde ocorrem os contos.


Veja o relato de um outro leitor: “É um livro que estremece; durante a leitura, a vida dos personagens nos põe em julgamento conosco mesmos, sobre nossas misérias, medos, segredos e sonhos. Depois da leitura eu passei a ver o mundo de uma forma diferente, a observar mais as pessoas, a não me dar ao luxo de perder o tempo”.


O escritor João Pedro Leal é genuinamente patoense, muito respeitado entre a comunidade acadêmica, política e entre os jovens por seu ativismo e trabalho em prol da escrita e leitura. Já foi vencedor do mais alto prêmio de direitos humanos do estado, O Magno Cruz. Seu papel enquanto autor traz à cidade de São João dos Patos grande notoriedade literária, pondo o município no hall da produção de livros no país, lembrando que, sozinho, João Pedro Leal tem outros 9 livros já publicados.


Quer conhecer mais sobre o livro Prosaico do Azul Cobalto ao Amarelo Toscana?

Clique aqui!

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts