Livro com ensaios sobre escritoras brasileiras será lançado em Belo Horizonte

maio 17, 2019


A história da literatura brasileira contada pelos manuais clássicos pode ser lida como um inventário de ausências, sobretudo quando tomamos como objeto de estudo as obras produzidas por mulheres. Um dos principais desafios dos estudos literários contemporâneos tem sido exatamente tomar para si o ofício arqueológico e anarquivístico de escovar a historiografia convencional a contrapelo, retirando a poeira de escritoras e textos fundamentais à interpretação de narrativas preteridas na formação cultural e sociopolítica do país. Revolver as terras do campo literário brasileiro – quase exclusivamente dominadas pelos pontos de vista masculinos – e estudar o lugar enunciativo das mulheres nas letras nacionais era o objetivo do curso “A ficção brasileira de autoria feminina: de Rachel de Queiroz à Conceição Evaristo”, ministrado pela Profa. Constância Lima Duarte no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Realizado ao longo do primeiro semestre de 2018, o curso reuniu diferentes pesquisadores e interessados na literatura brasileira de autoria feminina, com ênfase na prosa dos séculos XX e XXI. As autoras estudadas foram Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Lya Luft, Maria Valéria Rezende e Conceição Evaristo. Partindo de uma abordagem panorâmica e sem pretensões exaustivas, as aulas eram espaços para o compartilhamento de impressões, sensações e críticas a partir da experiência de leitura de textos basilares das escritoras selecionadas.

Poéticas do devir-mulher é o resultado de um semestre de reflexões e pesquisas sobre essas autoras, reunindo ensaios sobre suas obras e considerando a importância de cada uma na literatura brasileira. Organizados pela professora Constância Lima Duarte e dois alunos da disciplina – o doutorando André Magri Ribeiro de Melo e a mestranda Bruna Kalil Othero –, os textos que compõem este livro buscam trazer reflexões de jovens pesquisadores sobre a tão rica obra dessas autoras tão interessantes.

O Grupo Editorial Letramento e os organizadores André Magri, Bruna Kalil Othero e Constancia Lima Duarte convidam para o lançamento do livro "POÉTICAS DO DEVIR-MULHER: ensaios sobre escritoras brasileiras", uma reunião de textos refletindo sobre a obra de Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Conceição Evaristo, Lya Luft, Nélida Piñon e Maria Valéria Rezende.

Data: 23 de maio de 2019, quinta-feira
Local: MIS Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Horário: a partir de 18h30
Entrada franca

Saiba mais sobre o evento e confirme sua presença aqui.













You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts