15 livros incríveis para entender o feminismo

setembro 26, 2019


Você sabe o que é feminismo e qual a importância de se discutir esse tema nos dias atuais? Lá em 1949, Simone de Beuvoir, em seu livro O Segundo Sexo, trouxe grandes discussões em relação aos direitos da mulher e o seu lugar na sociedade. Isso foi há exatamente 70 anos. Contudo, muita gente ainda não entende o que significa ser mulher na contemporaneidade e não sabe o que fazer para ajudar a reduzir as diferenças sociais entre homens e mulheres.

Por isso, nesse post vamos trazer para vocês algumas indicações super especiais de livros da Letramento para te ajudar a entender um pouco mais sobre o feminismo! Já pode começar a arrumar espaço na prateleira que vem coisa boa ;) Vamos promover o empoderamento feminino?

1. Guia prático do Feminismo – como dialogar com um machista
Esse livro é incrível, pois ele sintetiza diversos pontos sobre o movimento feminista de forma fácil e didática! É uma ótima indicação para quem está começando a estudar sobre o feminismo. Obrigada Marcella, por essa obra incrível <3

2. Anticorpo 
Também dá para aprender e refletir muito lendo poesias feministas. A Bruna Khalil, em seu livro Anticorpo, trata de temas como gozo, menstruação, masturbação, desejo, fetiche e sexo. Ao mesmo tempo que reflete sobre o masculino e o feminino e resistência à opressão.

3. Mulher Alfa: Liderança que inspira
Não dá para falar de feminismo sem falar de “Mulher Alfa”. Cristina Xavier reuniu em sua obra histórias de mulheres incríveis que fizeram acontecer e se tornaram lideres inspiradoras.

4. Identidade e força ancestral - Histórias de mulheres dentro da periferia de São Paulo
Identidade e força ancestral é um livro reportagem que aborda o feminismo interseccional, tratando de questões de gênero, raça e classe. Por meio de histórias de mulheres da periferia que ainda não haviam sido retratadas pela mídia, Brenda Torres e Sabrina Nascimento contam trajetórias de resistência.

5. Manual Jurídico Feminista
O Manual Jurídico Feminista foi escrito por diversas mulheres juristas que discutem a importância de se abordar o feminismo no direito. A intenção do Manual é de lutar por um direito menos hostil para as mulheres e para grupos socialmente vulneráveis.

6. Sororidade em Pauta
Baseado na coluna publicada pela Carta Capital, a obra é uma reunião de artigos que tratam de desigualdade de gênero no Poder Judiciário. Uma resistência ao avanço do discurso de ódio, misoginia, dentre outros assuntos.

7. Gestar Parir e Amar
O que é maternidade compulsória? Este livro verbaliza que a maternidade, tão celebrada, é no fundo o principal grilhão que aprisiona as mulheres. Uma discussão leve e saudável que procura desconstruir o que sempre pensamos sobre gestar, parir e amar.

8. Sobre os dias que eu não gostaria de ter que contar
Livro reportagem que traz as vozes de mulheres violentadas que integram as estruturas do sistema carcerário feminino. Narrativa que amplia e ecoa para que suas vivências não sejam mais contadas, mas transformadas.

9. Silêncios que ecoam Livro reportagem que narra a história de 3 homens, que mesmo atrás das grades, continuam tirando a liberdade de suas vítimas; em paralelo, a vida de 3 mulheres livres, que se encontram presas as lembranças de um crime. Único fato comum? A cultura do Estupro

10. Versos livres, como nós
Versos livres, como nós é uma coletânea de poemas afro centrados, focados nas experiências da negritude feminina, vindos da inspiração de diversas vozes que não querem mais ter sua negritude apagada ou esquecida.

Ser mulher no Brasil é ser vulnerável. Histórias, narrativas e reportagens que revelam uma triste trajetória da violência sofrida por mulheres em todos os âmbitos de suas vidas, em país violento, machista misógino e preconceituoso.

Baseada na #euempregadadomestica, o livro reúne relatos de trabalhadoras domésticas de todo país. Uma coletânea de vozes que ecoam e vivências que emocionam. A senzala moderna é o quartinho de empregada?

A primeira menstruação pode ser um momento estranho, assustador, nojento, libertador, lindo, profundo, tudo junto. Para aprofundar os laços o seu feminino, uma obra delicada, que nos ensina a amar e respeitar um momento tão marcante e essencial.

Apresentando vozes de intelectuais até então marginalizadas, o livro oferece uma perspectiva inovadora para o debate global sobre interseccionalidade, com contribuições para quem quer entender o Brasil contemporâneo e mudar o mundo.

Por último, não menos importante, Lutar é crime fala sobre as vozes-mulheres que fazem vibrar as estruturas do patriarcado, racismo e demais injustiças que formam as bases da sociedade brasileira que são empunhadas nessa obra poética. Se lutar é crime, a expressão de condenada é, afinal, o que liberta?

E, aí? Gostou das indicações? Comenta aqui em baixo qual livro você ficou mais ansioso (a) para ler! E não deixe de acompanhar nossas redes sociais, sempre compartilhamos novidades literárias por lá <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts