A Ficção é real?

abril 24, 2020


Por Larissa Molina 

Não importa se você está na poltrona da sala, deitado na rede sob uma árvore ou na cabeceira da cama minutos antes de adormecer, um bom livro de ficção te levará para lugares nunca antes visitados. É a magia de viajar no tempo, transladar e vir a ser quem nunca teríamos coragem ou oportunidade de ser na vida real. 

Esse é o poder invisível sempre presente nas mãos de um escritor e, agora, comprovado pela Ciência. Segundo Gregory Berns, professor de neurociência, “histórias moldam nossa vida, e em alguns casos ajudam a definir como é uma pessoa”.

Desde os meus doze anos de idade escrevo livros, através deles, já estive em Paris no século XVII, em Marrocos em pleno século XXI, vivi o glamour das festas da realeza, a imponência do tango argentino, o infortúnio de ter suas escolhas regidas pela Coroa, o amor proibido, a paixão reacendida, a vida e a morte. 


Pasme! Mesmo sendo fruto da imaginação, a experiência é real, afirma a Ciência. Um estudo realizado pela Emory University, de Atlanta, aponta que a leitura nos faz adentrar o personagem e se sentir em seu lugar. 

Nosso lobo temporal, responsável pelo gerenciamento da memória, registra todos os eventos como se fossem experiências reais, as quais, ao longo da nossa trajetória, podem moldar, inclusive, nosso comportamento.

De um lado, isso nos faz perceber como a pitada de ficção diária, presente na leitura de um livro, não deve ser ignorada, é o calmante após o dia turbulento, a viagem sem custos, o presente do despertar da imaginação. 


No entanto, por outro lado, a pesquisa também nos alerta para a responsabilidade do autor ao desenvolver suas histórias, pois elas podem transformar o mundo para melhor ou para o contrário disso. Todo escritor deve saber a sua missão, a minha é defender o amor verdadeiro.

Pela primeira vez, depois de quinze anos escrevendo histórias, vi um de meus livros em formato impresso nas livrarias. Lancei a obra “A Intocável – Um Amor, Um Pacto, Uma Renúncia” pelo Grupo Editorial Letramento, projeto realizado em conjunto com minha amiga e parceira de sonhos, Vivian Limongi. 


A gente sabe que está no caminho certo quando o adulto se encontra nos sonhos de criança que há dentro de nós! É assim que me sinto todas as vezes que um leitor se entrega às minhas histórias e se apaixona por elas como eu. 

E você, amigo escritor, como se sente? Como tem sido levar a “verdade” através da ficção?


Larissa Molina é jornalista, escritora, revisora e ghost writer. Por acreditar no autor nacional, criou um Canal no YouTube, o qual leva o seu próprio nome, para conversar com esse público e também com seus leitores. Ela escreve histórias desde seus 12 anos e, em dezembro, realizará o sonho de ver um de seus romances impresso e nas livrarias. “A Intocável – Um Amor, Um Pacto, Uma Renúncia” foi escrito em conjunto com sua amiga Vivian Limongi e é sua estreia como autora.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts