Facções Criminosas no Brasil

abril 30, 2020


Novo livro jurídico da Letramento aborda facções criminosas no Brasil. Compreende-se que as facções criminosas e rebeliões no interior dos presídios não são ações recentes no Brasil. Estas remontam da década de 70 e 80, demonstrando a negligência do Poder Público frente ao sistema carcerário e as chacinas que ocorrem nos mesmos.

"O crescimento das facções criminosas no brasil" explora o crescimento dessas facções com o foco no Ceará, em especial, as chacinas ocorridas nos anos de 2017 e 2018, demostrando a redistribuição da violência e sua nordestização, também pontuando a aparente ausência de políticas públicas que visibilizem - ou ao menos tentem - soluções para a reintegração do preso, combate frente às facções e suas manifestações por meio de chacinas.

Escrito por Natália Pinto Costa, cearense, pseudo- paraense, advogada na secção OAB/CE, bacharel em  Direito pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR e pós Graduada em Direito e Processo Penal do Centro Universitário Unichristus, esta obra veio para trazer propostas de políticas públicas implementadas pelo Ceará e pelo Sistema Único de Segurança Pública.

É um grande incômodo limitar e colocar em palavras problemas sociais tão complexos como a criminalidade e as facções, porém, ao longo desse livro, a autora se arrisca a cumprir essa função, por meio de uma análise completa e atenta.

O objetivo de Natália, além de asseverar as teorias acerca do surgimento do crime organizado no Brasil, foi de pontuar as características do sistema carcerário e seu reconhecimento do estado de coisas inconstitucional e de explorar as rebeliões que aconteceram no ano de 2017 nas penitenciárias do norte e nordeste.

Por conseguinte, a obra desempenhou um breve estudo comparado entre o perfil desses jovens integrantes das facções cearenses com as maras, pandilhas e grupos criminosos de países da América Central.

O Crescimento das Facções Criminosas no Brasil está disponível em pré-venda no nosso site. 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts