Como publicar um livro? Dicas para você começar

abril 29, 2020


Novos autores raramente sabem por onde começar e o que podem fazer para serem notados por editoras. Como qualquer trabalho, para 'vender' o seu original é preciso dedicação e planejamento.

Você sempre teve o sonho de ser escritor, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe!  Preparamos uma lista bem especial com pequenas dicas de como publicar sua primeira obra. 

Confira:

Finalize seu original antes de entrar em contato com editoras 

É muito comum diversos autores entrarem em contato com editoras com ideias de livros que nem começaram a ser desenvolvidos. Raramente isso dá certo. 

As editoras recebem dezenas de originais diariamente sobre diversos temas diferentes, para elas, é muito mais interessante fechar parceria para publicar algo que está finalizado do que uma ideia que nem foi concretizada. 

Claro que isso costuma acontecer, mas normalmente quando se tratam de pessoas célebres, como autores com nome no mercado, atores, músicos etc. 

Analise seu original e pense bem qual seria a melhor editora para publicá-lo 

É importante que você conheça a linha editorial de cada editora antes de enviar seu original. Existem diversos tipos, algumas publicam livros apenas jurídicos, outras apenas romances, etc. 

O importante é que eu original se encaixe na linha editorial da editora que você irá enviar. Não adianta atirar para todos os lados.  Por isso, pense em que nicho ele se encaixaria, qual o seu público alvo e quais perspectivas você imagina para ele.

Cuidado como envia seu original

Fique atento a como você vai enviar seu material para editora. É importante que ele esteja revisado, leia algumas vezes antes de enviar para evitar erros grotescos no texto.

Além disso, é essencial que você pesquise como a editora gosta de receber originais. Existem editoras que só recebem originais impressos outras apenas por e-mail. Certifique-se que está enviando da forma que a editora gostaria, se não as chances de leitura são menores ainda.

Na Letramento, pedimos que o arquivo seja enviado via um formulário online no GoogleForms, com a seguinte formatação:

Fonte: Times New Roman
Tamanho da fonte: 12 pt
Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas
Alinhamento: Justificado                                                                                    

Formato: Word

Muitos autores iniciantes enviam o livro com uma espécie de 'diagramação' no word. Não é necessário e nem é ideal. Se o original for aprovado, ele passará por uma diagramação feita por profissionais da área. 

Faça um contato personalizado com a Editora

Ao enviar seu original para Editora, demonstre que conhece o trabalho dela, fale porque a escolheu para enviar seu material e faça uma pequena apresentação sobre quem você é, venda a história do seu livro. Faz um diferencial danado quando a pessoa que vai receber seu manuscrito percebe que você gosta daquela empresa e entende o que ela publica. 

É muito comum editoras receberem e-mails genéricos, só com o original anexado, sem apresentações, cumprimentos etc. Não é muito profissional e pode acabar queimando seu filme, mesmo que seu original seja incrível. 

Observação importante: se você for enviar seu original para várias editoras, certifique-se de escrever um e-mail específico para cada uma. Não é bacana quando recebemos um original que no e-mail é possível observar que ele foi enviado para mais 10 editoras diferentes. 

Trate cada e-mail trocado com a editora com cuidado

É muito provável que a editora entre em contato com você por e-mail. Essa troca de e-mails pode ser decisiva para fechar o contrato para publicação do seu livro.

É necessário que você trate a pessoa do outro lado com profissionalismo. Não é o momento de cobrar respostas imediatas, nem forçar intimidade em excesso. Todos irão te tratar com muito carinho, mas continua sendo uma relação de trabalho, por isso é importante estabelecer limites.

Agentes literários podem ser de grande ajuda

No Brasil, ainda não existem muitos agentes literários dispostos a representar autores desconhecidos. Normalmente, estes profissionais dão preferencia para escritores já publicados, mas existem excessões.  

Alguns oferecem uma espécie de serviço de agenciamento, que envolve selecionar editoras adequadas antes de enviar uma cópia de seu original para análise. Os agentes conhecem bem o mercado e tem uma pequena validação dos editores que sabem que este não virá com um original péssimo para ser avaliado.

Construa um bom networking 

Como tudo nessa vida, ter um bom networking pode fazer toda a diferença. Se seu sonho é ser escritor, pesquise sobre os profissionais da área já publicados, converse com eles, pegue dicas e faça amizades. 

Acontece muito de um autor recomendar outro para ser publicado e este ganhe um pouco mais de atenção da editora. Se relacionar bem com pessoas do meio faz toda a diferença

Fique atento a editais, tenha muita paciência e persistência 

Editoras recebem originais todos os dias e nem sempre todos conseguem ser lidos. A resposta pode demorar bastante ou acabar nem vindo. Isso não significa que seu original não é bom, pode ser que seu e-mail nem tenha sido aberto devido a grande demanda dentro das empresas. Poucas editoras leem manuscritos se estes são enviados sem serem solicitados.

O que faz a diferença é nunca desistir e ir sempre acompanhando o calendário daquelas editoras que você identificou que se encaixam com sua obra. Muitas delas abrem editais para receber originais de novos autores durante um período do ano e essa pode ser sua chance.

Na Letramento, todo fim de ano abrimos a nossa Temporada de Originais. É o momento reservamos para conhecer a obra de novos autores. Todos os originais são avaliados e nos programamos exatamente para isso durante o resto do ano.



Gostou das dicas? Se quiser saber um pouco mais sobre o processo de como publicar um livro, confira nosso post sobre como contar uma boa história. Nada como começar escrevendo, né?

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ficou muito boa esta matéria, dando dicas valiosas para quem deseja ou está pensando em escrever e publicar um livro.
    Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir

Popular Posts