Entrevista: Kaja Nordengen

abril 28, 2020



Por que o cérebro funciona da maneira que funciona? Comer certos alimentos pode melhorar sua memória? Você pode ativar as partes do cérebro que não usa? Sorrir traz felicidade? O que é o livre arbítrio? Será que o possuímos?

Respondendo a todas essas perguntas e muitas mais, n
osso mais novo lançamento, O Poder do Seu Cérebro, entrou na lista de mais vendidos na Noruega e os direitos já foram vendidos para vários idiomas, como inglês, alemão, espanhol e entre outros. O livro é recomendado por vencedores de Nobel e jornais importantes e é considerado um Best-Seller internacional. 

Kaja Nordengen se baseia em suas próprias experiências e histórias de pacientes quando escreve sobre tópicos abrangentes como memória, inteligência, comunicação, sexualidade e dependência. Há muito o que captar, mas o entusiasmo que a autora dá ao texto é um impulso que leva o leitor para o passeio mais incrível de todos.

Procurando conhecer um pouco mais sobre nosso novo lançamento e sobre os segredos do órgão mais misterioso e insubstituível do corpo humano, realizamos uma entrevista exclusiva com a autora desta obra, Kaja Nordengen, uma renomada cientista norueguesa.

Em 2014, com 26 anos, Kaja Nordengen tornou-se a mais jovem médica da Noruega. Ela é especialista em Neurologia no Akershus University Hospital e é professora na Universidade de Oslo. Confira a entrevista:

1. O Poder do Seu Cérebro é um best-seller internacional e os direitos já foram vendidos para os EUA, Alemanha, Espanha e agora para o Brasil. Como você se sente com seu livro viajando pelo mundo e abrindo espaço para discussões em outros países?

Já existiam vários livros sobre nosso cérebro para o público em geral antes disso. Quando vi que meu livro se destacou e estava atingindo a lista de mais vendidos em mais de 20 países, fiquei muito surpresa e feliz. Estava além das minhas expectativas.

2. Como você teve a idéia e a iniciativa de começar a escrever O Poder do Seu Cérebro?

Sempre fui fascinada em entender como nossa personalidade, pensamentos, reflexões e sentimentos estão no final das redes neuronais em nossos cérebros desde que somos crianças. E quanto mais eu aprendia sobre o cérebro e a neurobiologia, esse fascínio foi só aumentando. 

Eu já tinha pensado em compartilhar esse conhecimento e fasciação com pessoas fora do meu próprio ambiente de pesquisa, mas o último empurrão, que fez a diferença para eu começar a escrever a obra, foi da minha editora norueguesa, que havia visto minha palestra no TEDx.

3. Em seu livro, você escreve, em detalhes fascinantes, sobre o funcionamento do cérebro - como ele é construído fisicamente e como funciona em níveis mais abstratos. Como foi para você escrever sobre assuntos tão complexos com uma linguagem tão acessível?

Às vezes, sinto que foi necessário um entendimento ainda maior do tema para evitar os termos médicos típicos usados ​​entre os meus colegas. Às vezes, era difícil encontrar palavras que fossem corretas e compreensíveis, mas acredito que consegui. 

Também foi muito útil para o meu trabalho clínico ter passado por esse processo de escrever o livro com uma linguagem acessível, consegui facilitar a explicação dos mecanismos da doença para meus pacientes.

4. Você utiliza suas próprias experiências e histórias de pacientes ao escrever sobre tópicos amplos como memória, inteligência, comunicação, sexualidade e dependência. Você acha que trazer experiências reais e pessoais ao seu livro influenciou em seu sucesso?

Sim, eu acho. Conhecer sobre como nossos cérebros funcionam, é conhecer sobre nós mesmos. Nós somos o nosso cérebro. É através do nosso cérebro que somos capazes de nos sentir apaixonados, amar nossos entes queridos, aprender coisas novas, ter sonhos, alcançar nossos objetivos na vida, etc. Portanto, também é importante apresentar conhecimento sobre como nosso cérebro funciona de uma maneira acessível e não muito abstrata.

5. Quando você começou a se interessar em investigar o cérebro humano?

Eu entendi muito cedo que a maioria das perguntas que meus pais não conseguiam responder pertencia à mesma categoria: neurociência. Um pouco chato, porém, é que, mesmo como médica em neurologia, com doutorado e pós-doutorado em neurociência, ainda não sou capaz de responder a uma das minhas primeiras perguntas: onde começa o pensamento?

O conhecimento sobre o cérebro está explodindo, mas ainda existem muitas questões importantes não respondidas. Isso estimulou minha curiosidade quando eu era criança e ainda continua estimulando anos e anos depois.

Quando eu tinha nove anos, perguntei a meus pais que tipo de trabalho me permitiria focar no cérebro quando adulto. Eles responderam: neurologista. E, embora não soubesse exatamente o que era um neurologista, decidi por esse caminho. Mais tarde, percebi que primeiro precisaria me tornar médica, para depois me especializar em neurologia. 

6. Seu livro é recomendado pelos vencedores do Nobel e por grandes jornais pelo mundo mas, ao mesmo tempo, ele também agrada desde adolescentes até jovens adultos. Qual você acha que foi o segredo para ter um público tão diverso?

Primeiro e mais importante: o tópico. É no cérebro que temos nossos segredos mais profundos, hábitos mais infelizes e reflexões intrincadas. Isso ajuda a explicar quem somos e é relevante não apenas para os cientistas, mas para todos. Enquanto muitos livros são escritos com foco em todos os detalhes sobre funções cerebrais específicas, este livro fornece uma compreensão básica do cérebro como um todo. 

7. O Poder do Seu Cérebro é todo escrito de maneira muito didática e acessível, mesmo lidando com questões que podem parecer complexas para um leitor comum. Qual é a importância de trazer conteúdo que, muitas vezes acaba sendo restrito a um nicho específico, para todos?

Na minha opinião, médicos e cientistas têm a responsabilidade de compartilhar seus conhecimentos de maneira acessível. Não podemos deixar explicações para pessoas aleatórias comentarem na internet. Somos pessoas que podem trazer assuntos e discussões para aumentar seu conhecimento, e temos que contribuir constantemente com pesquisas e experiências com fontes e linguagem diversificada. 

8. Em seu livro, você nos leva a uma jornada fascinante pelos muitos territórios inexplorados deste intrincado órgão humano. Como você desenvolveu as melhores maneiras de transformar sua pesquisa em um livro?

Na verdade, fiz isso não focando em minha própria pesquisa. É muito tentador elevar minha própria pesquisa para ser uma parte absolutamente essencial da nossa compreensão do cérebro humano. Na realidade, porém, a pesquisa deve contribuir apenas com um pequeno pedaço de um quebra-cabeça e não nos dará a imagem completa. Eu queria dar uma visão geral deste livro, não apenas peças individuais.

9. Quais livros você recomendaria ao leitor interessado e se aprofundaria no assunto?

Eu recomendaria começar com o O Poder do Seu Cérebro, para depois encontrar o seu subtópico favorito. É um livro bem geral que fala um pouco sobre tudo. Existem livros dedicados a cada pequeno detalhe, portanto há muito por onde escolher entre aqueles que desejam aprofundar ainda mais um dos assuntos.

10. Conte-nos um pouco sobre o seu caminho por escrito. Quando você se descobriu no mundo da escrita até começar a escrever O Poder do Seu Cérebro?

Eu sempre gostei de escrever e de ciências, então combiná-las parece natural. O Poder do Seu Cérebro é o meu primeiro livro.

11. Ao longo do livro, você menciona algumas dicas práticas sobre como manter o cérebro e a mente saudáveis. Se você pudesse escolher as principais para indicar os leitores do nosso blog, quais seriam eles?

1) Treinamento cerebral
2) Exercício físico
3) Dormir bem
4) Saúde em geral (controle sua pressão arterial, glicemia e lipídios, pois isso também afetaria seu cérebro)

É importante saber que, para o nosso cérebro, é: use-o ou perca-o. Quanto mais você usa seu cérebro, mais forte ele será.

12. Em seu livro, você diz que os seres humanos estão recebendo estímulos o tempo todo, o que promove a capacidade cognitiva e também exercita constantemente o cérebro. Desde símbolos em máquinas de lavar a mais opções no controle remoto. Observando as crescentes e rápidas mudanças no mundo em que vivemos, alimentadas por novas tecnologias, você acredita que haverá um aumento cada vez mais rápido da inteligência humana? Que cenário você acha que é possível, nesse sentido, nos próximos séculos?

Achei essas perguntas muito interessantes. Devemos estar cientes da importância de como usamos nosso cérebro. Por um lado, a tecnologia pode nos acalmar. Na verdade, temos um GPS em nosso cérebro (células de lugar, células de grade, células de velocidade, células de direção da cabeça etc.), mas muitos ativam o GPS do telefone sempre que estão prestes a encontrar um novo lugar.

Por outro lado, vemos que a tecnologia substitui em primeiro lugar o trabalho mais manual e menos exigente mental, como aspirar o chão ou cortar o gramado. Nesse sentido, a tecnologia realmente contribuirá para nos dar mais tempo focando em questões mais complexas, em vez de tarefas mais simples. Precisamos estar conscientes de como optar por usar a tecnologia. Meu conselho seria desligar o GPS de vez em quando.

13. Por fim, quais projetos você tem para o futuro?

Eu adoraria ter uma posição formal onde combinasse minha paixão por pesquisa e comunicação em um trabalho clínico. Minha pesquisa agora está focada em entender como nosso sistema imunológico interage em doenças neurodegenerativas, como demência.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts