Como contar uma boa história

março 20, 2020


     Todos os anos no dia 20 de março, os contadores de história são celebrados. A data foi criada na Suécia, em 1991, para reunir os contadores e promover a contação de histórias em todo mundo. A prática de contar histórias existe desde que o mundo é mundo. De certa forma, a evolução da humanidade está completamente interligada a essa arte. 

   É graças aos contadores de história, que sabemos hoje sobre as antigas civilizações e seus costumes e que continuamos acompanhamento a evolução da humanidade. Também é devido a eles que conseguimos produzir e ter acesso a literatura, arte e cinema. 

Nessa data especial, queremos agradecer a todos os contadores de histórias que já existiram e passar algumas das dicas que pudemos aprender com eles ao longo do tempo. Por isso, sabendo que contar uma boa história pode ser complexo, reunimos 5 elementos que são sempre essenciais caso você deseje construir uma boa narrativa. Confira:

1. Linguagem 

A linguagem é a base de toda a narrativa. Por isso, é importante que fique atento a maneira como você irá explorá-la. A forma como você vai contar sua história deve variar de acordo com o público. O estilo que você decidir seguir pode mudar tudo.  

2. Personagens 

Os personagens da sua história também são importantíssimos. São eles que dão a voz para mensagem que você deseja passar. Não economize tempo trabalhando neles. 

3. O Mundo

O ambiente em que sua história vai passar faz toda a diferença. Você precisa construir um cenário que represente bem suas ideias. Quando a história vai se passar? Onde? Em que época do ano? Pense nisso tudo.

4.  O Plot

Aqui, você deve se preocupar com todos os eventos da sua história. Desde de o começo, do meio até final. Além disso, um plot twist, uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa, é sempre bem vindo.

5. Mensagem 

Por último, não menos importante, a mensagem é basicamente o que você gostaria de passar com a sua história. Qual o seu objetivo? Qual a reflexão que fica? 

Agora você já está pronto para começar a contar a sua história. O que achou das dicas? Comenta aqui em baixo e conta para gente! Também não deixe de conferir nosso post sobre Livrarias que você precisa conhecer antes de morrer. Vai te inspirar com toda certeza <3


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts