Bernie Sanders: A Revolução Política Além do Voto

março 10, 2020


        O fenômeno Sanders é a ponta do iceberg de um emaranhado pouco conhecido ou analisado sobre a história política dos EUA. Senador pelo pequeno estado de Vermont, Bernie Sanders por pouco não conseguiu a vaga de candidato à Presidência pelo Partido Democrata, em 2016. Com uma campanha surpreendente, baseada em inúmeras pequenas doações e sem os super comitês de arrecadação que caracterizam as candidaturas dos dois grandes partidos norte-americanos.
        Sua mensagem conseguiu congregar mesmo aqueles que sempre estiveram apartados da política, cativando em especial os jovens. Milhares de voluntários acreditaram que o parlamentar poderia ser um ponto de virada na recente história do país, que teve no crescimento da desigualdade uma das suas principais marcas.
      Novamente candidato na eleição presidencial em 2020, Sanders voltou a inflamar multidões, tornando-se um dos favoritos para a nomeação democrata e peça-chave na oposição a Donald Trump. Agora, ele conta com um movimento junto de si que congrega diversos segmentos de todo o país.
       Novo lançamento da Letramento, "Bernie Sanders: A Revolução Política Além do Voto", é um livro para entender por que, mais do que a batalha do voto a voto, o que está em jogo na disputa política dos Estados Unidos é a capacidade de denunciar que existe, sim, um sistema que sustenta de forma promíscua as relações entre o que acontece no dia a dia das pessoas e a postura do Estado ao estabelecer suas parcerias, formais e informais, com os poderes econômico-financeiros. E sobre a esperança de Bernie Sanders de que esse sistema pode ser transformado.
       A obra foi escrita por Glauco Faria,  jornalista graduado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), editor na Rede Brasil Atual, apresentador do Jornal Brasil Atual e ex-editor-executivo da revista Fórum e por Vinicius Gomes Melo, escritor, roteirista e jornalista. Ele formou em Relações Internacionais, passou pelas redações do site Outras Palavras e da revista Fórum e também é autor de Entre Espelhos e Fumaça, lançado também pela Letramento.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts