Lenio Streck lança 2ª edição do Dicionário de Hermenêutica

março 10, 2020

            O Professor Lenio Luiz Streck apresenta o Dicionário de Hermenêutica em novo formato. A obra é um projeto inovador que apresenta os verbetes fundamentais das diversas áreas temáticas com didática para os leitores iniciantes, e sólido fundamento teórico para pesquisadores e profissionais, tornando acessível à comunidade jurídica as ideias, técnicas e conceitos de sua ciência.
            Quantos tipos de positivismo existem? O que há de comum nos diversos positivismos? E o que é isto – o pós-positivismo? Estes temas centrais compõem este conjunto de verbetes que são – todos – analisados à luz da Crítica Hermenêutica do Direito. Em todos eles, o Dicionário apresenta uma descrição imbricada com uma prescrição acerca de como devemos compreender os institutos.
           O Dicionário nasceu com 40 verbetes, em sua primeira edição. Agora possui 50 e contém ampliações e revisões. Foram acrescentados os seguintes verbetes: Valores, Cognitivismo e Não Cognitivismo Moral, Dualismo Metodológico, Livre Convencimento, Livre Apreciação da Prova, Precedentes, Voluntarismo, Literalidade, Jusnaturalismo e Autonomia do Direito, que formam, ao lado de Positivismo, Giro Linguistimo, Ptincipios, Pampricipiologismo, Pragmatismo, Verdade, Resposta Correta, Solipsimo e mais dezenas de temas, o mais completo Dicionário de Teoria do Direito.
           Lenio Streck é Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito do Estado pela UFSC. Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (RS) e da Universidade Estácio de Sá – UNESA (RJ). Professor Visitante da Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia) e de outras Universidades internacionais. Presidente de Hona do Instituto de Hermenêutica Jurídica – IHJ. Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. Ex-Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado.





You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts