Intelectuais Negras Brasileiras

maio 20, 2020


A intelectualidade nunca se restringiu ao pensamento masculino e branco, porém, nas últimas décadas, foram estes que tiveram holofotes. Agora, cada vez mais, as mulheres negras tem disputado um lugar que sempre lhes foi de direito como faz a pesquisadora Ana Claudia Jaquetto Pereira. 


Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, Ela foi bolsista Capes/Fulbright (2012-2013) e estudou na Universidade de Maryland, sob supervisão de ninguém mais ninguém menos que Patricia Hill Collins.


 Desde 2009, Ana atua em ONGs e organismos internacionais na temática de políticas públicas e gênero e raça.


Em 2019, ela publicou seu primeiro livro com a Letramento, Intelectuais Negras Brasileiras: horizontes políticos, com prefácio de Patrícia Hill Collins. 




Baseado em sua tese de doutorado, a obra traz, por meio da análise de textos escritos e entrevistas com as ativistas, uma síntese dos elementos principais do pensamento político de intelectuais negras. 

Recentemente, a emergência dos estudos de gênero, raça e classe tem contribuído para chamar atenção para as injustiças a que estão submetidas as mulheres negras. 


Mas poucas pesquisas se dedicaram às formas de resistência e às propostas de transformação produzidas por este grupo como faz Ana Claudia.


Sua obra mostra que, ao refletir sobre o contexto em que vivem, as militantes do movimento de mulheres negras brasileiras foram capazes de criar um pensamento social e político original. 


Apresentando vozes de intelectuais até então marginalizadas, o livro oferece uma perspectiva inovadora para o debate global sobre interseccionalidade, com contribuições para quem quer entender o Brasil contemporâneo e mudar o mundo.


Intelectuais Negras Brasileiras: horizontes políticos está disponível em nosso site.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts