Por que comprar na pré-venda?

dezembro 02, 2020






Como um bom fã de livros, você com toda certeza já deve ter visto editoras por aí fazendo pré-vendas de alguns de seus próximos lançamentos. Mas, você já se perguntou por que a pré-venda é tão importante para as editoras e seus autores? 


Muitas pessoas não conseguem entender qual o sentido da pré-venda e, por isso, se sentem desmotivadas a comprar um livro antecipadamente quando podem simplesmente adquiri-lo após o seu lançamento, sem ter que esperar por ele. 


Com o intuito de tirar todas as dúvidas em relação a esta prática, vou explicar um pouco da importância da pré-venda para o mercado editorial, além de tentar te convencer a apoiar as próximas daqui para frente. Que tal? Vem comigo!


O que é uma pré-venda?


Basicamente, a pré-venda é um período de tempo em que se pode comprar um livro mesmo quando ele ainda está em processo de produção e finalização. É uma espécie de reserva antecipada do produto.

Muitas editoras colocam pré-vendas com tempo delimitado de 30 a 45 dias e, durante esse período, os leitores são convidados a fazer uma compra antecipada para reservar esse produto e apoiar o projeto antes que ele fique pronto. 


Para conquistar esses leitores, algumas editoras até oferecem condições especiais para compra neste período, como desconto no preço de capa, brindes exclusivos e recebimento antecipado da obra. Legal, né?


Por que é importante?


A pré-venda é um período significativo para o autor, que já começa a divulgar seu livro, conquistar público e causar um burburinho. Dentro desse período de tempo, o autor e a editora se mobilizam para divulgar a obra e para tentar conquistar novos leitores.


A pré-venda é muito importante para garantir vendas positivas para o livro e também ajudar os outros lançamentos da casa, pois ela é responsável pelo retorno financeiro inicial com o qual a editora arca com os custos de produção do livro.


É uma forma de adiantar recursos financeiros não apenas para as despesas iniciais do título em pré-venda, mas também para futuros lançamentos da editora. A pré-venda é especial para toda a cadeia do livro, desde o autor que escreveu a obra, a editora e seus funcionários, até as livrarias e livreiros que podem ser guiados pelo seu resultado para fazer pedidos da obra.


Resumidamente: adquirir livros na pré-venda é uma ótima forma de apoiar autores estreantes e editoras brasileiras. Isso porque os gastos iniciais de uma publicação são altos, já que todo o processo produtivo de uma obra envolve diversas etapas de produção com variados profissionais diferentes, mas com o apoio dos leitores, editoras e autores conseguem arcar com os custos e investir em novos projetos!


Ou seja, ao comprar na pré-venda, além de ajudar o autor e a editora (o que já é MUITO significativo, viu?) você garante seu exemplar, que será enviado assim que o livro ficar pronto, podendo recebe-lo antes mesmo que ele vá para livrarias.


E, aí? Consegui te convencer a comprar na pré-venda daqui para frente? Me conta nos comentários <3


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts