Lançamentos de Maio

junho 04, 2021

Você já conferiu os lançamentos de Maio da Letramento? Gostaríamos de te mostrar quais foram os últimos livros publicados por nós nesse mês.

Aposto que tem algum que vai te interessar, tem muita coisa incrível. Separa um espacinho na estante e vem com a gente: 

Georges Abboud




 








Novo lançamento da Letramento, Democracia para quem não acredita de Georges Abboud, é fruto da crença de que é possível trocar o combo negacionista (fake news + teoria da conspiração) por uma confiança na democracia e em suas instituições.

 

Este livro tem como propósito de trazer esse debate para fora dos espaços digitais e é uma oferta quase imperdível: traga seu antigo conspiracionismo e leve o bom senso democrático para casa. Democracia para quem não acredita é feito e dedicado a cada indivíduo descrente na democracia, na esperança de lembrá-lo de sua existência política.  Leia mais.


O melhor de nós

Victória Cunha

 










Fazer um intercâmbio é uma virada de chave na vida, e Sophia sentiu isso na pele. Se mudou para a Alemanha aos 16 anos para fazer um curso intensivo de jornalismo, mas seus planos mudaram quando conheceu Liam, um outro intercambista dos Estados Unidos.

 

Entre adaptações com a cultura alemã, aprendizado de um idioma totalmente diferente e viagens pela Europa, a brasileira Sophia se envolveu mais do que imaginou e acabou vivendo o melhor ano de sua vida.  Leia mais.


Afrobeat: diálogos em música e relações raciais

André Feres




 








O afrobeat, movimento cultural cuja expressão principal é o gênero musical homônimo, foi em grande parte concebido pela figura do multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti no início dos anos 1970, que o utilizou como um importante veículo de contestação política e de afirmação da identidade negra.

 

Buscando compreender as rotas atlânticas que trouxeram o Afrobeat nigeriano ao Brasil, André Feres deslinda as trajetórias de personagens fundamentais para sua difusão. Leia mais.


Cidade Pirata

Victor Belart




 








Cidade Pirata apresenta o intenso movimento de festas e blocos independentes no Centro do Rio de Janeiro entre 2010 e 2020. A potência da cultura que se espalhou pelos espaços públicos em plena cidade transformada para os megaeventos. Um furacão sonoro e visual que permaneceu nas ruas mesmo diante do aumento da repressão.

 

Uma catarse que começou chamada de não oficial e foi mais do que oficializada por seus frequentadores que seguiram aumentando ano a ano. Festa, política, consumo e cultura entre praças, túneis, mergulhões, barcas e viadutos. A cidade redescobrindo a si mesma na rua. Leia mais.


Pra que varanda se a vista é feia?

Sandra Acosta




 








As reflexões de uma mulher na faixa dos trinta anos a respeito das surpresas e desafios da vida cotidiana: essa é a premissa do livro de crônicas Pra que varanda se a vista é feia? , escrito por Sandra Acosta.

 

As crônicas deste livro foram escritas ao longo dos últimos anos a partir de certos movimentos pessoais da autora, como a mudança de Curitiba para São Paulo, a reconexão com a ancestralidade, suas viagens, a transição de carreira, a temporada na França e a volta ao Brasil por conta da pandemia da COVID-19.  Leia mais.


No vazio da mente

Felipe Valentim




 








No Vazio da Mente é um compilado de poemas que retratam a juventude desde os amores da adolescência até os conflitos presentes de um mundo em crise. O que se pode fazer quando o mundo colapsa ao nosso redor? O que se pode esperar do futuro quando ele parece cada vez mais apocalíptico?

 

Ficamos presos em um ciclo de angústia e medo. Suprimimos essas emoções para não parecermos fracos. Mas uma hora, esse turbilhão escapa - e inunda tudo ao redor. Este é um livro sobre as angústias atuais da juventude. Leia mais.


Mandaqui, Imirim e Santa Cecília

Marcello Stella




 








A crônica que dá título ao livro Mandaqui, Imirim e Santa Cecília remete ao livro de João Antonio, Malagueta Perus e Bacanaço, onde o cronista acompanha as três personagens do título que flanam por São Paulo e contam a história de uma madrugada paulistana.

 

Nesta obra, o leitor tem acesso a histórias de simplicidade e singeleza: uma viagem de ônibus, um jogo de bocha, uma memória de um parente, um fracasso amoroso, um encontro com o passado ditatorial mal resolvido do país. Leia mais.


Caderno Inacabado

Thamires Aragão




 








As rasuras no gibi antigo. O primeiro beijo. Aquela estrela cadente que riscou o céu de outubro. Gosto de café passado. Qual lembrança você guardaria no seu coração?

 

Caderno Inacabado é uma história de amor construída com resquícios de recordações, recortes temporais de um relacionamento com inúmeros fins e recomeços. O amor, que é abordado de forma lírica e sensível, se vê abalado quando Cora é diagnosticada com Alzheimer. Desde então, o mundo construído pelo casal desmorona. Cora passa a ter a mente flutuante. Leia mais.


Caroço de Acerola

Cris Landa




 








As palavras tentaram explicar o mundo para Cris Landa, então ele anotou o que entendeu em seu primeiro livro pela Letramento, Caroço de Acerola.

 

Este livro é uma coleção de ideias em verso e prosa sobre tudo o que há de mais comum entre os nossos corações. Saudade, medo, dúvida, alegria, amor, raiva, tristeza e mais uma porção de coisas que a gente sequer sabe dar nome. Você vai achar até que toda página é sobre a sua vida - e talvez até seja. Leia mais.



E, aí? Curtiu os livros? Comenta aqui qual você ficou com mais vontade de ler e fica de olho nas nossas redes sociais que sempre estamos trazendo indicações por lá.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts