5 livros incríveis para aprofundar o debate sobre raça no Brasil

julho 08, 2021





 Ao invés de dizer que não entende sobre questões raciais e não há nada que você possa fazer, leia livro de autores negros que abordem a temática e estude!

O negócio é o seguinte: para a gente começar a falar mais sobre raça e levar as discussões para o nosso dia a dia, também é preciso entender, conhecer e refletir sobre.

Leia autores negros.

Leia e ouça o que eles tem a dizer.

Não só em novembro.

Agora, confere só essa seleção de livros incríveis para aprofundar o debate sobre raça no Brasil:

A cor das empregadas
Tamis Porfírio



 














A partir de relatos de trabalhadoras domésticas do Rio de Janeiro, este livro busca captar as desigualdades vivenciadas por essas mulheres em seu ambiente de trabalho e no relacionamento com seus patrões.

 

O objetivo é tentar compreender como as relações sociais de raça, classe e gênero podem moldar e interferir em tais relacionamentos e produzir um cotidiano de trabalho, por muitas vezes exploratório, servil e humilhante. Situação que interfere não apenas nas relações laborais, mas também na construção individual dessas mulheres trabalhadoras.  Leia mais.


O lado negro do empreendedorismo
Maria Angélica Santos




 













Esta obra é um indicativo claro do movimento dos corpos negros de se colocarem como protagonistas de suas histórias e de suas teorias e de toda a potência que isso comporta.

 

No livro a autora demonstra, não apenas como o empreendedorismo é um fator de libertação, cura e valorização racial e cultural, como também, como o próprio ato de escrever e publicar sobre todas essas questões faz com que os autores e as autoras negras abram espaços centrais de reflexão e de novas abordagens e metodologias.  Leia mais.


O Pensamento de Angela Davis

Bruna Santiago




 













O presente livro busca trazer um panorama da produção intelectual de Angela Davis e suas respectivas contribuições no que tange a análise das lutas por emancipação das mulheres negras e suas táticas de resistência em diversas temporalidades históricas.

 

Buscando enfatizar o fio da história que se desenrola desde a escravização até os dias atuais, Bruna apresenta as continuidades históricas e as novas formas de racismo que se apresentam e continuam embarreirando a trajetória da população negra. Leia mais.


Serviço social e luta antirracista

Tales Moreira




 













Esse livro tem como eixo condutor a discussão do racismo estrutural no Brasil, bem como sua intrínseca e sistemática relação com o sistema de exploração/dominação capitalista, demarcando o longínquo histórico de luta e resistência antirracista no país.

 

Também evidencia a premente necessidade do Serviço Social brasileiro ter na ordem do dia esse debate - tanto no campo da formação, quanto do trabalho profissional -, por compreender que isso é pressuposto para a garantia da coerência com a direção emancipatória da profissão. Leia mais.


A discriminação racial nas relações de trabalho

Alexandre Pereira



 













Na atual realidade brasileira, seja no âmbito laboral ou social, tornou-se comum relatos de condutas discriminatórias baseadas no critério da raça. O livro parte deste cotidiano para buscar o conceito de discriminação racial e analisar as leis existentes no sistema normativo brasileiro que combatem práticas discriminatórias no ambiente de trabalho.

 

A conexão entre o fenômeno social da discriminação e direito do trabalho é uma discussão ainda inédita no Brasil, a qual instigará no leitor a reflexão sobre ações antidiscriminatórias realmente eficazes, revelando-se uma alternativa interessante para estudantes, pesquisadores, trabalhadores e público em geral.  Leia mais.



Curtiu os livros? Não deixa de deixar nos comentários indicação de outras obras que também podem  ser super importante para ampliar vozes negras e aprofundar o debate em torno de raça em nosso país!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts