5 livros para os fãs de reportagem

agosto 26, 2021

Os livros-reportagem estão situados em um segmento da literatura voltado para os adoradores do gênero jornalístico. Essas obras, por muitas vezes, são o resultado de reportagens e pesquisas extensas, que visam dar visibilidade a determinados temas e minorias. 

Através do jornalismo investigativo, é possível que os autores entreguem verdades ocultas e noticiem os lados negligenciados da história.   


Portanto, como grandes fãs dessa temática, resolvemos apresentar a vocês 5 livros-reportagem incríveis! Confira a seguir: 


1) VAZIO DAS ÁGUAS 

João Pedro Ramalho Martins




















Até que ponto a construção de uma hidrelétrica pode modificar a vida de quem mora às margens de um rio? No norte baiano, a Barragem de Sobradinho impactou a vida de milhares de ribeirinhos, que tiveram suas histórias de vida silenciadas.


Quarenta anos depois, o autor rompe com o silêncio e mergulha nas memórias de moradores de uma comunidade rural quase esquecida, para, com muita poesia, narrar neste livro-reportagem os efeitos sobre a economia, a vida em sociedade e a produção agrícola.



2) BRUMADINHO: A ENGENHARIA DE UM CRIME

Lucas Ragazzi / Murilo Rocha




















Não foi acidente. A frase pintada em cartazes de protesto logo após a maior tragédia socioambiental da história do Brasil país não estava errada. A Vale sabia dos riscos elevados de ruptura da barragem da mina de Córrego do Feijão pelo menos desde o segundo semestre de 2017 e podia ter evitado a morte de 270 pessoas e danos à bacia do rio Paraopeba.


O desastre de Brumadinho deixa um rastro documentado de negligência com a vida humana e com o meio ambiente. Obra baseada nas investigações da força-tarefa da Polícia Federal, comandada pelos delegados Cristiano Campidelli, Luiz Augusto Pessoa Nogueira, Rodrigo Teixeira e Roger Lima de Moura.


3) EU, PRETA

André Bisneto




















Em um céu de nuvens feitas de algodão branco, branquíssimo, mãos escuras tentam alcançá-las. Mas é preciso cuidado para não manchar. Não pode sujar. Não pode roubar a pureza que há na cor. Fatalmente, as mãos negras de Preta ficam sujas tocando nuvens tão repugnantemente alvas.


Um livro-reportagem, seis protagonistas e uma história: a de mulheres negras brasileiras. Um livro sobre identidade racial, abandono, solidão afetiva, memórias e resistências. 



4) SOBRE OS DIAS QUE EU NÃO GOSTARIA DE TER QUE CONTAR 

Flávia Gândara Simão

















Esta obra traz as vozes de mulheres violentadas, que integram as estruturas do sistema carcerário feminino, mostrando que essas precisam ser ampliadas e ecoadas até que suas vivências não sejam mais contadas, e sim, transformadas.

"O Estado não te dá nada. Ele te joga numa caixa suja, como se você fosse um bicho que não precisa de nada Tati. Sobre os dias que eu não gostaria de ter que contar traz ao papel o que na vida faz arder. Talvez seja pretensão ou inocência acreditar que folhas transmitem dores sentidas na carne."


5) SILÊNCIOS QUE ECOAM

Dayane Kesia Alves Da Silva




















A ficção muitas vezes se apresenta como uma estratégia lúdica de representação da realidade. Mas, neste Livro-Reportagem, a objetividade jornalística cede espaço para a criatividade da autora, para narrar a história de vida de três homens, que, mesmo estando atrás das grades, continuam tirando a liberdade de suas vítimas.

Em paralelo, há a vida de três mulheres livres, que se encontram presas as duras lembranças de um crime. O único fato comum entre eles e elas é a Cultura do Estupro, suas causas e consequências.



E aí? Curtiu as dicas? Não deixe de comentar qual te interessou mais e compartilhar com quem também ama livros de reportagem! <3 E se você está procurando por mais conteúdos jornalísticos, confere só essa entrevista incrível com os autores do livro Brumadinho: A Engenharia de um crime, clica aqui!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts