Lançamentos de Setembro

agosto 30, 2021

Você já conferiu os lançamentos de Setembro da Letramento? 

 

Gostaria de te mostrar quais foram os livros publicados por nós que estarão disponíveis nesse mês. Aposto que tem algum que vai te interessar, tem muita coisa incrível <3 

 

Confere só:



Rosa Juliana Cavalcante da Costa









Resultado da dissertação de mestrado da autora, o livro discute a relação entre trabalhadores e sindicatos sob influência de um modelo neoliberal predominante no país a partir da década de 1990.

Por meio de pesquisa semiestruturada, volta-se ao âmbito acadêmico e dialoga com trabalhadores-graduandos do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de maneira a apurar as vivências, expectativas e receios desses trabalhadores com suas respectivas entidades representativas, buscando ainda compreender o papel desempenhado pela universidade na formação política e na consciência social daqueles que vivem-do-trabalho, no âmbito amostral escolhido.

2) Cabelo Ruim? Que mal ele te fez? 

Katia Maria dos Santos Barbosa









Cabelo ruim? Que mal ele te fez? é resultado das experiências de racismo vividas pela autora, especialmente durante sua gestação, em relação ao cabelo crespo de sua filha, provocando-lhe uma inquietação para escrever sobre o tema. Este conto literário discute o racismo que é vivenciado por várias meninas e mulheres negras em relação à estética, particularmente o cabelo crespo.

 O objetivo deste conto é colaborar para a efetivação de políticas antirracistas que ajudem a promover o empoderamento de meninas e mulheres negras, através da construção e fortalecimento da autoestima, da autoaceitação, da autovalorização e do autoamor para a formação de uma identidade negra e feminina positiva. Este livro ajuda nas reflexões sobre o racismo e na criação de uma rede de solidariedade para seu enfrentamento.

3) Pós-colonialidade explicada às crianças 

Santiago Castro-Goméz









Muito do que hoje se vende, então, como teoria decolonial no mercado acadêmico não é outra coisa senão a projeção de um conjunto de intelectuais brancos que, a maneira dos novos antropólogos , pretendem falar com excelência das comunidades indígenas, negras e campesinas da América Latina. 

Como se descolonizar o pensamento explicasse na exotização de tudo aquilo que a modernidade não conseguiu incorporar na sua lógica e que agora deve ser resgatado diante do imperativo moral de salvar o planeta. 

Tal o é, que o leitor brasileiro que tenha em mãos este livro, deve entender que aquilo que encontrará aqui não diz respeito ao que atualmente se apresenta como pensamento decolonial , mas, de fato, um momento anterior a este trágico desenvolvimento.

O livro conserva, neste sentido, um valor como exercício arqueológico, entretanto não deve ser confundido com a prédica moralizante contra todo o moderno defendido por almas belas e bem-pensantes, não raro carentes de horizonte político.

4) Censura Judicial 

Bárbara Pombo 









Neste livro, a jornalista Bárbara Pombo desvenda como o Supremo Tribunal Federal tem respondido a casos de censura judicial. A partir da análise de dezenas de decisões proferidas em reclamação, ela identifica os argumentos utilizados pelos ministros para cassar ou manter ordens de remoção de conteúdos da internet ou de dever de abstenção a comunicadores. 

Na rota de choque com os direitos à personalidade, a liberdade de imprensa tem sido protegida preferencialmente pela Corte Constitucional brasileira, como prometeu na ADPF 130, julgada em 2009?

Para além de uma defesa retórica da liberdade de imprensa, a pesquisa aponta que a maioria dos ministros acaba, na prática, chancelando atos de censura judicial. 

Fruto de pesquisa realizada na Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (sbdp), o livro se apresenta como fundamental para a compreensão dos reais obstáculos para a concretização da liberdade de imprensa como pilar da democracia.


E, aí? Curtiu os livros? Comenta aqui qual você ficou com mais vontade de ler e fica de olho nas nossas redes sociais que sempre estamos trazendo indicações por lá.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts