Por dentro da equipe da Letramento

agosto 20, 2021


Olá, leitores de plantão! Como vocês sabem, em agosto sempre fazemos aniversário e reservamos essa parte do mês para trazer curiosidades legais sobre a editora.  O Grupo Editorial Letramento surgiu em 2013 com o sonho de lançar novos autores, publicar histórias apaixonantes e apoiar ativamente o desenvolvimento social por meio da publicação de livros. 

Durante os nossos 8 anos de existência, diversas pessoas talentosas já passaram por nossa equipe. Hoje, contamos com 10 funcionários fixos e diversos freelancers que fazem a Letramento ser quem é e nos ajudam a continuar com a nossa missão espelhar a pluralidade de pensamentos e vivências.

Mas, quem são essas 10 carinhas que fazem o Grupo Editorial Letramento existir e respirar literatura? Vamos apresentar para vocês cada um delas <3 Confira!

Diretoria

1) Gustavo 
















Sócio fundador e diretor editorial do grupo Letramento, Gustavo acredita que livros são a única coisa que sabe fazer na vida. Fez logística, tentou ser historiador e até engenheiro mecânico. Mas acabou se especializando em publicações mesmo.

Tem 20 anos de mercado editorial e passou por outras 4 editoras e dois jornais antes de fundar a Letramento com os amigos Claudio e Júnior.

Foi um dos cinco “jovens” talentos do mercado editorial em 2017 e é pai do cascão, o cachorro mais legal do mundo.

Raio X Literário

Gênero favorito: Não Ficção.

Livro Favorito:  Alta Fidelidade – Nick Hornby

Formato Favorito: Livro Físico

2) Júnior



















Júnior administra financeiramente e coordena as atividades de apoio na empresa. Contratos, implantações, sistemas e planilhas são suas prioridades diárias, sempre tentando livrar o Editorial de ter que se preocupar em outra coisa que não produzir grandes livros. 


Desde 2016 executa estas funções, mas também mantém o foco em novos negócios, essenciais para a continuidade evolutiva da Letramento.


Raio X literário


Gênero favorito: Romance


Livro favorito: O conde de monte cristo - Alexandre Dumas


Formato favorito: E-book



3) Claudio 


















Cláudio é socio e co-fundador da Letramento, lá em 2013. Em razão de sua moradia no exterior, ele sempre foi os olhos da editora para os projetos internacionais, além de sempre colaborar na construção de um ambiente organizacional eficiente, com suas experiências.

Raio X literário

Gênero favorito: Business e economia

Livro favorito:  Sucesso e Sorte: Mito da meritocracia Robert H. Frank

Formato: E-book


Editorial

1) Sarah
















Sarah é estudante de letras e desenvolve pesquisa na área de poesia portuguesa contemporânea. Lê compulsivamente e acumula livros com igual dedicação.

Ela entrou para equipe neste ano e trabalha nos livros Temporada de Originais como assistente editorial.

No seu tempo livre, além de ler bastante, estuda idiomas e mantém um blog onde comenta suas leituras e posta textos autorais. Sarah também é apaixonada por confeitaria e está sempre procurando novas receitas de pães e bolos.

Raio X literário

Gêneros favoritos: Prosa intimista e Poesia Contemporânea

Livros favoritos: Lavoura Arcaica - Raduan Nassar e Estorvo - Chico Buarque

Formato favorito: Livro físico


2) Matteos
















Matteos é um apaixonado por esportes e leitura. Seus tipos de livros favoritos são biografias e livros esportivos, mas também adora viajar numa ficção.

Arrisca jogar futebol no seu tempo livre. Torcedor do Atlético Mineiro, frequenta os jogos sempre que podia.

Faz parte da equipe Letramento desde janeiro de 2021 e atua como assistente editorial, tratando principalmente dos livros da Temporada.

Raio X literário

Gênero favorito: Biografia e esporte

Livro favorito: O negro no futebol brasileiro - Mário Filho

Formato favorito: Livro físico

3) Lorena
















Lorena é editora, revisora e adora contestar contextos com textos. Apaixonada pelo mundo das letras é bacharel em Edição de Textos e Estudos Literários, e agora está cursando o mestrado em Literaturas Modernas e Contemporâneas.

Ela entrou para a equipe em 2016 como estagiária, à medida que foi se qualificando se tornou assistente editorial e agora se concentra em editar e lapidar diversos livros do catálogo do Grupo Editorial Letramento.

No seu tempo livre, curte tomar chá de limão e gengibre enquanto ouve, assiste e pesquisa o que estão falando sobre o universo literário, além de ouvir podcasts sobre assuntos diversos.

Raio X literário

Gênero favorito: Romance, crônica e conto

Livro favorito: O papel de parede amarelo - Charlotte Perkins Gilman

Formato favorito: depende, rs. Alguns livros faz questão de ter a edição; mas por querer praticidade, outras vezes acaba optando pelo e-book.

Comunicação

1) Giulia
















Giulia é uma baiana em terras mineiras.  Jornalista e comunicadora no horário comercial, com um MBA em Comunicação e Marketing, ela é completamente apaixonada por livros. Quando não está trabalhando neles, está os lendo.

Ela entrou para equipe em 2019 como assistente editorial e agora é responsável pela parte gestão de comunicação e marketing do Grupo Editorial Letramento.

No seu tempo livre, além de ler muitos livros, compartilha sobre eles em seu perfil literário, escreve para sua newsletter e gosta de praticar corrida logo cedo de manhã.

Raio X literário

Gênero favorito: Poesia e Romance (pode ser mais de um?)

Livro favorito: A vida do livreiro A.J Firky - Gabrielle Zervin

Formato favorito: Livro físico


2) Carol
















Carol é estudante de jornalismo e produtora de conteúdo literário nas horas vagas. Leitora desde os 12 anos de idade, ela está realizando o sonho de trabalhar com aquilo que mais ama: livros!

Dentro do Grupo Editorial Letramento, ela é a mais nova integrante da equipe e atua como assistente de marketing. Para que seu dia seja perfeito, basta que ele seja finalizado com uma boa história nas mãos, um edredom quentinho e seu filho de quatro patas ao seu lado.

Raio X literário

Gênero favorito: Romance

Livro favorito: Os sete maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid

Formato favorito: Livro físico

Designers

1) Luís
















Luís é Designer Gráfico e apaixonado pela área editorial. Acredita na educação e vê nos livros uma forma fundamental de desenvolvimento das pessoas.

Está na equipe desde 2016, faz capas, diagramação e auxilia no gerenciamento dos livros. Antes fazia livros didáticos, hoje os literários tomam conta de sua vida.

Nas horas vagas anda de bicicleta, escuta samba, faz churrasco e mais livros, isso tudo com Elis no colo.

Raio X literário

Gênero favorito: Biografia Musical

Livro favorito: Torto Arado - Itamar Vieira Junior 

Formato favorito: Livro objeto

2) Gustavo Zeferino
















Zeferino é designer gráfico, gordito e cansadito. Apaixonado por belas lombadas, papeis de alta gramatura e vários outros acabamentos gráficos. Segue encantado com a enorme gama de possibilidades no desenvolvimento de um livro.


Atua com Designer Editorial e entrou para equipe provisoriamente com diagramador em 2017 e agora é parte do Grupo Editorial Letramento. 

No seu tempo livre, além de comprar mais livros que consegue ler, assiste desenhos e cantarola errado musicas infantis.


Raio X literário

Gênero favorito: Fantasia

Livro favorito: Coraline - Neil Gaiman

Formato favorito: Livro físico



E, aí? Curtiu conhecer um pouco mais da nossa equipe? <3 Comenta aqui embaixo se você já conhecia ou teve contato com algum dos nossos colaboradores! 


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts