5 dicas para autores impulsionarem a divulgação de seus livros

setembro 22, 2021

Lançar um livro não é tarefa fácil. O processo de escrita pode ser, por muitas vezes, exaustivo e tempestuoso. E infelizmente, ao contrário do que muitos pensam, as coisas não facilitam completamente após tê-los em mãos.

A realidade de autores e editoras independentes não é das mais simples, quando tratamos de um país onde a literatura ainda é pouco valorizada. 


Fazer um nome no mercado editorial, que publica dezenas de livros de temas e abordagens diferentes todos os dias, não é uma tarefa simples. Entretanto, nós acreditamos que essa tarefa se torna menos complicada se existir um trabalho integrado de divulgação entre os envolvidos na publicação.


Por isso, hoje viemos apresentar algumas dicas para vocês, que buscam meios de alcançar novos leitores através de suas palavras e querem crescer no mercado editorial.


Prepare o bloquinho e vem com a gente:


1. Utilize suas redes sociais 


A primeira estratégia (e uma das mais importantes) que você deve seguir, é a de aproveitar seus perfis nas redes sociais para criar conteúdos sobre sua obra. 


Vale de tudo: você pode fazer conteúdos informativos, apresentar a edição física do livro, fazer sorteios, postar trechos interessantes, etc. 


É interessante manter suas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram atualizadas com conteúdos bem legais sobre o livro. Comece divulgando a futura publicação, isso já deixa o público engajado. Publique sobre o passo a passo da produção do livro, o que você está produzindo e o que já foi feito. 


Esse alcance é de suma importância para os escritores de primeira viagem e auxilia imensamente para conquistar novos leitores e criar laços com aqueles que já os acompanham.


É um diferencial gravar vídeos, TikTok, Reels e produzir conteúdos paralelos, como por exemplo algum trecho do texto, algo que engaje os leitores e os deixem curiosos sobre a obra. Sorteios também são uma ótima forma de alavancar leitores.


Dica de ouro: O Twitter é uma rede que está super em alta para autores nacionais. Os leitores amam interagir de pertinho com escritores  <3


2. Apresente sua obra 


Crie um release de seu livro, texto destinado a jornalistas, que tem como objetivo informar sobre o que se trata a obra, quando será o lançamento e outras informações que sejam pertinentes para a divulgação.


Envie para sites, blogs, jornais e podcasts que possam estar interessados em apresentar seu lançamento para o público! 


Caso você conheça pessoas que trabalham em meios de comunicação ou que são influentes nas redes sociais ou que conheçam pessoas influentes, não tenha medo de pedir ajuda também. Pode ser interessante sugerir para elas escreverem uma resenha sobre seu livro para te ajudarem na divulgação.


3. Humanize seus personagens 


Que tal utilizar o personagem principal de sua história para conquistar a curiosidade do seu público leitor?


Fale um pouco sobre ele e mostre como é sua personalidade e suas características principais. As pessoas gostam de ler histórias nas quais elas se sintam conectadas, então abuse da capacidade de persuasão que o protagonista de sua história possui! 


4. Faça parcerias    


Outra estratégia excelente para quem está começando o processo de divulgação, é a de entrar em contato com influenciadores literários e propor parcerias! 


Achou algum influenciador que se enquadre em seu estilo? Então você pode, por exemplo, enviar um exemplar de sua obra para que a pessoa possa ler e posteriormente criar conteúdos, como resenhas, para seus seguidores. 


Dessa forma, você alcançará públicos ainda maiores que os seus, e também contará com a avaliação desses influenciadores para mostrar em suas redes.  O trabalho desses blogueiros pode ampliar consideravelmente o alcance da sua obra que será divulgado a um público de leitores ansiosos por novidades.  


5.  Mobilize sua rede de contatos


Converse com seus amigos e familiares com antecedência sobre a publicação do livro e peça que eles o apoiem durante o lançamento! Em um primeiro momento, são eles que ajudarão as vendas de forma expressiva. 


Então, sugerimos que você, caso tenha e-mails de contatos profissionais/ pessoais/ familiares, envie release divulgando o seu livro, falando sobre a importância de garantir os exemplares, pedindo o apoio de forma sutil, mas expressiva. 


Além disso, pode ser interessante também enviar uma mensagem para os seus contatos no WhatsApp com as artes do livro, pedindo o apoio para seus conhecidos. 


Mais do que apenas postar nas suas redes sociais, esse contato do autor com o próprio público e o próprio círculo é o que mais faz a diferença!


 E aí? Curtiu as dicas? Caso tenha outra, não deixe de comentar! E nos siga em nossas redes sociais, pois estamos sempre criando conteúdos incríveis para escritores!  <3 

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