A importância de personagens com transtornos psicológicos para literatura

setembro 10, 2021


Você sabia que hoje, dia 10 de Setembro, é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio? 

Esta é uma data super importante, que deve ser lembrada não somente durante o Setembro Amarelo, mas ao decorrer de todos os outros dias do ano.

Este dia de conscientização vem tomando cada vez mais força nos últimos anos e esse tema tem recebido cada vez mais visibilidade durante o período pandêmico em que estamos vivendo.

Com essa notoriedade voltada para os transtornos psicológicos, é comum que notemos uma quantidade maior de representações em filmes, séries e outros setores midiáticos.  

Mas e nos livros? Há essa representatividade?


Atualmente, o mercado editorial tem contado cada vez mais com livros destinados ao público interessado nessa temática. 


Há os famosos livros de autoajuda, onde os autores focam no desenvolvimento pessoal dos leitores, e há os livros de ficção, que podem conter personagens com determinados transtornos.


Quais são os benefícios desse tipo de representatividade?


Ao ler um livro, o leitor se transporta para novos lugares e se permite “viver” tudo aquilo que é apresentado na narrativa. 


Portanto, a representação de personagens que possuem quaisquer tipos de transtornos psicológicos pode levar o leitor a conhecer novas realidades e entender um pouco mais sobre determinadas doenças. 


Além disso, também pode servir de conforto e identificação para pessoas que já passaram por experiências semelhantes. Histórias bem construídas e feitas com responsabilidade podem fazer com que alguns leitores não se sintam sozinhos e encontrem motivação parar ultrapassar barreiras e procurar ajuda.


A demonstração de como pedir e como oferecer ajuda é essencial para transmitir apoio a esta causa e para auxiliar todos aqueles que estão passando por momentos difíceis, fazendo com que os livros possam auxiliar (até mesmo de forma inconsciente) nessa jornada. 


E por fim, ao representar essa parcela da população, o autor também estará contribuindo para que essas pessoas se sintam acalentadas e percebam que não estão sozinhas nessa luta.


Lembre-se: a literatura pode transformar vidas.

Você gostou de saber um pouquinho mais sobre esse tema? Então fique de olho, pois em breve traremos algumas indicações incríveis de livros nessa temática para vocês!  <3


*Caso necessite de ajuda, não se esqueça de procurar ajuda profissional ou disque 188 para obter o serviço de apoio do Centro de Valorização da Vida.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts