Livros para entender melhor a história do Brasil

setembro 07, 2021

Com a chegada do dia 07 de setembro, nada mais justo do que aproveitarmos esse momento para falarmos um pouquinho sobre a história do Brasil.

O estudo sobre nossa história é de extrema importância, para que possamos aprender com os erros (e acertos) dos nossos antepassados. Portanto, caso você esteja procurando adquirir conhecimento acerca desse tema, já prepare sua listinha, pois tem muito livro incrível por aqui!


De livros infantis a livros sobre a Ditadura Militar, o Grupo Editorial Letramento está sempre apostando em obras que nos ensinam sobre os diferentes períodos que já vivenciamos!


Confira a seguir:


INTEGRANDO A HISTÓRIA

Leonardo Chermont De Sá


















Em um lugar de destaque no debate sobre como enfrentar o desafio de tornar a escola mais atraente para os alunos está a criação de um currículo com disciplinas integradas. Entretanto, a integração curricular não é uma tarefa fácil. 


O que se ganha e o que se perde quando os saberes específicos de cada disciplina escolar aparecem integrados em um currículo? 


Partindo da análise dos cadernos de formação de professores do Pacto Nacional para a fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), “Integrando a História” reflete sobre o lugar que a História ocupa nessa nova proposta de configuração curricular e busca responder a essas perguntas.


COMO CONTAR A HISTÓRIA DO BRASIL PARA MEUS NETOS

Ricardo Faria


















Neste livro, foram selecionados alguns marcos significativos que motivam a discussão entre o avô e os netos. 


Nos diálogos, é valorizada a análise e interpretação de documentos visuais, extremamente significativas numa época em que, graças ao desenvolvimento tecnológico, os jovens estão sujeitos a imagens que se desenrolam freneticamente, o que os deixa sem condições de perceber os detalhes que marcam a produção imagética contemporânea.


KADDISH: PRECE POR UMA DESAPARECIDA

Ana Castro


















Escrever a biografia de uma pessoa desaparecida é como revirar escombros. A morte, por pior que seja, oferece um ponto final. Mas a pessoa desaparecida permanece muito viva nos cantos remotos da alma de quem sobreviveu a ela, bem ao lado das cicatrizes abertas. 


Esse livro conta a história de Ana Rosa Kucinski Silva. Uma das 210 pessoas que ainda estão desaparecidas, desde a época da Ditadura Militar.


A NEGAÇÃO DA LIBERDADE

Gabriela Barreto De Sá


















É por demais significativa a obra de Gabriela Barretto de Sá não somente por trazer a sempre necessária pesquisa sobre a sociedade escravista do Século XIX no Brasil, registrando a precariedade da liberdade e a condenável instituição oficial da escravidão tratada pela legislação penal e pelos tribunais da época, bem como a aceitação da impunidade e do casuísmo da lei.


Sobretudo, o indiscutível retrato da situação histórica da mão de obra escrava no Rio Grande do Sul, com sua presença na formação sócio-cultural do Brasil Meridional, tradicionalmente apresentado como um cenário povoado por brancos e por migrações européias. 


A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA POLÍTICA BRASILEIRA

Mônia Medeiros Lasmar


















O livro trata da influência da religião na política brasileira, especialmente no Congresso Nacional, devido à pressão exercida pela Bancada Evangélica. 


Apesar de garantida a liberdade religiosa, o intercâmbio entre religião e política pode afetar diretamente os direitos de alguns indivíduos, especialmente de grupos específicos, como homossexuais e mulheres. 


A ideia é dar informação histórica e atual suficiente ao leitor, para que ele mesmo faça a sua reflexão crítica sobre o tema, sem buscar verdades absolutas.


DE REALIDADE A CAROS AMIGOS: A TURMA DO EX-, IMPRENSA ALTERNATIVA E SEU LEGADO

Dalva Silveira


















Em 2009 um grupo de amigos cria o Instituto Vladimir Herzog (IVH) tendo como uma das suas principais missões a recuperação da história recente do Brasil, além da preservação da biografia de Vladimir Herzog. 


O lançamento do IVH teve a presença de mais de 2000 pessoas, mostrando como o tema desta história buscava um guardador. Este trabalho cuidadoso e profundo, nos ajuda a compreender a importância da imprensa alternativa e o contexto da época.


A VOZ E A PALAVRA DO MOVIMENTO NEGRO NA CONSTITUINTE DE 1988

Natalia Neris


















O livro aborda a tematização do racismo e das questões raciais no momento que inaugura as possibilidades de interlocução entre sociedade civil e instituições formais do Estado Brasileiro: a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) de 1987-1988. 


Através do estudo da atuação do movimento social na ANC e do balanço das inclusões e exclusões de dispositivos na Carta Constitucional, são apontados os desafios do tratamento da temática pelo Estado brasileiro, tarefa relevante passados exatos 30 anos da promulgação da Constituição brasileira, 40 anos de fundação do Movimento Negro Unificado e 130 da abolição da escravatura no Brasil.



Gostou das indicações? Me conta aqui nos comentários se você tem o hábito de ler livros sobre a história do Brasil! <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts