Dicas de como utilizar o recesso para escrever mais

janeiro 06, 2022

Quem aqui não ama um recesso?

Para alguns é tempo de descanso, para outros é tempo de se dedicar em novas áreas e para os autores, bem... é tempo para aproveitar e mergulhar de cara na escrita!

É comum que ao longo do ano encontremos alguns empecilhos ou dificuldades para conseguirmos nos concentrar na escrita. Isso pode ocorrer por falta de criatividade ou até mesmo por falhas em nossa organização.

Por isso, para que seu 2022 seja repleto de inspirações, hoje iremos lhe dar algumas dicas de como escrever mais para que o seu recesso seja tanto para recarregar as energias, quanto para produzir tudo aquilo que você deseja já faz um tempo.

Confira a seguir:

1. Leia muitos livros

Sim, o primeiro e um dos mais importantes hábitos que irão te ajudar na hora da escrita, é possuir uma bagagem literária ampla e diversificada!

Ao exercitar sua leitura você estará, espontaneamente, ampliando o seu vocabulário e obtendo um conhecimento que será de grande ajuda na hora de redigir suas obras. Então se jogue em novas narrativas e não se esqueça de ler livros de diferentes gêneros, para que sua criatividade também seja exercitada e você possa escrever com maior facilidade!

2. Idealize

A primeira etapa do desenvolvimento da criação textual se inicia no momento em que você começa a premeditar as coisas que você pretende inserir em seu texto. Então realize exercícios para idealizar tudo aquilo que você quer passar para o seu leitor durante a narrativa de sua obra.

Esse é o momento em que você irá reunir todo o seu conhecimento, desenvolverá suas ideias e irá anota-las em um papel, para que você consiga construir uma linha de pensamento em cima daquilo que você pretende criar.

3. Se planeje

Após idealizar o seu projeto, você poderá planejá-lo. Esse é o momento em que você irá organizar devidamente todas as suas ideias e definir as estratégias que serão utilizadas para desenvolver a escrita e a história em si.

Você também pode elaborar fluxogramas e organogramas para se guiar quando for iniciar ou continuar a parte textual.

4. Escreva

Após a elaboração e o planejamento de todo o material descrito acima, você finalmente dará início (ou continuidade) ao seu processo de escrita com desenvoltura e prontidão.

Foque em dar vida às suas ideias e em escrever ao menos um pouquinho todos os dias para desenvolver sua criatividade. 

E caso você tenha problemas com essa parte, acesse nosso post sobre escrita criativa para pegar nossas dicas.


Agora nos conte aqui nos comentários se você gostou das nossas dicas e não deixe de aproveitar o seu recesso para dar um gás naquele seu projeto dos sonhos! <3 

Afinal, estamos com a Temporada de Originais aberta, recebendo originais de TODO o Brasil! Essa pode ser a oportunidade de você realizar o sonho de publicar seu livro. Acesse o formulário para ler o regulamento e inscreva-se! 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts