Escrita criativa, entenda o que é e como você pode desenvolvê-la

outubro 13, 2021


Que escritor nunca passou por uma fase ruim em que sua criatividade não estava lhe entregando bons resultados?


Para que o processo de escrita se desenvolva constantemente, é necessário que haja uma prática diária. Quanto mais você exercitar, maior facilidade você terá para escrever livremente a longo prazo. 


Porém, é preciso ter consciência de que não conseguimos controlar totalmente o nosso desempenho, portanto é comum existirem altos e baixos no processo criativo de cada um.


Dessa forma, hoje iremos falar um pouquinho sobre a prática da escrita criativa e sobre seus inúmeros benefícios, que irão te auxiliar em sua carreira como escritor:


O que é?


A escrita criativa nada mais é do que o desenvolvimento de suas habilidades narrativas para que você consiga escrever histórias fugindo do padrão. O objetivo dessa prática é fazer com que as pessoas parem de se espelhar e de depender da utilização de “receitas” provenientes da escrita de outros autores.


Como desenvolvê-la?


Leia de tudo um pouco


Para que você exercite sua criatividade, é de grande importância que você esteja em contato com obras de diversos tipos de gênero e escrita.


Isso fará com que você desenvolva uma bagagem literária ampla e diversificada, aumentando o seu conhecimento e modificando o seu repertório para a criação de novas histórias.


Anote suas ideias


Quem nunca teve alguma ideia brilhante em um momento aleatório e acabou esquecendo-a completamente após um tempo?


Para que isso não ocorra novamente, é de grande importância que você cultive o hábito de anotar toda e qualquer inspiração que aparecer em seu dia a dia. 


Vale de tudo: de agendinhas a blocos de notas no celular! O importante é não deixar que as ideias passem despercebidas. 


Troque experiências


Ao conversar com outras pessoas sobre suas inspirações, você poderá encontrar facilidade em desenvolver aquilo que está estagnado. 


É importante procurar entender os diversos pontos de vistas de outras pessoas até mesmo para tentar antecipar como o seu leitor receberá a história.

Procure cursos especializados


Atualmente, com a popularização da escrita criativa você também pode procurar se ingressar em cursos, palestras, aulas, workshops, etc.


Isso fará com que você fique em constante contato com outros escritores e aprenda técnicas que irão auxiliar em seu processo. 



E aí? Curtiu conhecer um pouquinho mais sobre esse tipo de escrita? Que tal aproveitar e ler sobre os 5 sites para te ajudar na hora de colocar a mão na massa e escrever? <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts