5 sites para te ajudar na hora da escrita

julho 21, 2021



por: Maria Vitória Bernardes

Escrever não é tarefa simples, é preciso estudo, criatividade, uma dose de organização e outra de planejamento; o último em maior ou menor grau, dependendo do seu estilo de escrita. Hoje, nós escritores contamos com um arsenal de ferramentas digitais que tornaram nosso trabalho mais eficiente e algumas vezes até mais fácil.

Pensando nisso, reuni algumas das minhas favoritas! São sites que me acompanham desde a criação de uma ideia até sua conclusão, ferramentas que tornaram possível a criação do meu primeiro livro e que com certeza farão parte dos próximos.

Confere só:

1. NaNoWrimo.org

Começando com a estrela dessa lista e amor da minha vida! Esse é um projeto lá dos EUA, que cria um "acampamento" online para escritores. Inicialmente, todo mês de novembro pessoas do mundo inteiro se reuniam para bater a meta de escrever 50K palavras em 30 dias.

Hoje você pode dar início ao seu projeto em qualquer época. É só inserir o seu objetivo, prazo, informações e pronto! Ele te dá um gráfico com sua meta diária, que vai sendo atualizado ao longo do seu progresso.

Além disso, tem a opção de fazer sprints de escrita por tempo. O NaNoWriMo foi essencial para a escrita do meu livro, ajudou a estabelecer um ritmo, criar um hábito e entender melhor minha rotina de trabalho.

2. sinonimos.com

Esse site é o meu xodó! Sempre tenho ele aberto enquanto escrevo! Lá você encontra sinônimos para milhares de palavras e ele possui uma interface super simples!

Sempre que preciso de um substituto ou lembro o sinônimo, mas não a palavra que estou procurando, consulto lá!

Dica: também existe a versão para antônimos.

3. Trello.com

Uso para me organizar tanto na vida pessoal quanto profissional e agora comecei a usá-lo para a escrita. Lá eu coloco ideias, características de personagens, imagens de inspiração, os textos de pesquisa e referência, enfim, tudo o que for necessário para me ajudar no processo de escrita.

4. Pinterest

É o queridinho de muita gente e não podia faltar aqui! Na minha escrita, eu uso o site para referências visuais.

Eu sou uma pessoa muito visual, então gosto de construir uma atmosfera para as minhas histórias que vai além da escrita e o Pinterest é perfeito para salvar as imagens que acho pela internet.

5. Google Drive

Sem ele acho que meu livro não teria nascido! Foi onde escrevi as primeiras palavras de O Vaso! Já que eu não estava com meu computador, usei o drive para dar início ao texto e depois passei o que escrevi para o arquivo principal.

Isso aconteceu inúmeras vezes e sempre que vem a inspiração, ou não estou com meu computador e quero adiantar a meta do dia, uso o drive!


Bom, esses são alguns dos sites que eu mais uso. Caso você conheça e use algum outro, deixe sua indicação nos comentários! Adoraríamos ver o que faz parte do seu processo de escrita.

Sobre a autora: Maria Vitória Bernardes



Maria Vitória é autora do romance psicológico “O Vaso”, publicado em 2020 pela Letramento.

Formada em jornalismo, se apaixonou pela escrita aos doze anos, quando descobriu nas palavras o meio para expressar as histórias que guardava em seu coração.

Atualmente, trabalha em uma coletânea de contos e está em fase de preparação para seu segundo livro.

Acompanhe seu trabalho pelas redes sociais:
instagram: mariavitoriarb
tiktok: mariavbernardes

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts