Momentos da História que dialogam com a obra O rio do sangue dos meninos pretos

julho 18, 2022



Você já parou para pensar que, por muitas vezes, a sociedade parece ir ao encontro de momentos históricos que não deveriam mais se repetir?

Isso se torna altamente preocupante quando paramos para pensar que o conhecimento e a compreensão da História deveriam servir como um alerta à humanidade, sendo um agente transformador para o mundo.

Pensando nisso, e tendo em vista a temática da nossa mais nova obra distópica que tem como objetivo causar reflexões acerta dos perigos que cercam o mundo, hoje iremos falar sobre 3 momentos históricos que dialogam com a obra O rio do sangue dos meninos pretos.

"O rio do sangue dos meninos pretos é uma fábula policialesca que se passa em um mundo onde não existem pretos, apenas um rio grande e vermelho que cresce a cada dia."















1. Escravidão

A escravidão no Brasil foi um período que durou mais de três séculos, estando no país do período colonial até o fim do Império. A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel apenas no dia 13 de maio de 1888, decretando a libertação dos escravos no país.

Marcado por uma intensa exploração da mão de obra de negros e pela violência incessante, este período foi o pontapé inicial para a marginalização dos negros e a formação do racismo estrutural que assombra a sociedade até os dias atuais. 

2. Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é de grande importância para propor reflexões e causar conscientização acerca da negritude na sociedade brasileira.

Esta data foi escolhida para coincidir com o dia atribuído à morte Zumbi dos Palmares, líder quilombola, um dos pioneiros na resistência contra a escravidão no Brasil.

3. Morte de Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. é considerado um dos nomes mais emblemáticos quando falamos sobre a luta contra o racismo nos Estados Unidos. Através de ideais pacifistas, ele pregava o fim da desigualdade social e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em em 1964.

O seu assassinato, no dia 04 de abril de 1968, foi um marco histórico e impulsionou inúmeros movimentos para combater o racismo em todo o mundo.

Por isso, não devemos nos calar!

Discutir sobre o racismo é uma forma de combatê-lo. Cada voz levantada contra ele afasta seu poder.

Uma ótima maneira de darmos voz aos discursos sobre raça é ler autores negros e nos permitir conhecer obras que nos gerem reflexão sobre a negritude na sociedade brasileira.

Acesse catarse.me/riodosangue e apoie o nosso projeto!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts