3 motivos para ler O rio do sangue dos meninos pretos

julho 20, 2022


Que emoção, pessoal! Estamos chegando ao fim da campanha do livro O rio do sangue dos meninos pretos. Foram mais de 40 dias de muita emoção e poder contar com ajuda dos leitores para dar vida a esse livro foi muito especial.

Para quem não sabe, o novo lançamento de Gabriel Nascimento, autor de Racismo Linguístico (2019), é uma obra de ficção sensacional que se passa em um Brasil distópico, mas que infelizmente já começa a dar as caras no presente. E, ao apoiar o projeto, comprando na pré-venda, você leva para casa o livro e brindes lindos de morrer!

Agora, estamos na reta final: falta apenas um dia para o financiamento coletivo do livro se encerrar. Temos quase 50% da meta arrecadada, contudo, ainda sonhamos com os 100% e achamos que ele pode se tornar realidade!

📍A pré-venda de O rio do sangue dos meninos pretos está on lá no Catarse, com brindes exclusivos até às 23h59 minutos do dia 21/07.

Está na hora de unirmos ainda mais forças para fazer com que o projeto e a história do Gabriel chegue até mais pessoas! 🩸 #riodosangue

Por isso, reunimos 3 motivos pelos quais você deveria ler este livro incrível e deixar seu apoio. Confira:

1. Distopia que traz reflexão essencial sobre raça no Brasil

A distopia geralmente é marcada por ser uma sátira de um mundo marcado por regimes autoritários, onde a tecnologia é inserida como uma ferramenta de controle ou de opressão.

Por isso, um dos objetivos do gênero é causar reflexões acerta dos perigos que cercam o mundo, caso o poder se torne uma arma contra a população. E é exatamente em cima desse conceito que O rio do sangue dos meninos pretos é desenvolvido!








E se o racismo fosse tão forte ao ponto de eliminar os corpos pretos num mundo distópico? Agora, o que resta é apenas um rio grande e vermelho que cresce a cada dia. Essa é a premissa do livro “O rio do sangue dos meninos pretos”.

2. Obra ilustrada com participações especiais incríveis:

Quando começamos a idealizar e planejar a obra O rio do sangue dos meninos pretos, queriamos criar um livro que se transportaria além das imaginativas palavras do Gabriel Nascimento, que por si só já são incríveis e potentes.

Mas, nossa ideia sempre foi fazer um projeto em que pudessemos mesclar outros profissionais que tornariam o produto ainda mais atrativo e completo, trazendo uma experiência diferenciada para o leitor.

Gabriel Nascimento escreveu o livro



Gabriel Nascimento (@gabrielufsb) é professor, escritor e linguista. Em 2019 publicou pelo Grupo Editorial Letramento o livro Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo.

Ele é linguista, Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e foi Visiting Scholar na University of Pennsylvania, EUA. É professor da Universidade Federal do Sul da Bahia e colaborador no Programa de Pós-graduação em Letras da UESC.

Elisa Ribeiro ilustrou o livro



Elisa Azevedo Ribeiro (@eletrisa) - é brasileira, de Uberlândia/MG, nascida em 1987. Criativa, atenta e sensível, busca expressar através do desenho, as questões que a rodeiam.

Hoje, ela trabalha com temas e técnicas variadas em ilustração, estamparia e desenho de objetos, através de seu traço sintético e único, e, sempre que possível, com uma pitada de humor.

Eliana Alves Cruz escreveu o prefácio



Eliana Alvez Cruz (@elialvescruz) é carioca, escritora, roteirista, jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial, e trabalha como colunista do site UOL, além de integrar a equipe de roteiristas da Paramount Brasil.

Autora dos romances Água de barrela, O crime do cais do Valongo, Nada digo de ti, que em ti não veja e Solitária; e também do livro infantil A copa frondosa da árvore, e está em mais quinze antologias de contos e uma de poesias.

Ana Rita Santiago escreveu o posfácio


Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Pesquisadora e membro do GT Mulher e Literatura da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll).

Thaíse Santana escreveu a orelha















Oriunda do São Pedro, periferia de Itabuna, no sul da Bahia. Licenciada em Letras (UESC). Mestra em Letras (UFV). Doutoranda em Literaturas (UFF). Pesquisadora do GPAfro (UESC/CNPq), com pesquisa voltada para literaturas de mulheres negras.

É professora da rede estadual, atuante na Educação Básica, ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É semeadora de literatura no instagram @literaturademulhernegra. Usa o perfil pessoal @thaisesantanasou, onde compartilha fragmentos de sua vida-escrita.

Mônica Francisco da Silva escreveu a orelha















Mônica (@amonicafrancisco) é Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduada em Letras (UNISUAM), Pedagogia (SIGNORELLI) e Filosofia (UNIMES).

Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (Legesex), cujo as reflexões giram em torno de juventudes pretas e currículo, homens pretos, raça, discursos identitários e periferias urbanas.


3. Incentivo à literatura nacional e ao consumo de autores negros

Uma ótima maneira de darmos voz aos discursos sobre raça é ler autores negros e nos permitir conhecer obras que nos gerem reflexão sobre a negritude na sociedade brasileira.

Gabriel Nascimento, autor de Racismo Linguístico (2019) é professor, escritor e linguista. Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e foi Visiting Scholar na University of Pennsylvania, EUA.
_

Além disso, hoje preparamos para você um resumo de vários conteúdos legais que saíram sobre o livro do Gabriel nos últimos dias:

- A escritora renomada Conceição Evaristo indicou O rio do sangueno Instagram dela! Incrível, né?

- Elisa Ribeiro, ilustradora do livro, gravou um vídeo com os bastidores da criação das ilustrações da obra e ficou demais!

- E, em falar em bastidores, a Editora do livro, Lorena Camilo, fez um post para o nosso blog contanto tudo sobre o proc esso editorial desse projeto!

Curtiu as novidades de hoje?

Não deixe de compartilhar o projeto com quem você acha que também irá curtir, afinal, falta apenas um dia para o fim da campanha de financiamento coletivo! Vamos fazer de O rio do sangue dos meninos se tornar realidade!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts