10 dicas de temas para falar em sua rede literária

agosto 04, 2022



Manter uma rede literária definitivamente não é fácil.

Nos últimos anos, muitas pessoas têm investido na criação de perfis literários para poder falar sobre livros na internet, seja no Instagram, no Twitter, no TikTok, no Youtube ou até mesmo em seus blogs.

Esse movimento acabou alavancando significativamente a venda de inúmeras obras literárias em torno do mundo, mudando completamente o mercado editorial e a atenção das editoras para aquilo que está mais em alta e para o público que a consome.

Porém, como nem tudo são flores, nós sabemos que é comum que os produtores de conteúdo literário possam passar por seus períodos de hiato, onde a criatividade parece estar em falta e as ideias costumam não fluir.

Pensando nisso, e reconhecendo a importância desse trabalho para a comunidade literária, hoje separamos uma lista de 10 temas que você pode utilizar para falar em suas redes quando as ideias não fluírem.

Então, já prepara o bloquinho e vem com a gente:

1. Motivos para ler

Quer fugir das clássicas resenhas e ainda assim falar sobre alguma obra que você amou?

Faça um post listando bons motivos para que as pessoas leiam aquele livro! Tenho certeza que chamará muito a atenção do seu público!

2. TAGs literárias 

As TAGs literárias são, nada mais, nada menos, do que um compilado de perguntas específicas que devem ser respondidas pelos leitores dentro de uma determinada temática.

Você pode responder alguma já existente ou criar uma que seja a sua cara. Massa, né?

3. Indicações por tema

Um outro formato de post que costuma performar bem nas redes literárias são as famosas listas de indicações por tema. 

Esse estilo é perfeito, pois você pode englobar todo e qualquer tipo de estilo existente, como por exemplo: indicação de romances, indicação de livros com representatividade LGBTQIAP+, livros com enemies to lovers, etc.

4. Sua TBR da semana/mês

TBR é a sigla em inglês do termo "to be read", que basicamente consiste em uma lista criada pelos leitores com os livros que eles pretendem ler em um determinado período de tempo.

Dessa forma, postar sua TBR é interessante não só para que as pessoas possam acompanhar o que você irá ler, como também para servir como inspiração para aqueles que ainda não sabem o que irão consumir naquela semana ou mês.

5. Sua lista de livros lidos no mês

Assim como a TBR, a lista de livros lidos pode ser uma ótima maneira de entreter o seu público.

Uma ótima dica é aproveitá-la para dar notas de 1 a 5 estrelas para cada um deles.

6. Vídeo mostrando sua estante 

Se tem uma coisa que os leitores amam, é poder estar por dentro das estantes de outros leitores!

Por isso, criar vídeos mostrando todo o espaço onde você guarda seus livros é um ótimo conteúdo para as redes!

7. Fale sobre adaptações literárias 

Todo ano, diversos livros são adaptados para as telonas ou para os serviços de streaming, podendo agradar ou desagradar os leitores ávidos por releituras de suas obras favoritas.

Então, uma boa dica é falar sobre as adaptações confirmadas que estão por vir ou citar quais são as suas adaptações favoritas existentes!

8. Livros que você quer ler

Qual leitor não possui uma lista infinita de livros que quer ler, não é mesmo?

Postar sobre ela é uma ótima alternativa para quando o conteúdo faltar!

9. Opinião impopular

Nem sempre possuímos a mesma opinião de outros leitores acerca de uma determinada obra, e está tudo bem!

Postar suas opiniões, mesmo que impopulares, é uma ótima forma de mostrar sua personalidade e gerar uma conexão com o público que está te seguindo!

10. Dê dicas

Por último, mas não menos importante, os posts com dicas são excelentes alternativas para quem quer fazer algo diferente em suas redes.

Você pode dar dicas sobre como sair da ressaca literária, sobre livrarias para ir em sua cidade, sobre autores que merecem mais visibilidade, etc. As opções são infinitas e você poderá aproveitar para criar muitos conteúdos a partir disso!

E aí, gostaram das dicas de hoje? Comenta aqui qual delas você pretende utilizar e não deixe de nos seguir em nossas redes também:


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts