Filmes sobre escritoras que você precisa assistir

setembro 27, 2022



Para aqueles que são aficionados pela literatura, é bem provável que o interesse por esse universo ultrapasse barreiras e vá além dos livros em si.

Um belo exemplo disso, é quando a temática é transportada para o mundo cinematográfico, nos entregando obras que se passam em livrarias e bibliotecas, ou até mesmo que possuam escritores como personagens principais. E é exatamente sobre esse segundo caso que iremos falar.

Nós reunimos 5 obras cinematográficas que nos permitem ter um contato íntimo com escritoras reais e ficcionais. Essas mulheres, apesar de diferentes entre si, percebem a literatura como uma poderosa ferramenta de expressão.

Confere só:

1. Histórias cruzadas














Sinopse:

Histórias cruzadas se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60.

Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

Aibileen Clark, a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

2. Além das palavras














Sinopse:

Baseado na história de vida e no trabalho da grande poetisa americana Emily Dickinson, acompanhamos seu trajeto desde os primeiro dias como uma jovem estudante até seus últimos anos como uma artista reclusa e quase irreconhecida.

Uma mulher tímida, mas com ótimo senso de humor e amizades intensas. Emily escrevia praticamente um poema por dia, porém, apenas parte da sua obra foi publicada em vida.

3. Borboletas negras














Sinopse:

Ingrid Jonker é uma jovem poeta que encontra a liberdade na escrita. Rejeitada pelo pai, que trabalha no regime do apartheid em plenos anos 60, ela sofre para encontrar uma casa e um amor.

O reconhecimento como poeta vem quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o parlamento da África do Sul, em 1994, lê seu poema "A Criança que Foi Assassinada pelos Soldados de Nyanga".

4. As horas














Sinopse:

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio.

Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro.

Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

5. Florbela




Sinopse:

A poetisa Florbela Espanca não consegue levar uma vida de dona de casa e esposa em uma região rural. Seu desejo de descobertas leva-a a acompanhar o irmão Apeles na grande Lisboa, onde pode enfim conhecer tudo o que desejava: festas, amantes, movimentos populares...

Embora o marido tente trazê-la de volta, e o irmão seja obrigado a partir, Florbela sente que encontrou seu lugar. Nesta cidade surge a inspiração para os seus maiores poemas.

Curtiu as indicações? Comenta aqui se você conhece algum outro filme que poderia entrar para essa lista! <3

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts