Diferença entre leitura crítica e leitura sensível

setembro 23, 2022



Você sabe qual é a diferença entre leitura crítica e leitura sensível?

Os dois estilos podem fazer parte do processo produtivo de diversas obras literárias e são importantes para que o texto chegue a sua melhor versão. Dessa forma, um dos principais objetivos desses tipos de leitura é lapidar a obra antes que ela seja revisada e diagramada, respeitando as particularidades dos autores e seus estilos de escrita.

A ajuda desses "leitores especialistas" é essencial, uma vez que a experiência permite que eles tenham um maior entendimento sobre o que pode ou não funcionar em uma narrativa.

Apesar de possuírem propósitos diferentes, os dois tipos de leitura são realizadas por um profissional que deve ler o original com olhos atentos, buscando problemas que precisam ser resolvidos.

Há escritores que optam pelas duas análises e há aqueles que podem preferir trabalhar apenas com uma delas. Essa decisão irá depender do tipo de narrativa e de seus anseios específicos.

Confira a seguir a base de trabalho de cada uma delas:

Leitura sensível

Quando se trata de escrever sobre a realidade e a vida de outras pessoas, é importante se atentar a vários detalhes. A leitura sensível identifica se existe alguma afirmação ofensiva a alguma minoria do texto.

Se um autor escrever, por exemplo, um livro com um protagonista bissexual, este deve se atentar a representar esse personagem de maneira verosímil, sem se ligar em estereótipos, preconceitos e mitos.

Leitura crítica

Enquanto isso, o leitor crítico vai se preocupar com o original em sua totalidade, focando na estrutura textual, inconsistências na narrativa e possíveis incoerências.

Existem 3 tipos de leitura crítica, que focam em aspectos diferentes como, viés literário, viés editorial e viés técnico. No geral, o leitor vai avaliar a construção dos personagens, suas jornadas, descrição de cenas, diálogos, pontos-chave, plot twists, entre outros.

E aí, você já conhecia cada uma delas? Comenta aqui! <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts