Como editar seu próprio texto antes de enviar para uma editora?

setembro 19, 2022



Hoje iremos falar sobre um tema que se mostra presente na vida dos autores, mas que pode ser visto como um grande desafio para muitos deles.

O processo de finalização de uma obra requer muitos cuidados e atenção redobrada, pois é ele que irá guiar o rumo de seu resultado final e, consequentemente, de sua aprovação no mercado editorial.

Portanto, um dos principais objetivos desse arremate é avaliar o apelo comercial do livro e utilizar seu senso crítico para lapidá-lo da melhor forma.

Ao editar seu texto para deixá-lo pronto para sua apresentação, você deverá realizar uma análise mais profunda de sua escrita, evidenciando quais são seus pontos fortes e fracos, para que você faça alterações nas partes que forem pertinentes.

Como sabemos que nem sempre é fácil colocar isso em prática, preparamos algumas dicas essenciais para que você lide com esse processo de edição e revisão da melhor forma possível.

Vamos conferir quais são elas?

1. Fique um tempo sem trabalhar na obra

Após finalizar a escrita do seu livro, deixe-o de lado e tire um tempo para clarear suas ideias. Esse período te ajudará a se desacostumar com aquela narrativa e escrita.

Dessa forma, após esse momento de descanso, você poderá voltar para a sua edição com a cabeça livre de vícios e com a visão mais crítica.

2. Releia e revise o seu texto

A revisão é de extrema importância para que você garanta um bom trabalho, então realize-a mais de uma vez.

Esse é um momento demorado e que irá requer grande parte de sua atenção. Então, não se apresse, e aproveite para ir marcando tudo aquilo que não está do seu agrado para que você possa editar depois.

3. Finja que você é o leitor

Ao iniciar a leitura, após sua revisão, tente se colocar no lugar de seu público alvo e avalie a obra através de suas perspectivas.

O título está atrativo? O gênero atrai muitos leitores? A trama é original? Há incoerências na narrativa? Qual será o grau de envolvimento do leitor?

4. Peça a opinião de terceiros

Às vezes, nem sempre conseguiremos possuir um olhar autocrítico sobre nossos trabalhos. Por isso, ter o auxílio de leitores críticos ou leitores beta pode ser de grande ajuda para aperfeiçoar o seu original. 

E aí, curtiu as dicas? Aproveite e dê uma passada em nosso post que contém 10 formas para começar a escrever um livro! <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts