10 formas de começar a escrever um livro

novembro 01, 2021



Para muitos, o ato de começar a escrever uma história pode não ser tão simples como parece. O caminho a ser percorrido para tirar as ideias do papel e desenvolver uma boa narrativa pode ser bastante desafiador para a maioria dos escritores.

Mas por onde começar?

O processo de criação textual requer muitos cuidados e planejamento, pois é ele que irá guiar o rumo da sua escrita e consequentemente o seu resultado final.

Dessa forma, trouxemos para o post de hoje algumas dicas para que você consiga tirar suas ideias do papel e enfim possa desenvolver aquela história que está guardada dentro da gaveta há um bom tempo:

1. Dê vida ao personagem principal

Muitos autores definem como serão seus personagens principais antes mesmo de começarem a desenvolver suas narrativas.

Caso esse seja o seu caso, é super válido começar a descrevê-lo mesmo que não haja uma história definida, pois a escolha do perfil de seu personagem poderá te auxiliar no entendimento de como será sua trajetória e qual caminho ele irá percorrer.

2. Defina a ambientação da história

Começar pela ambientação também é uma boa alternativa para aqueles que ainda não se decidiram sobre como será a trama da história, mas que possuem uma ideia pré-estabelecida de como será o local onde ela se passa, seja ele proveniente do mundo real ou de um mundo fantástico.

3. Escolha qual será o gênero da obra

Ao iniciar um livro, é comum que o autor se sinta contido a uma determinada ideia, mas é preciso entender que a escrita provém da criatividade e que não há nada pior do que se forçar, ao se sentir travado.

Portanto, tente não ficar preso em escrever gêneros literários que você não tenha costume. Às vezes, a melhor opção é optar por redigir o que você já possui familiaridade, permitindo que o resultado final possa ser bem mais interessante.

4. Decida qual será o público-alvo

Definir um público é uma das melhores estratégias para começar a desenvolver sua escrita, pois para que sua obra faça sucesso, ela precisará agradar os leitores de seu determinado nicho.

Portanto, é interessante imaginar uma pessoa que irá representar o seu “leitor ideal”: pense na idade, gênero, crenças e gosto pessoal. Com base nisso, sempre que você escrever algo, avalie se a pessoa irá se interessar pelo gênero literário, pelos temas abordados e pelo estilo de narrativa.

5. Comece pelo meio da história

Ao escrever um livro, você não precisa necessariamente começar a escreve-lo pelo início. Muitos autores escrevem seus primeiros capítulos com base em ideias de cenas que eles já haviam idealizado há algum tempo.

Muitas obras contam com narrativas que alternam o passado e o presente, por exemplo. Então seguir por esse caminho poderá te permitir modificar diferentes aspectos da história e até mesmo alterar seu estilo de narrativa posteriormente.

6. Comece por um trecho inquietante

Sabe aquela frase instigante que você mantém anotada para colocar em alguma cena importante da história? Que tal começar a escrever através dela?

Essa pode ser uma boa estratégia até mesmo para iniciar um prefácio, uma vez que te permitirá chamar a atenção do leitor desde o início da leitura.

7. Utilize outros textos como inspiração

Que cada um possui um estilo, nós já estamos cansados de saber! Mas que tal se inspirar no estilo de escrita do seu autor favorito?

Às vezes, o que pode estar te travando na hora de colocar suas ideias no papel é não saber como se expressar para construir uma narrativa que seja de seu agrado.

Portanto, analisar e estudar as obras de autores que te inspiram, pode ser uma boa estratégia para auxiliar no seu processo de escrita!

8. Exercite a técnica de escrita criativa

Para que o processo de escrita se desenvolva constantemente, é necessário que haja uma prática diária. Quanto mais você exercitar, maior facilidade você terá para escrever livremente, a longo prazo.

A escrita criativa nada mais é do que o desenvolvimento de suas habilidades narrativas para que você consiga escrever histórias fugindo do padrão. O objetivo dessa prática é fazer com que as pessoas parem de se espelhar e de depender da utilização de “receitas” provenientes da escrita de outros autores.

9. Escreva todos os dias

Você já ouviu falar que a escrita é questão de prática?

Pois bem, quanto mais você praticar, maior facilidade você terá para escrever a longo prazo.

Portanto, não se contente em ficar dias sem escrever e nem em escrever apenas quando for iniciar algum novo projeto. A escrita precisa se tornar uma parte importante de sua rotina, para que você escreva cada vez melhor!

10. Revise e reescreva suas obras

Está com dificuldade em começar algo novo? Que tal praticar através de seus textos antigos?

É preciso entender que as suas obras não sairão perfeitas de cara. Por isso, a revisão é de extrema importância para que você garanta um bom trabalho.

Após realiza-la, você colocará em prática a correção e modificação de tudo aquilo que foi sinalizado, tentando atender ao máximo os seus critérios de precisão.

E caso seja necessário, não deixe de refazer esses últimos dois passos, para que sua obra fique do jeitinho que você deseja!



E aí, gostou das nossas dicas? Nos conte aqui nos comentários se você utiliza alguma dessas técnicas e assine nossa Newsletter para ter acesso a mais conteúdos como esse!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts