7 livros para ler no carnaval

fevereiro 17, 2020

Um dois maiores feriados do Brasil está chegando e, com ele, uma semana inteira de muita festa. Se você é o tipo de pessoa que está planejando dar um tempo da folia e da confusão das ruas, esse post foi feito sobre medida para você. Resolvemos reunir em uma lista 7 livros que você pode ler no Carnaval. Nada como uma semana inteira mergulhando em histórias incríveis, né?

Confira nossas indicações e vem curtir esse feriadão com a gente:

1) Baixa Augusta: A Cidade é Nossa

Essa indicação é para quem ama carnaval, podendo ser a distância ou não! Com prefácio escrito por Marcelo Tas, tipologia de Rita Wainer e fotos de Frâncio de Holanda, livro traz um panorama sobre a transformação cultural de uma das regiões mais icônicas de São Paulo.

“Baixo Augusta: a cidade é nossa” conta a luta pelo direito à cidade, combustível que garante o movimento da engrenagem de criação e manutenção das manifestações culturais e da ocupação dos espaços públicos.

2) Oren: a mestra, o presidente e a ordem de ordem 

Para quem ama fantasia essa é a leitura perfeita para o feriado. Em Oren, a vida na Terra foi devastada por uma guerra total, terminal. Tudo acabou - até mesmo as baratas e os tubarões das profundezas. Tudo? Bem, quase tudo. Sobreviveram dois grupos humanos. Um, o do terrível Presidente e seus seguidores, planeja abandonar o que restou da Terra e migrar para Marte. 

Mas para isso precisa dos seres e saberes do outro grupo - o grupo de Oren. Oásis pós-apocaliptico onde sábios de diferentes origens se reuniram, sobreviveram e conseguiram até mesmo recriar formas de vida, Oren possui a maior riqueza possível no planeta desolado - crianças. A guerra entre o Presidente e os sábios de Oren é narrada com riqueza de detalhes pela imaginação exuberante da autora, Flávia Orlando.

3) Das coisas escondidas dentro de mim e que dão medo 

Esse livro é perfeito para os amantes de contos, crônicas e poesias. Estes foram escritos ao longo de vários anos. Inês analisa o papel da mulher nas últimas décadas, os comportamentos esperados e as diferentes facetas da sua própria feminilidade. 

Sua escrita revela uma sensibilidade ímpar e uma aguçada observação dos conflitos que permeiam o mundo íntimo das mulheres. O livro fala sobre relacionamentos, sonhos e liberdade; e traz reflexões sobre a mulher contemporânea. Uma pausa sensível, um momento de reflexão, em meio ao dia a dia corrido de todos nós.

4) Lucas Oats e o segredo dos 404

Mais uma indicação de fantasia, por que mulher num mundo novo nunca é demais. Esse livro conta a história de Lucas e o mistério em volta dos 404.

Lucas nunca havia viajado sozinho antes, principalmente para outro país. Também nunca havia sido detetive ou descoberto coisas importantes e misteriosas. Lucas sempre teve uma vida bem corrida na cidade dos anjos: Los Angeles. Agora, durante as férias no Brasil, ele terá que lidar com uma grande descoberta que mudará a sua vida para sempre, ou melhor, a vida de muitas outras pessoas.

5) Eu, Preta

Um livro-reportagem, seis protagonistas e uma história: a de mulheres negras brasileiras. Um livro sobre identidade racial, abandono, solidão afetiva, memórias e resistências. A breve história de seis mulheres negras, de seis gerações diferentes, mas de uma mesma família: Eu, Preta.

"Em um céu de nuvens feitas de algodão branco, branquíssimo, mãos escuras tentam alcançá-las. Mas é preciso cuidado para não manchar. Não pode sujar. Não pode roubar a pureza que há na cor. Fatalmente, as mãos negras de Preta ficam sujas tocando nuvens tão repugnantemente alvas."

6) Efeito Dominó 

Vai agora uma indicação de um romance com uma mistura de mistério. Ser a nova garota em uma cidade pequena já é ruim. Agora, ser a nova garota em uma cidade pequena e cheia de segredos pode ser fatal. Ainda mais quando ninguém é quem parece ser e as peças do jogo de intrigas e mentiras não param de se mover. Até que todos os segredos caiam, alguém vai perder a vida. Beatrice Evans é a nova garota nesta cidade pequena e a primeira peça desse efeito dominó.

7) Gênero, Sexualidade e Redes Sociais

Estamos na era digital e as mídias sociais são protagonistas dessa era. Conectando milhões de pessoas em todo o mundo e servindo de morada para a diversidade e vozes distintas, as redes sociais se tornaram também um palco para a violência e a discriminação. Os discursos de ódio nas mídias sociais são uma incômoda e dolorosa realidade. 

Nesse livro, o autor nos leva a tentar compreender como esses discursos são formados quando o assunto é gênero e sexualidade, quais são as relações de poder e ideologias que eles envolvem e como contribuem para a (re)produção de ódio contra a populaçaõ LGBTI+.

E, aí? Curtiu nossas indicações? Conta para gente nos comentários qual livro você leu escolheu para ler nesse carnaval <3








You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts