A importância do gênero Young Adult

abril 15, 2020


Por Rebecca Jorge


Young Adult, também conhecido como YA ou jovem adulto é o gênero literário que abrange as pessoas que se sentem muito jovens para serem adultas, e muito adultas para ser criança. Com a constante mudança da sociedade no geral, comportamento e expectativas sobre os ombros, cada vez mais vemos histórias que representam essa confusão tão comum e, ao mesmo tampo, tão única para cada uma.

A ficção Juvenil, no geral, aborda temas que estão sempre em pauta nas mentes cheias de incertezas sobre o futuro, como relamentos familiares, sexualidade, medo do futuro, depressão, bullying, suicídio. Tem alguns sub-gêneros como “teen chick-lit” ou “problem novel” dependendo do assunto desenvolvido e tamanho da história.

Uma boa história para esse público mostra todo o conflito que um personagem passa ao se deparar com alguns desses assuntos, por isso muitos protagonistas são alunos do ensino médio e faculdade ou estão na faixa etária que, de acordo com normas socais, “deveria escolher um caminho para o futuro”.

Existem muitas formas de se encontrar o YA, como a trilogia mundialmente conhecida de “Para todos os garotos que já amei”, na qual se desenrolam temas como: luto, medos sobre o futuro, incertezas sobre quem você é, padrões de beleza. Tudo descrito de uma forma sutil e delicada na leitura que nos questionamos sem sequer nos dar conta. Ou também podemos falar sobre “Por Lugares Incríveis” que aborda de forma mais explicita a depressão, o luto, a dor que cada pessoa carrega em si.

Esse tipo de literatura é fundamental nos dias de hoje, pois identificação é, muitas vezes, o que salva vidas. A representatividade nos livros sobre assuntos que são vividos, lutados, diariamente transmite a sensação de integração, de pertencer a algum lugar. É normal se sentir perdido e sem rumo em certa idade, é normal não ter tentas certezas quanto se é esperado.

Todos querem se entender, se amar, se encontrar, por isso esse gênero literário tem tantas formas e capas, cada história tem sua particularidade que a faz única para quem a lê, e cada jovem-adulto se espelha no que ele mesmo tem vivido ou espera viver.

Eu sou Rebecca Jorge, autora de YA, e no meu livro “Efeito Dominó” desenvolvo diversos dos temas citados acima de forma sutil, criando uma teia de eventos ligados a personagem principal, Beatrice Evans. Até que ponto estamos dispostos a seguir nossos sonhos? Quando nada do que está ao nosso redor é o que parece ser, em quem devemos confiar? Como ajudar amigos que estão passando por problemas que nem nós sabemos como enfrentar?

Esperança é a melhor palavra definir o sentimento de ler um YA, mesmo quando o final é triste ou inesperado, a sensação de ser entendido e alguém ter externado esse sentimento através de um livro ilumina com esperanças todos as mentes e corações já cheios de incertezas.



Rebecca Jorge nasceu em 1993, é carioca, publicitária e escritora. Apesar de nova, tem a alma tão velha quanto Jane Austen, perdida em tinteiros e bailes. Mas sem deixar de ser jovem, viciada em músicas eletrônicas. Escreve por amor, na tentativa de expressar o que se passa em sua cabeça avoada e coração esperançoso sobre tudo. Sobre o mundo. Com a Letramento publicou o Young Adult "Efeito Dominó".

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts