Casamento e mulheres negras

abril 13, 2020





Por: Amarilis Costa

Para quem o Direito de Família foi pensado? E quais tem sido as consequências da sua aplicação? Pensando nisso, Julia dos Santos Drummond escreveu Casamento e mulheres negras, fruto de sua dissertação de mestrado, para você, estudante negra (o) de direito ou não.
Com uma escrita forte e sincera, Julia rompe as barreiras do que conhecemos como saber acadêmico através de um criterioso e sensível estudo. É pioneira ao investigar de que maneira as mulheres negras são protegidas, ou não, pelo Direito de Família brasileiro e suas expectativas familiares.
A autora realizou um levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa para perguntar às mulheres negras como constituem suas relações afetivas, quais são suas demandas familiares atuais e qual a qualidade do seu acesso à Justiça.
A cadência de sua escrita, afiada e envolvente, denuncia os arroubos vividos por mulheres negras através da história e delineia os caminhos da construção do que se entende por afetividade.
A autora fala em primeira pessoa e alcança a subjetividade de todas, construindo um diálogo que a permite produzir ciência e falar sobre e para si mesma. É desta reflexão magnética que nascem novos saberes.
    Esta obra não é somente um estudo acadêmico, temos aqui uma reflexão Sankofa, conceito dos povos Akanque significa ''nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás''.

A autora
Julia Drummond nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de julho de 1992. Morou em Natal/RN dos 13 aos 19 anos e se mudou para São Paulo em 2011, onde concluiu o curso de direito na Universidade de São Paulo e ajudou a fundar o coletivo antirracista Quilombo Oxê
Hoje, com 27 anos, é advogada, pesquisadora e mestra em Direitos Humanos pela USP. Inspirou-se na luta antirracista e feminista para escrever a dissertação de mestrado, fruto também da sua afinidade com o direito de família. Sente falta do calor do Rio, mas se resignou com a loucura paulistana, onde mora com seus 3 gatos.

Amarilis Costa:  Advogada. Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts