5 livros para os fãs de não ficção

agosto 04, 2020


A gente sabe que não existe nada melhor do que um livro de não ficção, né? Histórias reais, sobre personagens reais, ganharam um grande espaço nas prateleiras da Letramento e é um dos nossos gêneros preferidos! 

Para não deixar você de fora de nenhum lançamento, nesse post vamos indicar 5 livros para aqueles fãs de não ficção como nós! 

Confira:


1 lugar na lista de mais vendidos não-ficção da Noruega por 15 semanas. 

Comovente, perspicaz e brilhantemente escrito (...) - ADRESSEAVISA 

Como um paciente com anorexia e transtorno obsessivo-compulsivo experimenta a psiquiatria? Que tipo de batalhas são travadas dentro de uma pessoa que quer acabar com uma doença que a atinge desde a infância e, ao mesmo tempo, é uma ameaça letal? 

Por meio de internações em três diferentes instalações psiquiátricas por um total de três anos, Ingeborg Senneset documentou a lenta tarefa de recuperar o controle sobre sua própria vida. Por meio de reuniões com os melhores e os piores lados dos cuidados de saúde, paradoxos e conflitos, tanto em nível interpessoal quanto privado, conhecemos toda a sua história. 

Anoréxica é uma representação honesta, implacável e não sentimental do interior da doença e dos hospitais por uma autora que tem a combinação única de ser paciente, jornalista e enfermeira.



Best-Seller internacional recomendado por grandes jornais e vencedores do Nobel.

Por que o cérebro funciona da maneira que funciona?Comer certos alimentos pode melhorar sua memória? Você pode ativar as partes do cérebro que não usa?Sorrir traz felicidade?O que é o livre arbítrio? Será que o possuímos? 

Respondendo a todas essas perguntas e muitas mais, neste livro, são investigados todos os segredos do órgão mais maravilhoso, misterioso e insubstituível do corpo humano: o cérebro. 

Em O poder do seu cérebro, a neurocientista Kaja Nordengen descreve, em detalhes fascinantes, sobre o funcionamento do cérebro - tanto como é construído fisicamente com neurônios, sinapses e córtex cerebral, quanto como funciona em níveis mais abstratos - tudo, desde o que acontece quando nos apaixonamos para o que acontece quando nos damos conta de quem realmente somos. 

Junte-se à Kaja em sua fascinante jornada pelos muitos territórios inexplorados deste intrincado órgão humano e descubra qual o poder do seu cérebro.




Em 2014 a premiada jornalista Reni Eddo-Lodge escreveu sobre suas frustrações a respeito da forma como as discussões sobre raça e racismo no Reino Unido estavam sendo lideradas por aqueles que não eram afetados por isso. Ela postou um texto em seu blog, com o título: Por que eu não converso mais sobre raça com pessoas brancas. Suas palavras atingiram em cheio. 

O post viralizou e chegaram comentários de outras pessoas desesperadas para compartilhar suas próprias experiências. Impressionada com essa explícita necessidade de uma conversa franca, ela decidiu se aprofundar na fonte desses sentimentos. 

Explorando questões desde a erradicada história negra até o propósito político da dominância branca, do feminismo branqueado até a intrínseca relação entre classe e raça, Reni Eddo-Lodge proporciona uma oportuna e essencial estrutura nova de ver, reconhecer e combater o racismo.




Não foi acidente. A frase pintada em cartazes de protesto logo após a maior tragédia socioambiental da história do Brasil país não estava errada. A Vale sabia dos riscos elevados de ruptura da barragem da mina de Córrego do Feijão pelo menos desde o segundo semestre de 2017 e podia ter evitado a morte de 270 pessoas e danos à bacia do rio Paraopeba. 

O desastre de Brumadinho deixa um rastro documentado de negligência com a vida humana e com o meio ambiente. Agora, a história da tragédia toma as páginas de um livro-reportagem, o primeiro sobre o desastre ocorrido em 25 de janeiro de 2019.  Baseado nas investigações da Polícia Federal, a obra traz informações inéditas sobre os bastidores da investigação e o cotidiano no complexo minerário.

Os jornalistas  Lucas Ragazzi (Globo Minas) e Murilo Rocha (Band Minas) foram responsáveis pela costura dessa narrativa que está documentada em relatórios internos da mineradora, trocas de e-mails de auditores externos e depoimentos de funcionários.  A obra é baseada nas investigações da força-tarefa da Polícia Federal, comandada pelos delegados Cristiano Campidelli, Luiz Augusto Pessoa Nogueira, Rodrigo Teixeira e Roger Lima de Moura.



Juliana Bayeux, criadora do Instagram @soudireito com mais de 300 mil seguidores, quando começou a estudar Direito, sabia que o ambiente era difícil, mas não o quanto. Em sua trajetória, acabou descobrindo que o mercado jurídico estava doente e se mostrou disposta a enfrentá-lo para conquistar os seus sonhos.

A fim de ajudar a todos os colegas que um dia passaram por situações semelhantes e no intuito de evitar que as novas gerações sejam massacradas por um ciclo interminável de assédio, a advogada decidiu compartilhar suas experiências na bolha da High Society jurídica paulistana.

Descrito de uma forma leve e divertida, o Manual do Estagiário conta um pouco da sua história nos bastidores dos escritórios de advocacia. Usando de sua liberdade criativa para não revelar nenhum personagem real, Juliana Bayeux traz importantes reflexões para o mundo jurídico e para a vida.


E, aí? Curtiu as indicações? Comenta aqui qual livro ficou com mais vontade de ler primeiro. Além disso, não deixa de conferir nosso post sobre com dicas de 11 livros reportagens que você precisa ler!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts