10 livros para ler nas férias

dezembro 29, 2020


 As férias chegaram e com elas muito tempo livre para ficar em dia com aquelas leituras que estavam só esperando um tempinho e para descobrir novas histórias. Por isso, a Letramento separou uma lista de títulos incríveis para você fazer das suas férias uma viagem mais que especial para esses pequenos mundos em forma de livro.


1) Lutar é crime

Para você ficar em dia com pelo menos um dos livros mais falados do ano, indicamos Lutar é crime, de Bell Puã, que foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria poesia. Uma leitura impactante, envolvente e deliciosa para ocupar seus dias de descanso. 


2) Um amor de muitos verões

O livro da Ana Faria combina perfeitamente com essa época do ano de praia e muito calor! Conheça a história dos personagens Guilherme e Silvia que deixará seu coração quentinho e não será de sol. Você já viveu um amor de verão? Conta para gente nos comentários.


3) "Manual" da garota tímida: do celular no meu quarto para o mundo

Influencer digital e cantora, com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, Ananda tem apenas 16 anos, mas já é cheia de histórias incríveis para contar. Leonina, vegetariana e, agora, extrovertida: ela superou a timidez com ajuda da internet. Em seu livro, em formato de scrapbook, ela abriu seu coração e compartilha, de forma íntima, um pouco da sua história, que só amigos bem próximos sabem e agora você. Com dicas para quem também deseja se aventurar no mundo da internet e vencer a timidez, "Manual" da garota tímida é uma leitura perfeita para as férias. 


4) Minha Vida com as Divas

Minha vida com as Divas é o primeiro livro da série Divas que conta a história de Carol, uma jovem estudante de cinema que ganha uma bolsa de estudos numa das faculdades mais importantes de Hollywood. É aí que começa a aventura que te levará direto para Los Angeles!


5) Entre Espelhos e Fumaça

Entre Espelhos e Fumaça mistura ficção histórica com thriller de espionagem, onde tramas paralelas em diferentes épocas se entrelaçam numa narrativa com vários elementos de ação e suspense. Feito para eletrizar suas férias e te deixar angustiado até a última página.


6) Maré Cheia

Essa indicação é para você que está curtindo um mar nessas férias. Maré Cheia nos convida a navegar por entre as calmarias e tormentas do cotidiano em suas constantes transformações. Enche-nos com os ritmos do oceano e nos entrega uma poesia calma, mas transformadora.


7) Guia das Criaturas Mágicas

Nesta obra, Thaís Câmara cria um universo mágico onde habitualmente não se pensava em magia: o folclore brasileiro. Por meio de seu glossário e de ilustrações incríveis, ela inaugura um universo mágico pautado na fauna e flora brasileira que interessa a todas as idades!


8) Trilha Sonora de uma Garota Qualquer

Manter os amigos nunca foi uma tarefa fácil para Gloria, uma garota que, por já ter perdido muitos deles no passado, receia se apegar demais aos novos amigos da faculdade. Tudo ia bem até o desaparecimento de uma garota, que surpreendentemente reaparece no meio de uma noite, porém antes de chegar a um lugar seguro, é assassinada a sangue frio. Gloria que acaba presenciando tal fatalidade se encontra em total desolação. Havia um psicopata a solta no campus e ele não tinha apenas um alvo.


9) Seis para Meia Noite

Em Seis para Meia Noite todos esperam algo bom de uma noite de ano novo. Mas nada poderia preparar Amanda, Caio, Duda, Fernando, Matias e Vic para as surpresas que teriam antes da meia noite. Entre amores inesperados, novas amizades e beijos na virada, as vidas desses 6 jovens se ligam no último dia do ano.


10) A história da Europa em 24 cervejas

Pode não ser possível sair por aí por enquanto, mas isso não quer dizer que a gente não possa te levar pra viajar. Como? Com o livro de não ficção mais atraente do verão. A história da Europa em 24 cervejas vai te levar para uma verdadeira aventura.  A cerveja já inspirou diversos artistas e até uniu os exércitos em um cessar-fogo no meio da guerra mundial. Por que Pedro o Grande ordenou aos russos que bebessem cerveja em vez de vodka? Da antiga Mesopotâmia à disseminação do cristianismo; Da Revolução de Veludo da Tchecoslováquia à crise financeira de 2008, aqui você poderá acompanhar a história do mundo vista através de um copo de cerveja.


E, aí? Curtiu nossas indicações? Comenta aqui em baixo o livro que você ficou mais animado para ler <3 Confira também nossa entrevista com a Bell Puã. autora de Lutar é crime, livro finalista do Jabuti!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts