Entrevista: Esperanza Prado

março 24, 2021


Depois de fazer sucesso na plataforma de publicação independente da Amazon, com mais de 200 mil leituras, Hamartia, o romance de estreia da escritora mineira Esperanza Prado, está sendo publicado em sua versão física.


Destinado ao publico jovem adulto, Hamartia é um livro com muita investigação policial, diálogos inteligentes, tensão sexual e romance. Ele conta a história de Amanda Moretti que vê sua vida virar de cabeça para baixo, após seu seu orientador do mestrado em História da Arte ser sequestrado.


Agora, suspeita de que o crime esteja relacionado com a pesquisa que os dois realizam na Universidade, Amanda não vê outra alternativa a não ser aceitar a ajuda de Max Murray, o filho irritante, mas extremamente atraente, do professor.


Convidamos a autora do livro, Esperanza, para quem pequeno bate papo sobre a obra e sua trajetória, confira:



1) Primeiro, nos conte um pouco sobre você. Quem é Esperanza? Qual foi a sua trajetória até se tornar, além de tudo, escritora?


Esperanza é mineira, mas que se considera carioca de coração. Nasceu nos anos 90 e não consegue esconder o tanto que é influenciada pela cultura dessa época. Ela começou a escrever cedo, quando conheceu o maravilhoso mundo das fanfics e gastou cadernos e mais cadernos na criação das mais diversas histórias. 


Cursou jornalismo, porque pensou que escrever era a única coisa que ela sabia fazer, mas não se apaixonou pela profissão, que acabava sugando sua criatividade ao invés de alimentá-la. Foi viajar, morar fora, acabou estudando e trabalhando com algo completamente diferente daquilo que estava acostumada. E, depois de muitas mudanças em sua vida, voltou a escrever. 


2)  Como a literatura chegou até você? Quais são as suas maiores referências literárias? 


Meus pais sempre incentivaram a leitura dentro de casa, então eu comecei a ler muito cedo. Quando eu tinha seis anos ganhei uma versão especial do dicionário Houaiss, com mais de 3000 páginas (risos). Mas acho que me apaixonei mesmo pelo hábito de leitura com Harry Potter. Foi o primeiro livro “grande” que li e que fez com que eu passasse a noite inteira acordada lendo. Depois, foi a vez de Crepúsculo. Eu li o primeiro livro em um único dia e no dia seguinte, depois da aula, já fui comprar o segundo, que li tão rápido quanto o primeiro. Foi a série que me inseriu no gênero do romance, meu favorito hoje em dia.


Depois disso, comecei a ler com uma frequência muito maior. Meg Cabot é, talvez, minha maior referência hoje em dia. Amo o toque de comédia que ela insere nos livros, não importa o gênero. E Gillian Flynn, acho ela genial. Garota Exemplar é meu livro favorito. 


3) Como surgiu a ideia de escrever Hamartia? Como foi este processo?


Eu fui passar férias na Irlanda e logo nos primeiros dias da viagem eu visitei a Trinity College. Lá tem uma biblioteca famosa aberta para visitação e assim que eu entrei naquele lugar sabia que queria escrever uma história com aquele cenário. Amo mistérios, então foi fácil decidir que minha protagonista precisaria resolver um. 


Escrevi alguns capítulos num caderno que comprei assim que saí do passeio, mas foi só uns três anos depois, quando fui morar na Irlanda, que realmente escrevi o livro. A inspiração para Hamartia sempre esteve 100% ligada aos cenários.


4) Conta para gente um pouco sobre o livro. O que o leitor precisa saber sobre ele?


Acho que primeiro de tudo o leitor precisa saber que é um livro de romance, salpicado com mistério. Não quero que ninguém vá ler com expectativas muito distantes daquilo que Hamartia realmente é, porque isso geralmente acaba gerando frustração. 


Hamartia é um romance novo adulto, para pessoas que gostam de personagens femininas destemidas, mocinhos muito apaixonáveis e um toque de humor. O mistério é um bônus que eu espero que as pessoas amem ajudar a desvendar. 


5) Hamartia começou no seu caderno, evoluiu para ser compartilhado no Wattpad e, em seguida, foi para a plataforma de auto publicação da Amazon. Agora, está sendo publicado pela primeira vez em sua versão física. Como foi para você passar por todo esse processo? Você acha que ele foi importante para sua evolução como escritora? 


Foi muito importante, com certeza. Gosto de dizer que essa versão que vai ser publicada agora é a melhor versão do livro. Enquanto a história estava no Wattpad, eu não me preocupei muito com regras, erros ou qualquer coisa. Só queria escrever. E essa liberdade proporcionada pela plataforma fez com que eu destravasse a minha escrita, que estava parada há anos. 


Depois, levar o livro para a Amazon me ajudou a entender a importância da revisão e aprender a receber críticas, além de descobrir como usar elas em meu favor para melhorar como escritora. 



6) Foi na Amazon que Hamartia começou a ganhar mais destaque, certo? Como foi para você começar a perceber que tinham tantas pessoas lendo seu livro na plataforma?


Foi um pouco assustador, na verdade (risos). No dia da pré-venda, o livro ficou em primeiro lugar no Termômetro de Vendas da Amazon e em segundo lugar entre os livros mais vendidos de mistério. A ideia de que tantas pessoas iam ler Hamartia me apavorou um pouco e eu quase desisti de publicar, porque meu maior medo naquele momento era que os leitores novos odiassem o livro. Mas o feedback acabou sendo muito positivo e me fez perceber que a escrita poderia se tornar um novo caminho para a minha carreira. 


7) Amanda, nossa protagonista, é uma personagem intensa. Ela mergulha de cabeça em todas as situações. Você tem alguma coisa de Amanda em você? Como foi construir essa personagem?


Queria que a Amanda fosse uma personagem sem medo de muita coisa. Aquela protagonista que dá conta de fazer tudo sozinha, se for preciso. Que você quer gritar pra ela não fazer uma coisa, porque é loucura, mas claro que ela vai fazer mesmo assim. Coloquei nela muito daquilo que eu gostaria de ser, porque, na verdade, somos muito diferentes. 


Ela é extrovertida, destemida, impulsiva e eu não sou nada disso, mas sempre amei personagens assim. Acho que a única coisa que temos em comum são os nossos gostos. Ela ama os mesmos filmes que eu, as mesmas músicas e tem também a paixão pela História da Arte, que foi inspirada pela minha mãe. 


8) Já o Max é o crush literário de muita gente, né? Quais foram suas inspirações para escrever esse personagem apaixonante?


O Max foi um mistério pra mim por muito tempo. Eu não sabia direito se queria que ele fosse um bad boy incorrigível, ou um mocinho com pose de malvado, mas que na verdade é completamente rendido pela protagonista. Enquanto escrevia eu vi que não tinha jeito. A personalidade da Amanda era forte demais pra ele ser “maior” que ela. 


A dinâmica dos dois me lembra muito dos protagonistas da série A Mediadora da Meg Cabot. O Max está ali pra ajudar a Amanda e fazer parte da jornada, mas nunca pra ser o herói da história dela. Acho que por isso tanta gente acaba se apaixonando por ele. Quem não quer uma parceria dessas, né?  


9) O que os leitores podem esperar dessa nova edição do livro? O que tem de novo?


Eu diria que os leitores mais antigos podem esperar a mesma história, mas de um jeito mais polido, melhorado. O livro passou por uma nova revisão e tem capítulos extras. Além disso, acrescentamos uma cena pequena, mas que vai faz muita diferença na hora da leitura. Pra render aquele momento no meio da leitura de “meu deus, tudo faz sentido agora!”. 


10) Por fim, você tem mais projetos para o futuro? Outras histórias estão vindo por aí? 

O que não falta são ideias (risos). Eu estou sempre pensando em novas histórias e é até difícil escolher quais eu quero escrever primeiro. Num futuro mais próximo, tenho outro romance com mistério chamado Não Me Deixe Esquecer, que já está em processo de revisão, e será publicado na Amazon ainda neste semestre. Depois dele, pretendo me dedicar 100% ao segundo livro de Hamartia e uma comédia romântica, ainda sem nome. Quero deixar os mistérios de lado por um tempinho...  



Curtiu a entrevista? Comenta aqui embaixo se tiver mais alguma curiosidade sobre Hamartia! Além disso, caso queira conferir mais informações sobre o livro, clique aqui! Fizemos um post no blog contando tudo que você precisa saber sobre esse lançamento!






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts