5 livros sobre patrimônio

abril 14, 2021

Você já conferiu os novos lançamentos da Letramento? 

Reunimos numa lista para você 5 livros do nosso catálogo que são permeados por um tema em comum: o patrimônio

Separa um espaço na estante e confere só as indicações:

1) PATRIMÔNIO IMATERIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS

Inês Virgínis P. Soares/yussef D.s. Campos/raul A.o. Lanari

Este livro, tão oportunamente organizado por Inês Virgínia Prado Soares, Yussef Daibert Salomão de Campos e Raul Amaro de Oliveira Lanari, traz uma contribuição extremamente rica e significativa para a divulgação de reflexões, análises e apresentações de casos relativas a essa nova vertente das políticas de patrimônio cultural no Brasil.

Reúne artigos, em que questões recorrentes na abordagem desse tema – como a controversa dicotomia entre patrimônio cultural material e patrimônio cultural imaterial, e as várias interpretações sobre os efeitos do Registro – e outras mais recentes, são abordadas a partir de diferentes situações e pontos de vista. Leia mais.


2) PATRIMÔNIO POR ESCRITO: A POLÍTICA EDITORIAL DO SERVIÇO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL DURANTE O ESTADO NOVO

Raul Amaro De Oliveira Lanari





 









Neste livro, fruto de dissertação de mestrado defendida no PPGHIS-UFMG, o historiador Raul Amaro de Oliveira Lanari analisa a política editorial do SPHAN nos anos do Estado Novo, identifica o seu papel na construção de um imaginário nacional e as tensões envolvendo diferentes visões sobre o patrimônio defendidas por intelectuais que formavam este campo de atuação no período.

 

Com base em correspondências, relatórios, recortes de jornais, das revistas e monografias produzidas pelo SPHAN, esta obra apresenta de forma crítica o rico debate sobre a cultura brasileira, sua história e seu patrimônio durante o Estado Novo. Leia mais.


3) PATRIMÔNIO EXISTE? SENTIDOS DA VILA ITORORÓ

Vivian Barbour



 











patrimônio não existe. Com essa provocação, este livro nos leva a conhecer a história na qual a Vila Itororó foi reconhecida como patrimônio cultural. Conjunto arquitetônico do início do século XX, sua construção em etapas e seu constante estado de mutação traduzem, na materialidade, as disputas em torno dos seus significados e usos possíveis. 


A moradia sempre foi seu uso principal. A análise do processo de patrimonialização da Vila permite vislumbrar as transformações e permanências por que passou o campo da preservação cultural em São Paulo. A demanda por uma abordagem integral do patrimônio cultural, que abrace o cotidiano, a preservação social e sua intersecção com a cidade, é urgente. Afinal, o patrimônio só existe quando nos relacionamos com ele. Leia mais.

 

4) PATRIMÔNIO CULTURAL E O MOVIMENTO MODERNISTA

Liana Portilho




 










O anteprojeto de decreto-lei de Mario de Andrade faz-se realização, utópica, de temporalidade suspensa e reencontrada na Constituição de 1988. Os meninos e as meninas absorveram o patrimônio da cultura que não se transfere pelo ato artificial do consumo, mas que, pela compreensão desse Patrimônio Cultural e Movimento Modernista: a coisa literária como fonte da norma jurídica. 

 

A obra demonstra a intervenção do espírito Modernista que lançou, adiante de seu tempo, a ideia da função social do patrimônio cultural e que, ao fazê-lo, transitou por dimensões que ainda não se esgotaram no processo de explorar e de vivenciara multiplicidade de seus significados e possibilidades cognitivas.  Leia mais.


5) O PODER LEGISLATIVO NO DESENHO INSTITUCIONAL DA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO

Mila B. Leite Corrêa














A obra O Poder Legislativo no Desenho Institucional da Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil é material inédito na produção acadêmica sobre o tema. Não apenas pela originalidade quanto ao objeto de análise empírica elegido pela autora as declarações de valor cultural de bens imateriais pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas sobretudo por seu rigor intelectual e vigor na pesquisa empreendida.

 

Mila B. Leite Corrêa da Costa brinda-nos com um repositório muito rico de análises e possibilidades de leituras e pesquisas futuras, especialmente no âmbito da proteção dos bens culturais imateriais. Nesse sentido, o trabalho da autora é bússola preciosa a nos incitar o passo adiante. Leia mais.

 

E, aí? Curtiu os livros? Fica de olho nas nossas redes sociais que sempre estamos trazendo indicações por lá.


 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts